domingo, 7 de abril de 2013

Avaí de virada vence o Figueirense

Uma partida de forte marcação foi o reflexo do clássico, na Ressacada. Até então no quinto lugar, o Avaí precisava da vitória pra continuar vivo na briga por uma vaga nas semifinais. Para o Figueirense, um empate não seria um mal resultado. 

No entanto, o Leão da Ilha levou a melhor, de virada. Com um gol de pênalti, Marcelo Toscano abriu o placar para o Figueira. Mas, Rodriguinho e Eduardo Costa, nos acréscimos, viraram a partida para o Avaí.

Com o resultado, o Avaí chegou a 13 pontos no returno e está na vice-liderança. Por outro lado, o Figueirense caiu para a terceira posição, com apenas 12 pontos.

Na próxima rodada, o Avaí viaja até Blumenau para enfrentar o Metropolitano, domingo, 16h, no Sesi. Já o Figueirense recebe o Criciúma, domingo, 16h, no Orlando Scarpelli.

Atlético de Ibirama e Metropolitano não saem do zero

A briga entre Atlético de Ibirama e Metropolitano seguirá nas mesmas condições nas últimas duas rodadas do returno do Catarinense. O empate sem gols neste domingo no Estádio da Baixada, em Ibirama, manteve a diferença entre as equipes em três pontos na classificação geral: o Metrô soma 24, contra 21 do time do Alto Vale.

O Metropolitano começou o jogo pressionando. E logo antes de o relógio completar a primeira volta, Rafinha criou a primeira oportunidade, arriscando de longe. O tiro não foi forte e o goleiro Paulo Sérgio segurou firme. Não demorou para o Atlético responder. Aos poucos, os donos da casa foram se soltando e passaram a dominar o jogo. Apostando nas bolas alçadas na área, em especial nas cobranças de falta e escanteio, o time grená assustou a defesa verde.

Fechado na defesa, além das cobranças de falta, o Metrô restringia as saídas ao setor ofensivo com rápidos contra-ataques, puxados por Edmar e Rafael Costa. O Atlético, por sua vez, procurava tocar a bola, buscando espaços na marcação adversária. O domínio do Atlético, porém, não foi traduzido em gols. Por vezes, o time grená esbarrou na defesa adversária. Em outras, errou o alvo. Em resposta, já nos minutos finais da primeira etapa, após boa trama do ataque verde, Juliano Mineiro invadiu a área e chutou cruzado, rasteiro, mas o goleiro Paulo Sérgio fez grande defesa e espalmou para a linha do fundo.

Na volta do intervalo, os dois times voltaram muito nervosos. Em poucos minutos, o árbitro Célio Amorim distribuiu quatro cartões amarelos, na tentativa de coibir a violência. Com a bola rolando, os dois times decidiram se expor mais. Abel Ribeiro optou por colocar mais um atacante (Neto Potiguar) no time, enquanto Mauro Ovelha sacou um dos três volantes (Bruno) e colocou mais um meia de armação (Diniz).

Na tentativa de pressionar o adversário, o Atlético optou por apostar nas bolas altas alçadas na área. O Metrô, por sua vez, tentava segurar a artilharia aérea grená. E, novamente, apostava na velocidade dos homens de ataque para tentar surpreender. As táticas não deram certo e os times ficaram no empate sem gols.

Na próxima rodada, o time de Ibirama vai ao Litoral enfrentar o Camboriú, no Estádio Roberto Santos Garcia. O Verdão recebe o Avaí, no Estádio do Sesi.

Criciúma bate o Joinville e se afirma na briga pelo título do returno

O Criciúma derrubou um tabu de seis anos sem vencer o Joinville pelo Campeonato Catarinense no Heriberto Hülse na tarde deste domingo. Com apoio da torcida que compareceu bem ao Estádio, o Tigre contou com uma bela atuação de Lins e de Fabinho para construir a goleada de 3 a 0 sobre o JEC. O domínio foi total dos donos da casa que conseguiram impor a força ofensiva e jogar bem na defesa quando tinha vantagem no placar. Essa também foi a milésima vitória da história do Criciúma que se encerrou aos gritos de olé da torcida.

O resultado colocou o Tigre entre os líderes da classificação do returno e deixa time forte para brigar por uma vaga nas semifinais do Campeonato Catarinense 2013. O Joinville volta de Criciúma com um resultado amargo que praticamente elimina o time de uma disputa por título.
Os gols do Criciúma foram marcados por Marcel, Lins e Ewerton Páscoa. 

Camboriú é o primeiro rebaixado do Campeonato Catarinense 2013

O Camboriú foi rebaixado antecipadamente no Campeonato Catarinense após a derrota desta tarde para a Chapecoense, por 2 a 1, no estádio Josué Annoni, em Xanxerê.  O time visitante, que sabia da necessidade da vitória, até fez um bom primeiro tempo e chegou a estar vencendo.

Anderson colocou o Camboriú em vantagem aos 39 minutos, num chute cruzado. 

No segundo tempo, em 12 minutos, a Chapecoense fez dois gols, com Dudu Figueiredo e Paulinho Dias, e teve um pênalti desperdiçado por Bruno Rangel. Depois não teve forças para buscar o resultado. 

— Estou triste, muito abalado pois o Camboriú me deu oportunidade e infelizmente caímos- disse o goleiro Tiago Xitão. 

— Nós lutamos mas não conseguimos, um tinha que cair — completou o zagueiro Roberto Cunha.

Tanto o preparador físico Cláudio Durlo quanto o treinador Claudemir Sturion apontaram as falhas nas contratações como principal fator para a queda. Sturion lembrou que havia jogadores que não estavam comprometidos e que foram dispensados. Ele destacou que chegou na quarta rodada, quando o time não tinha nenhum ponto, e não conseguiu recuperar o desempenho. 

— Eu tentei mas não deu para tapar todos os trincos — explicou.

Sturion deve se apresentar no Metropolitano de Maringá e vai conversar com a diretoria para conseguir a liberação nas duas últimas rodadas do catarinense.

O presidente do Camboriú, José Henrique Coppi, disse que a queda foi motivada por uma série de fatores, como o erro em algumas contratações, a falta de comprometimento de jogadores, a largada ruim, derrotas contra adversários diretos e alguns erros de arbitragem.

— Estamos muito tristes pois nossa meta era se manter na primeira divisão — declarou. 

Ele afirmou que o Camboriú tinha uma folha de apenas R$ 70 mil e isso também limitava as contratações. O clube deve realizar eleição dentro de um mês e ele ainda vai avaliar se continua ou não.

Enquanto isso a Chapecoense conseguiu quebrar um jejum de cinco jogos sem vitória e sem marcar gols. Isso dá um pouco mais de tranquilidade ao time, que já está na semifinais. Além disso, manteve o desempenho de 100% em Xanxerê.

Juventus vence o Guarani

O João Marcatto recebeu um jogo decisivo neste domingo. Juventus e Guarani lutando contra o rebaixamento.

O Bugre, em nono lugar, veio pra cima e abriu o placar logo aos 5 minutos com Michel, mas, o Juventus virou, com Glédson, de pênalti, aos 33 do 1º tempo, e Paulinho, de falta, aos 25 do 2º tempo, decretando o placar de 2 a 1 para o Moleque Travesso.

Com o resultado, o Juventus chegou aos 19 pontos, na oitava posição, abrindo cinco pontos para o Guarani, o nono, e deixando o Camboriú já rebaixado, com apenas 12 pontos.

Na próxima rodada, o Bugre recebe a Chapecoense em Palhoça, enquanto o Juventus encara o JEC na Arena Joinville. Caso o Guarani não vença, estará rebaixado com uma rodada de antecedência, independente do resultado do Juventus.

Homenagem ao Dia do Jornalista