terça-feira, 5 de março de 2013

Suspeito de ordenar ataques no Vale do Itajaí é preso pela Polícia Civil no Paraná

A Polícia Civil de Blumenau, através da Divisão de Investigações Criminais (DIC) e da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE), prendeu na noite desta segunda-feira, em Ouro Verde, no Paraná, David Machado de Souza, 31 anos, suspeito de integrar uma facção criminosa e de recrutar pessoas para executarem ataques na região do Vale do Itajaí.

De acordo com o delegado titular da DRE de Blumenau, Ronnie Esteves, David usava da influência que tinha dentro da facção e também no comércio de drogas da região para angariar novos integrantes e recrutar pessoas para os ataques a órgãos públicos ou veículos do transporte coletivo no Vale.

O suspeito está preso no Paraná e ainda não há data para ser transferido para Santa Catarina.

APM Terminals Itajaí recebe primeiro navio do serviço Sanwaf

A APM Terminals Itajaí, empresa arrendatária de dois berços e responsável pela movimentação de contêineres no Porto de Itajaí, receberá nesta quarta-feira (6) o RHL Aqua, primeiro navio do serviço Sanwaf. Com escalas semanais em Itajaí, o serviço operado pelos armadores Cma-cgm/Delmas e Nile Dutch escala os principais portos brasileiros e dois portos na África (Luanda e Pointe Noire), região de grande crescimento econômico e carente de bens de consumo como frango, fubá, milho e linha branca.

Segundo o superintendente da APM Terminals Itajaí, Ricardo Arten, grande parcela dos embarques no novo serviço será de carne congelada, produto que deve gerar um incremento importante na economia de toda a cadeia logística da região. “O novo serviço no terminal fortalece ainda mais nosso foco estratégico no cliente e no desenvolvimento econômico de Itajaí e região”, observa Arten.

LBV participa de encontro mundial sobre a valorização da mulher

A partir desta segunda-feira, 4/3, a Organização das Nações Unidas (ONU) promove a 57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), em Nova York, Estados Unidos. Os debates prosseguem até 15 de março, e a Legião da Boa Vontade (LBV) estará mais uma vez presente ao tradicional evento, levando sua contribuição. Neste ano, o tema central do encontro é “A eliminação e prevenção de todas as formas de violência contra mulheres e meninas”.


Criada em 1946 pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc/ONU), a CSW reúne anualmente representantes dos países membros para avaliar os progressos, identificar desafios, estabelecer metas globais e formular políticas concretas para a valorização da mulher. Em 2013, as principais medidas emergenciais, em nível global, a serem intensificadas são oferecer com urgência às vítimas de violência acesso aos serviços de apoio; ampliar a prevenção primária e, principalmente, combater a impunidade dos agressores; e garantir o acesso à justiça e a reparos efetivos. Outro assunto em pauta é a análise da divisão igualitária de responsabilidades entre mulheres e homens, incluindo o cuidado no contexto do HIV/aids, como tema de revisão.

Segundo a ONU, 7 em cada 10 mulheres no mundo já sofreram violência física e/ou sexual, pelo menos, uma vez na vida. Na avaliação das Nações Unidas, a raiz desse problema está na persistência da mentalidade de discriminação contra a mulher e na histórica desigualdade de gênero.


LBV nas Nações Unidas

A Legião da Boa Vontade participa ativamente de eventos organizados pela ONU sobre o tema do empoderamento da mulher desde 1995, quando apresentou suas recomendações na IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim, na China. Um ano antes, a Instituição se associara ao Departamento de Informação Pública da ONU (DPI). No Ecosoc, a Instituição possui status consultivo geral desde 1999.

Na reunião deste ano, a LBV apresentará a autoridades e delegações internacionais as ações socioeducacionais da Legião da Boa Vontade que promovem a igualdade de gênero e o artigo “Combate à violência contra mulheres e meninas”, do diretor-presidente da Instituição José de Paiva Netto, publicado na revista BOA VONTADE Mulher, edição comemorativa do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Outras informações a respeito da participação da Legião da Boa Vontade na 57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher e/ou do trabalho realizado pela Instituição podem ser obtidas pelo tel. (11) 3225-4500 ou no site www.lbv.org. A LBV também está no Twitter (@lbvbrasil) e no Facebook (lbvbrasil).

Disputa pelo tráfico de drogas pode ter motivado assassinato em Camboriú

A Polícia Civil divulgou nessa segunda-feira (4), a prisão de Josemar Basílio de Souza, suspeito de ter matado no último dia 10 de fevereiro, Agner Luiz de Oliveira, 20 anos. A vítima seria integrante de uma facção criminosa.

A prisão do principal suspeito do crime se deu em decorrência de cumprimento de mandado de prisão preventiva. Segundo apontaram as investigações, o crime teria sido motivado pela disputa de pontos de tráfico de drogas.

O CRIME - O assassinato ocorreu no dia 10 de fevereiro por volta das 20h30. Agner estava na casa da namorada, localizada na Rua Monte Macalú, quando foi chamado pelo nome. Segundo testemunhas, os dois aparentemente conversaram normalmente por cerca de 10 minutos, mas logo depois foram ouvidos três disparos de arma de fogo.

Ainda de acordo com as investigações, além da briga pelo controle do tráfico de drogas no Bairro Conde Vila Verde, existiu a tentativa de avançar uma facção criminosa que atua do interior do Sistema Prisional Catarinense, na busca pelo controle daquela comunidade. Na delegacia, o preso confessou o crime.

Polícia Civil investiga arrombamento no Banco do Brasil em Blumenau

A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) de Blumenau estiveram no local durante toda a segunda-feira para recolher indícios da ação dos criminosos. Segundo o delegado responsável pelo caso, João da Cunha Neto, o montante furtado foi expressivo. Imagens do circuito interno do banco e das câmeras da Rua XV de Novembro também serão analisadas pelos investigadores. A Polícia Civil instaurou um inquérito e vai averiguar o caso.

O cofre da agência do Banco do Brasil, localizada na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, foi arrombado, segundo a Polícia, no fim de semana. O caso foi comunicado à Polícia Civil na segunda-feira de manhã. Segundo o delegado regional Rodrigo Marchetti, um disco de corte, ferramenta de uso industrial, teria sido usado para violar o cofre.