terça-feira, 26 de março de 2013

VEREADORES DE ITAJAÍ ENTREGAM REIVINDICAÇÕES AO GOVERNADOR RAIMUNDO COLOMBO

Vereadores participaram nesta segunda-feira, 25, de uma série de eventos com o governador do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo em sua passagem por Itajaí. 

Durante a tarde, foi realizada a assinatura de um termo de compromisso entre o governador, o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, e a diretora do Hospital Marieta, Irmã Sandra Zanotto, que vai garantir repasse de R$ 48,9 milhões para ampliação e construção do Complexo Madre Tereza. Colombo também garantiu o repasse de R$ 2 milhões para ajudar na conclusão das obras do Centro Integrado de Saúde (CIS) que está sendo construído pela Prefeitura de Itajaí. Os recursos compõem o programa Pacto pela Saúde, do governo estadual.

Para o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Gern (PP) a liberação destes recursos é uma demonstração de que o Governo do Estado está com os olhos voltados para Itajaí e que é parceiro da cidade nas demandas na área da saúde.
 
Na mesma oportunidade o vereador Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico (PP) entregou ao governador um requerimento de sua autoria para que seja instalada em Itajaí uma unidade fixa do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). 
Durante a noite os vereadores participaram palestra de Gestão de Estado e Prestação de Contas, realizada por Colombo no auditório do Centreventos Itajaí. Na oportunidade o presidente da Câmara Osvaldo Gern representou a Casa na assinatura e entrega do documento “Carta de Itajaí”, na qual a sociedade civil organizada, autoridades e entidades de classe apresentaram suas reivindicações para o desenvolvimento do município. 
A “Carta de Itajaí”, lista, ao todo, 15 itens apontados como prioridade para a cidade:
1 – Investimentos do Governo do Estado para a nova bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí;
2 – Apoio do Governo do Estado para viabilizar a continuidade do atendimento regular do Hospital Infantil Pequeno Anjo;
3 – Contemplação da região de Itajaí com melhores dotações orçamentárias do Governo Estadual para o desenvolvimento de uma política de segurança mais eficaz;
4 – Desativação do Presídio de Itajaí, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças e utilização do prédio para ações sociais;
5 – Construção imediata de três escolas de Ensino Médio prometidas para o município, que já efetivou a doação dos terrenos para o Estado;
6 – Maior conhecimento da política estadual de educação para os cursos técnicos profissionalizantes, projetos e dotações disponíveis;
7 – Apoio do Estado para a construção do Terminal Público Pesqueiro;
8 – Apoio do Governo do Estado em relação ao PIS/Confis para indústrias de processamento de pescados;
9 – Pagamento das verbas atrasadas aos advogados inscritos na Defensoria Dativa do Estado de Santa Catarina;
10 – Novo convênio para prestação de assessoria judiciária aos necessitados;
11 – Estudo para possibilidade de instalação de uma unidade do Hemosc em Itajaí;
12 – Apoio para garantir melhorias e ampliação do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes;
13 – Interferência do Estado para agilizar a construção do Complexo Madre Tereza, anexo ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen;
14 – Agilização dos procedimentos para a urgente duplicação das rodovias Antônio Heil e Jorge Lacerda;
15 – Apoio do Governo do Estado para acelerar a construção das marginais da BR 101 na região de Itajaí e também para a conclusão da Via Expressa que liga a BR 101 ao Porto de Itajaí.

Ressurreição versus aborto


Paiva Netto


Domingo de Páscoa. O ponto culminante da Semana Santa vem aí. É um dia especial de confraternização entre as famílias. Muito além dos festejos, a data comemora o maior dos milagres, a Ressurreição de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista.
Firmado nesse marco histórico e na esperança de vida em abundância que ele acendeu nas Almas, invoco aos seres humanos misericórdia pelos inocentes no útero materno, direito adquirido no instante da concepção e, espiritualmente, antes mesmo dela.
Nem é preciso buscar argumentos religiosos para essa defesa. Basta o testemunho da biomédica dra. Lílian Piñero Eça, Ph.D. em biologia molecular pela Universidade Federal de São Paulo (USP), presidente do Instituto de Pesquisa de Células-Tronco e diretora científica do Centro de Atualização em Saúde. Ela afirma com conhecimento de causa que “o início da vida humana é o encontro do espermatozoide e do óvulo. Ali se formam as células-tronco embrionárias, que darão origem ao ser humano; são intocáveis. Lá temos todas as proteínas e a sinalização para o futuro cérebro, as perninhas, os bracinhos”. (...)
Realmente, o próprio avanço científico apresenta-nos a consciência de que o aborto é impraticável do ponto de vista ético e, acima de tudo, humano.
Faço votos de que o divino significado de Jesus ressurreto renove e ilumine o respeito que devemos à vida em todos os seus estágios.

SOS CALAMIDADES
O sofrimento das criaturas nos comove muito. Sempre queremos realizar algo para, pelo menos, diminuir os fardos que elas carregam. Agora mesmo, nas cidades de Petrópolis e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, mobilizamos esforços, com a campanha “LBV — SOS Calamidades”, no socorro da população afetada por fortes chuvas. A iniciativa tem como parceiros a Super Rádio Brasil (940 AM); o Mega Box Atacadista; o Grupo Ancar; o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam); a Polícia Militar, por meio da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP Fazendinha); e o Portal do Vale Tudo.
A LBV em Petrópolis e na capital carioca são postos de arrecadação. Dentre os itens mais solicitados estão: água potável, alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e limpeza, fraldas geriátricas e infantis. Para outras informações, acesse www.boavontade.com.
Faça parte desse time de solidariedade. Desde que foi criada, em 1º de janeiro de 1950, pelo saudoso radialista Alziro Zarur (1914-1979), a LBV vem demonstrando que é possível, pelo Ecumenismo dos Corações, trabalharmos por um Brasil melhor e por uma Humanidade mais feliz.

ARIEL PALACIOS
“Os Argentinos”, livro de autoria do jornalista Ariel Palacios, foi lançado no Rio de Janeiro na última quinta-feira (21/3). O autor é correspondente da GloboNews e do jornal “O Estado de S. Paulo” em Buenos Aires, onde atua desde 1995.
Deixo aqui meu agradecimento a ele pela fraterna dedicatória que recebi em um exemplar da sua obra: “Ao querido Paiva Netto, figura essencial da sociedade brasileira. Com admiração e afeto, abraços, Ariel. 21/03/13 – Rio”.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Categorias de base do Marcílio Dias em campo nesta quinta-feira em Itajaí

A equipes juvenil e júnior do Marcílio Dias entram em campo na tarde desta próxima quinta-feira, 28/03, pela quarta rodada do Campeonato Catarinense da Divisão Especial. O Brusque é o adversário de ambas equipes, no campo do Natalense, em Itajaí. O jogo estava marcado a princípio para esta terça-feira, mas foi adiado devido às chuvas que caíram nos últimos dias na região. 

Às 13h30 os juvenis entram em campo em busca da recuperação, já que foram derrotados na última rodada, fora de casa, pelo Tubarão. Já os juniores jogam a partir das 15h30 para manter os 100% de aproveitamento e a liderança da competição. 

Secretaria de Saúde combate o caramujo africano em Navegantes

Introduzido no Brasil no final da década de 80, importado de maneira ilegal da África como um substituto mais rentável do escargot, o caramujo africano vem causando cada vez mais problemas para a população. Em Navegantes, a Secretaria de Saúde busca medidas para combater e evitar proliferação do molusco.

De acordo com o secretário de Saúde, Samuel Paganelli, o combate ao molusco deve acontecer em parceria com a população. Ele explica que os caramujos, em geral, gostam de locais úmidos e sombreados. Por isso, ao iniciar a busca no quintal, é preciso verificar bem os cantos dos muros, as paredes onde não bate muita luz e os lugares em que possa haver acúmulo de galhos, restos de poda, tijolos, madeiras, etc.

A diretora de Vigilância em Saúde, enfermeira Mitie Aoki Lopes, fala que a Vigilância com seus agentes de Endemias realiza uma vistoria quando solicitado, e verifica a necessidade de se fazer a aplicação do veneno em tempo oportuno, pois não pode ser quando está chovendo.  Ela explica ainda que após a colocação do veneno, o caramujo seca e o proprietário do terreno deve recolher a carcaça com uso de luvas ou saco plástico, para a proteção das mãos. Em seguida, deve quebrar o caracol e jogar no lixo ou enterrar para evitar que se torne reservatório de água para o desenvolvimento de mosquito, principalmente o da Dengue.

“Se o terreno da sua casa foi invadido pelo molusco, basta entrar em contato através do telefone 3342 9800, ou se dirigir até o setor e solicitar o atendimento, que os técnicos farão a visita para aplicar o veneno. Caso a situação seja em um terreno baldio, comunique a Vigilância que os funcionários irão até o local verificar a situação e tomar as medidas necessárias”, finaliza a enfermeira.

Governador sanciona lei que reajusta salários mínimos em Santa Catarina

O governador Raimundo Colombo sancionou nesta segunda-feira a lei complementar que reajusta o salário mínimo regional em Santa Catarina. A lei 593 será publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2013. A alteração traz incremento nas quatro faixas salariais, variando entre 9,28% e 9,37%.

O número de trabalhadores beneficiados pelos reajustes é motivo de divergência. O Conselho das Federações Empresariais indica que cerca de 50 mil trabalhadores estão inseridos no piso. O Dieese apresenta um número 10 vezes maior e aponta 500 mil pessoas. O piso é pago a empregados que não têm salário definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo.
Confira todos os reajustes e as categorias contempladas:

— Primeira faixa, que passa de R$ 700 para R$ 765:

- agricultura e pecuária;

- indústrias extrativas e beneficiamento;

- empresas de pesca e aquicultura;

- empregados domésticos;

- indústrias da construção civil;

- indústrias de instrumentos musicais e brinquedos;

- estabelecimentos hípicos;

- empregados motociclistas, motoboys e do transporte em geral, exceto os motoristas.

— Segunda faixa, que passa de R$ 725 para R$ 793

- indústrias do vestuário e calçado;

- indústrias de fiação e tecelagem;

- indústrias de artefatos de couro;

- indústrias do papel, papelão e cortiça;

- empresas distribuidoras e vendedoras de jornais e revistas e empregados em bancas, vendedores ambulantes de jornais e revistas;

- empregados da administração das empresas proprietárias de jornais e revistas;

- empregados em estabelecimentos de serviços de saúde;

- empregados em empresas de comunicações e telemarketing;

- indústrias do mobiliário.

— Terceira faixa, que passa de R$ 764 para R$ 835:

- indústrias químicas e farmacêuticas;
- indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico;

- indústrias cinematográficas;

- indústrias da alimentação;

- empregados no comércio em geral;

- empregados de agentes autônomos do comércio.

— Quarta faixa, que passa de R$ 800 para R$ 875:

- indústrias gráficas;

- indústrias de vidros, cristais, espelhos, cerâmica de louça e porcelana;

- indústrias de artefatos de borracha;

- empresas de seguros privados e capitalização e de agentes autônomos de seguros privados e de crédito;

- edifícios e condomínios residenciais, comerciais e similares, em turismo e hospitalidade;

- indústrias de joalheria e lapidação de pedras preciosas;

- auxiliares em administração escolar (empregados de estabelecimentos de ensino);

- empregados em estabelecimento de cultura;

- empregados em processamento de dados;

- empregados motoristas do transporte em geral.

Conselho Técnico altera disputa da Divisão Especial

A Federação Catarinense de Futebol realizou na tarde desta segunda-feira o Conselho Técnico do Campeonato Catarinense da Divisão Especial, para alterar a tabela e o regulamento da competição, visando abrir datas para o Clube Náutico Marcílio Dias disputar, paralelamente, o Campeonato Brasileiro da Série D. 

Para diminuir o número de datas da competição, foram eliminadas as etapas de semi-finais e finais de cada um dos dois turnos. Desta forma, as equipes que fizerem mais pontos em turno e returno serão automaticamente as campeãs de cada etapa. No final, as equipes campeãs se juntam aos dois clubes de maior número de pontos no quadrangular final, para definir os dois clubes que sobem à Divisão Principal 2014. 

As campeãs de turno e returno ganham um ponto extra no quadrangular final. Caso seja a mesma equipe, terá dois pontos de bonificação e três clubes estarão classificadas pelo índice técnico. De acordo com a FCF, a nova tabela da Divisão Especial 2013 será publicada ainda esta semana. 

O Campeonato começa no dia 26 de maio e seu término dependerá do desempenho do Marinheiro da Série D do Brasileirão.