terça-feira, 13 de outubro de 2009

Parabéns, Rio! Parabéns, Brasil!


Paiva Netto

Na votação dos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), por 66 votos contra 32, o Rio de Janeiro superou Madri, conquistando assim o direito de sediar em 2016 os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Cidades importantes como Chicago e Tóquio também estavam na disputa. Feito inédito para o Brasil e consequentemente para a América do Sul vem realçar a posição de destaque no cenário mundial que o nosso país tem galgado nos últimos tempos. Um detalhe valoriza ainda mais a vitória brasileira: a Europa possui 45 votos no COI.
Que saibamos nos valer dessas significativas conquistas. Iremos igualmente realizar em nosso território a Copa do Mundo de Futebol em 2014, sempre sob a proteção de Deus, de modo que não faltem os recursos materiais e espirituais para fortalecer este generoso povo que sofre, mas que sabe lutar pela felicidade e não perde a esperança de atingir uma condição melhor de vida.

O FUTURO VEM CHEGANDO
Eu era menino e já ouvia aquele bem-intencionado título de Stefan Zweig (1881-1942): “Brasil, país do futuro”. Hoje, próximo dos meus 70 anos, com satisfação observo que a nossa gente começa a experimentar, nos mais diversos segmentos, o sabor da glória e do reconhecimento além-fronteiras. Na Legião da Boa Vontade, desde que foi criada, em 1950, nunca deixamos de acreditar em nossa pátria. Os dias da LBV são pautados pelo lema do fundador da Obra, Alziro Zarur (1914-1979): “Por um Brasil melhor e por uma Humanidade mais feliz”.

A VITÓRIA DO CORAÇÃO
Após o anúncio da escolha da agora olímpica Cidade Maravilhosa, comemorado efusivamente por nossos representantes na Dinamarca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “a cidade foi eleita porque apresentou o coração, a alma e a paixão, enquanto os outros países apresentaram propostas”. Em meio à emoção que tomou conta de todos, prosseguiu: “(...) quem estava aqui para votar viu que a gente era o único país que queria de verdade. (...) As pessoas veem isso nos olhos da gente. Essa foi a diferença. (...) O Brasil ganhou definitivamente sua cidadania internacional. Ninguém agora tem mais dúvida da grandeza de nossa economia. (...) A alma generosa do brasileiro vai fazer a mais extraordinária Olimpíada que o mundo já viu”.
Sempre defendemos na LBV que o racional tem de ser iluminado pelo sentimento. É característica do Brasil.
À comitiva que esteve com o presidente Lula em Copenhague e aos 190 milhões de brasileiros, a nossa homenagem. Estamos todos de parabéns.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Assaltante é morto ao tentar roubar posto de combustível em Joinville

Uma tentativa de assalto terminou com uma pessoa morta e outra ferida na madrugada desta terça-feira, em Joinville. Dois homens de motocicleta foram até o posto de combustível do quilômetro 37 da BR-101, no Distrito Industrial. O carona desceu e anunciou o assalto. Ele ainda rendeu o vigilante e conseguiu pegar o revólver calibre 38 do homem. Como o carona já estava armado, ficou com dois revólveres na mão. Ele entrou no posto e pediu o dinheiro do caixa. Neste momento, um frentista teria pulado sobre o assaltante para tentar rendê-lo. O vigilante também reagiu e houve luta corporal. O piloto da motocicleta, Bruno Pereira Marcos, 24 anos, dava cobertura e fugiu. Na confusão, tiros foram disparados. O assaltante, que ainda não foi identificado, morreu na hora, com um tiro na coxa e outro no peito. O frentista Salatieu Cadena, 20, foi atingido com um tiro no peito. O disparo não acertou os órgãos do frentista, que já foi liberado do hospital e passa bem. O outro assaltante, Bruno Pereira, foi preso horas depois, no bairro Costa e Silva. Ele já está no Presídio Regional de Joinville.