quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Dia 17 de setembro será realizado o Desafio dos transportes entre Balneário Camboriú e Camboriú

Em 2013 será realizado o segundo Desafio Intermodal entre Balneário Camboriú e Camboriú para verificar se a mobilidade nas nossas cidades melhorou ou piorou. Em 2012 o veículo vencedor foi a bicicleta, sendo seguido pelo pedestre, pelo ônibus, pela motocicleta e, em último, pelo carro.
 
A bicicleta foi a segunda mais rápida, atrás da motocicleta, mas como o Desafio compara a eficiência de cada veículo para o indivíduo, para a sociedade e para a natureza, a bicicleta saiu ganhando. Além do tempo, também são avaliadas a emissão de poluentes, o consumo energético, o gasto financeiro e a satisfação subjetiva do usuário.
 
A largada do Desafio será às 18:30 h do dia 17 de setembro, na Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e a chegada será na Prefeitura Municipal de Camboriú. As modalidades desafiantes escolhem seu próprio trajeto, devendo respeitar as leis de trânsito, simulando uma ação diária de alguém que sai, no final do dia, do seu trabalho com destino à sua casa.
 
Segundo o Presidente da ACBC, Henrique Wendhausen, “em 2013 vamos demonstrar mais uma vez que a bicicleta é uma aliada da qualidade de vida urbana”. Isto já é sabido pelos milhares de ciclistas locais, mas ainda é necessário ser demonstrado para o poder público e para os cidadãos ainda resistentes.
 
O Desafio Intermodal é realizado tradicionalmente na semana do Dia Mundial Sem Carro. Em 2013 o Desafio Intermodal tem o apoio do grupo Amigos do Pedal Camboriú.

Carga de vidros contaminados com metais pesados é apreendida pela Receita Federal na Portonave, em Navegantes

A Receita Federal, em conjunto com o Ibama e a Anvisa, apreendeu 15 contêineres que chegaram ao terminal, Portonave, em Navegantes, carregados com 353 toneladas de resíduos de vidros de tubos de raios catódicos _ feitos com tubos para televisor antigo, e contaminados com alto teor de chumbo. 

A carga veio dos Estados Unidos e a Declaração de Importação foi registrada em agosto. 

O material passou por laudo técnico, que confirmou as suspeitas. O teor de chumbo nas amostras chega a 11,47%, além de haver outros metais pesados na composição do vidro. A importação de material que contenha chumbo é proibida no Brasil.

Providências serão tomadas para que a carga seja devolvida ao país de origem.

Serviços essenciais deverão funcionar durante a greve em Blumenau

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou nesta terça-feira que os servidores públicos de Blumenau mantenham funcionando os serviços esseciais. O pedido de liminar feito pela prefeitura pedia a suspensão da greve prevista para esta quarta-feira.
No despacho, o desembargador Pedro Manoel Abreu afirma que os servidores têm direito à greve, mas determina que o Sindicato Único dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) não impeça o acesso aos órgão municipais. Conforme o TJ, os funcionários que decidirem permanecer trabalhando também não podem ser constrangidos. Se a decisão for descumprida, está prevista multa de R$ 50 mil por dia.
Uma assembleia marcada para esta quarta-feira, à 8h, em frente à prefeitura, vai decidir os rumos da greve já aprovada na quinta-feira da semana passada. Os trabalhadores pedem a previsão de ações para reposição das perdas salariais no Plano Plurianual (PPA), que prevê os investimento do município de 2014 a 2017. O documento precisa ir à votação na Câmara até dia 14.