sábado, 3 de dezembro de 2016

Aviões da FAB com corpos de atletas decolam de Manaus para Chapecó

Os cinquenta corpos de vítimas do voo que levava a delegação da Chapecoense e jornalistas para Medellín, na Colômbia, deixaram Manaus por volta das 4h (horário Brasília) deste sábado (3). Três aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) saíram após escala na Base Área da capital amazonense. Em Chapecó, os corpos vão ser velados neste sábado, na Arena Condá.
Os aviões saíram da Colômbia entre 19h20 e 20h05 (horário de Brasília). No retorno ao Brasil, as aeronaves fizeram escala em Manaus para realização de um procedimento obrigatório, chamado de desembaraço alfandegário.
Os aviões chegaram entre 23h20 e meia-noite, no horário de Brasília. Na Base Aérea, centenas de pessoas acompanharam a chegada dos atletas com gritos de "Vamos, Chape" em homenagem às vítimas.
O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, recebeu flores e condolências de jornalistas do Amazonas. Ele agradeceu pela solidariedade dos presentes.
"É um sentimento muito grande, eu sinceramente não sei, não existe um modelo para tratar isso. Vamos deixar o coração aguentar. Mas nós estamos preparados para esse momento, pelo carinho que vocês viram aqui, pelo carinho que nós vimos lá em Medellin, pelo carinho que nós vamos ver lá em Chapecó. São atos espontâneos de carinho e solidariedade. Aqueles que não acreditam nisso, podem acreditar", disse Buligon.
Os corpos devem chegar a Chapecó, em Santa Catarina, por volta das 10h - seis horas após a saída da capital amazonense. Em Chapecó será realizado o velório coletivo de parte das vítimas do voo Lamia 2933.
A cidade de Chapecó se prepara para um grande velório em seu estádio, a Arena Condá, previsto para sábado. O local tem capacidade para 19 mil espectadores. O clube vai instalar telões nas proximidades do estádio, porque as autoridades calculam a presença de quase 100 mil pessoas na cerimônia.

Homem morre em acidente na BR-470

Um homem de 66 anos morreu em um acidente no Km 112 da BR-470, em Apiúna, por volta das 16h desta sexta-feira. Segundo informações dos bombeiros voluntários de Ibirama, que atenderam a ocorrência, um automóvel Peugeot 207, com placas de Balneário Camboriú, seguia em direção a Ibirama quando colidiu com um caminhão de Ascurra, que estaria seguindo em direção contrária. Um automóvel Gol, também de Balneário Camboriú, foi atingido pelo caminhão, que tombou no local da colisão.
O condutor do Peugeot, Luiz Alberto Nunes, morreu ainda no local do acidente. O neto dele, uma criança de nove anos, foi socorrido e encaminhado em estado grave ao Hospital Dr. Waldomiro Colautti, em Ibirama. O condutor do caminhão não sofreu ferimentos. Dois ocupantes do Gol chegaram a ser encaminhados ao hospital para avaliação médica, mas segundo os bombeiros tiveram apenas ferimentos leves.