quinta-feira, 14 de março de 2013

Liderança nova


Paiva Netto

Há dez anos, ao acompanhar pela Super Rede Boa Vontade de Rádio, a partir da AM 1210 kHz, o programa “Bolo com Pudim” (apresentado por crianças da Legião da Boa Vontade e dirigido ao universo infantil), senti-me motivado a entrar ao vivo na programação e propor aos meninos e meninas da LBV um desafio: a criação de um fórum para que essa novíssima geração pudesse discutir e apontar soluções para os principais problemas que preocupam os pequeninos. É velha a minha assertiva de que quem pensa que criança é boba é que é bobo.
Compartilho aqui alguns trechos desse meu improviso naquele memorável 22/2/2003:
Quero fazer-lhes uma proposta. É algo que considero importante. O que vemos hoje em toda parte? Uma tremenda ganância, e vocês são a primeira vítima. É aquilo que afirmei em 2/3/1996, ao inaugurar no Rio de Janeiro o Centro Educacional, Cultural e Comunitário da LBV, e que foi destacado pela revista IstoÉ: A criança geralmente apenas devolve aquilo que a sociedade lhe proporciona. Se a sociedade lhe oferecer lixo, em geral ela vai devolver-lhe lixo, mas, se der Amor — que significa Fraternidade, Solidariedade, Compaixão —, vai ser mais bonita de Espírito e de rosto. Portanto, a minha preocupação, como disse numa palestra em Brasília/DF, no lançamento da Operação Jesus, em 25/3/1995, é a de abrir caminhos para uma liderança nova. As Instituições da Boa Vontade têm de se apresentar ao mundo com a sua face decisiva de realizações. Jesus espera isso de cada um de nós. Ele revelou: “Vós sois deuses. Eu voltarei ao Pai, vós ficareis aqui na Terra, portanto, podereis fazer muito mais do que Eu” (Evangelho segundo João, 10:34 e 14:12). Milagre não é só salvar a pessoa que sofre de uma doença incurável no corpo. Principalmente, é fazer sarar os Espíritos, mostrar a eles a iluminação que possuem. Vocês têm merecimento diante do Pai Celestial, ó novíssima geração!
É necessário estabelecer uma ambiência em que as pessoas, de forma decidida mas educada, digam o que pensam; com o que querem contribuir a fim de transformar o mundo para melhor. E vocês, crianças, têm esse carisma: de fazer com que todos se sintam à vontade. Quero uma agenda de vocês.
Convidaremos psicólogos, educadores, profissionais compromissados com a educação e que têm algo a acrescentar ao desenvolvimento saudável das crianças. O pensamento delas é uma reflexão que nos dá perspectiva de um mundo melhor. Vocês possuem força diante de Deus. Vão ter a oportunidade de manifestar-se (...), porque precisam aprender a se defender (com Amor e inteligência, alicerçados na Espiritualidade Ecumênica).
Vamos fazer um grande fórum? Naquele momento todas as crianças responderam com vigor: Vamos!
Daí surgiu, no mesmo ano, o Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV.
“Brincar e agir com Boa Vontade” é o tema de sua 10ª edição, cujo encerramento ocorrerá no dia 16/3 (sábado), em diversas cidades do Brasil e do exterior, nas escolas e centros comunitários da LBV e nas Igrejas Ecumênicas da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.
Para outras informações, acesse o site soldadinhosdedeus.boavontade.com.

QUADRA POLIESPORTIVA JORNALISTA LUIZ MENDES
Na próxima semana, falarei sobre a inauguração da Quadra Poliesportiva Jornalista Luiz Mendes, na quinta-feira, 7/3, no Centro Educacional da LBV, em Del Castilho, no Rio de Janeiro/RJ.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Novo BEC é apresentado oficialmente

O futebol blumenauense conheceu o projeto de mais um time profissional de futebol. Em uma breve cerimônia, tricolores apaixonados e parceiros apresentaram oficialmente nesta quarta-feira o novo Blumenau Esporte Clube (BEC).
Na cerimônia, foram apresentados os membros da diretoria, além de plano de associados, site oficial (www.blumenauesporteclube.com) e camisas que o time usará.
A princípio, o clube disputará a Divisão de Acesso do Estadual, a Terceirona catarinense, prevista para o segundo semestre, mas ainda sem data para iniciar. O grupo deve ser comandado por Giovani Nunes, atualmente superintendente do Atlético de Ibirama, que estava presente.
O elenco deve ser montado ao final do Campeonato Catarinense. O time mandará os jogos no Estádio do Sesi e treinará, a princípio, nos clubes amadores Canto do Rio, no Distrito do Garcia, e Grêmio Itoupavazinha.
O novo time usa o mesmo nome e escudo do clube de 94 anos, que sofre processo de insolvência. O gestor da massa falida envolvendo o BEC original, André Jenichen, considera o uso ilegal e disse que vai tomar as medidas legais cabíveis.

Governo federal libera documento necessário para licitação de três barragens no Vale do Itajaí

O documento necessário para iniciar a construção de três barragens para conter as cheias no Vale do Itajaí vai sair nesta sexta-feira (15). A garantia é do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que se reuniu nesta quarta (13), com o governador Raimundo Colombo. 

Bezerra prometeu liberar o Termo de Referência, documento necessário para o lançamento do edital de licitação para a construção de três barragens de pequeno porte nos rios que nascem acima de Rio do Sul e se juntam para formar o rio Itajaí-Açu, nesta sexta-feira (15). 

No mesmo encontro, ficou garantido para o mês de abril o lançamento da licitação para as obras de sobrelevação do barramento e do vertedouro da Barragem Oeste (Taió) e do vertedouro da barragem Sul (Ituporanga). 

“Estamos vencendo etapas. Firmamos uma parceria muito grande com o Ministério da Integração Nacional, que está se transformando em ações concretas na contenção de cheias do Vale do Itajaí”, salientou o governador.

As obras serão licitadas pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), mais ágil, por estarem incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Prevenção). 

“Os projetos precisam caminhar, pois são obras prioritárias para Santa Catarina e não podemos perder mais tempo. Somente as duas sobrelevações aumentarão em 30% a capacidade de armazenamento de água, dando mais proteção para a população”, explicou o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobbus. Ele solicitou ainda aditivo para finalizar os 500 metros pendentes da contenção da faixa de areia do Balneário Piçarras.

Conforme o ministro, não existirão problemas no rápido cumprimento de todas as etapas. “O PAC Prevenção foi criado justamente para facilitar o andamento de todas as obras”, expressou Bezerra, aceitando convite de Colombo para estar em Santa Catarina no mês de maio para entrega de kits de Defesa Civil a todos os municípios. Na ocasião também serão lançadas as ordens de serviço da sobrelevação das Barragens de Taió e de Ituporanga.

Outro assunto incluído na pauta foi a análise do projeto de desassoreamento e alargamento da calha do Rio Cachoeira, em Joinville. Participaram da reunião o secretário-executivo de Articulação Nacional, João Matos, e o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana; e o senador Luiz Henrique da Silveira.