sábado, 14 de janeiro de 2012

Metropolitano empata com Operário de Ponta Grossa

Em seu último jogo-treino antes da estreia no Estadual, o Metropolitano empatou com o Operário de Ponta Grossa (PR) em 4 a 4. A partida foi realizada na tarde deste sábado, no Estádio Germano Kruüger, em Ponta Grossa, no Paraná.

O jogo-treino de muitos gols iniciou com o time da casa abrindo o placar aos nove minutos, com Ícaro. Nequinha, em cobrança de falta desviada pela defesa adversária. Aos 32, o Operário desempatou novamente, fechando a primeira etapa em vantagem. No segundo tempo, o Metrô empatou logo no início, aos cinco minutos, com o meia estreante Júlio César que havia entrado no jogo aos 15 do primeiro tempo. Aos 18 minutos, o Operário desempatou novamente com Baiano.

Aos 28, Ninja chutou no ângulo empatando o amistoso em 3 a 3. Logo na sequência, aos 29, o atacante Rafael Costa, aproveitou o rebote de uma bola chutada por Maurinho e de virada o Metrô fazia 4 a 3.

O empate dos anfitriões só veio aos 39, com Marcelinho. O meia Júlio César que entrou aos 15 do primeiro tempo no lugar de Leandro foi substituído por Maurinho aos 24 minutos da etapa final. Quase no final do amistoso, aos 40 minutos, Willian entrou no lugar de Erlando e Rafael Costa deixou o campo para entrada de Douglas.

Com gol aos 49 minutos do segundo tempo, Palmeiras bate Ajax

Com direito a diversas homenagens ao ex-goleiro Marcos, recém-aposentado, o Palmeiras venceu o Ajax, da Holanda, por 1 a 0, neste sábado, em duelo com caráter amistoso realizado no Estádio do Pacaembu. O gol isolado do duelo foi marcado pelo meio-campista Pedro Carmona, aos 49min da etapa final.

O dia foi marcado especialmente pelas excessivas homenagens dedicadas ao ídolo palmeirense. Cerca de 25 mil pessoas compareceram ao Pacaembu e, com faixas, gritos e bandeiras, apoiaram a equipe em prol de Marcos, que também marcou presença nas tribunas do estádio.

Entre os jogadores, as homenagens também foram notadas. No início do duelo, os atletas alviverdes entraram no gramado trajando camisas alusivas ao ex-companheiro e portando uma bandeira agradecendo aos 20 anos de serviços prestados por Marcos ao clube.

O Palmeiras estreia oficialmente na temporada 2012 no próximo domingo, quando encara o Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, em encontro válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O Ajax, por sua vez, retorna à Europa ainda neste sábado.

O jogo
Embalado pelo bom público que compareceu ao Pacaembu, o Palmeiras começou o ano da mesma forma como passou a maior parte da temporada passada. Logo no primeiro minuto de partida, Marcos Assunção teve cobrança de falta perigosa e chutou rasteiro, mas a zaga afastou no meio do caminho.

O Ajax respondeu na sequência, e quase calou os quase 25 mil palmeirenses que compareceram ao estádio. Com bom passe de Eriksen, De Jong recebeu na frente e, cara a cara com Deola, isolou a finalização de dentro da área.

Um minuto depois, Assunção cobrou escanteio venenoso, viu o goleiro rival sair mal do gol e a bola explodir na trave, animando o goleiro Marcos, que torcia das tribunas do estádio paulistano. Com vibração, o clube paulista fazia confronto disputado e atrativo, apesar da superioridade técnica dos europeus.

Porém, o Palmeiras viu sumir a empolgação inicial e passou a dar mais espaços ao Ajax. Já bem postado no gramado brasileiro, o time holandês se empolgou e partiu para cima. Sulejmani apareceu nas costas de Cicinho, cruzou e Deola afastou. Na sobra, De Jong por pouco não abriu o placar. Logo depois, Anita alçou na cabeça de Lodeiro, que por pouco não anotou.

Apático, o time brasileiro só ofereceu perigo novamente ao gol holandês em novas finalizações de Marcos Assunção, como sempre o mais visado da equipe. Seja em bolas paradas ou em chutes de longe, o volante constantemente ameaçava a meta rival. A única outra boa chance de gol foi com Valdivia, que tentou por cobertura de muito longe, mas errou o alvo.

Os dois times voltaram para o segundo tempo após sete substituições, e o nível da partida caiu. Do lado alviverde, a equipe mal conseguia criar jogadas no meio-campo, e penava com a falta de categoria da maior parte do elenco. O Ajax, por sua vez, era ligeiramente superior, e chegou com perigo aos 5min, mas De Jong desperdiçou o cruzamento de Ozbiliz.

Aos 20min, Henrique, Maikon Leite e Luan cometeram uma sequência de erros que tirou a torcida alviverde do sério pela primeira vez. Se antes o clima parecia de trégua por causa da aposentadoria do ídolo Marcos, o que se viu a partir daí foram os palmeirenses esboçarem vaias e se segurarem para não criticar a equipe em dia de caráter festivo.

Perto do fim do jogo, Deola se destacou com pelo menos duas boas defesas. Quando o placar parecia que não seria alterado, o Palmeiras marcou. Luan fez boa jogada pela ponta esquerda e cruzou na cabeça de Pedro Carmona. O jovem meio-campista desviou no contrapé do goleiro e definiu o placar final do duelo, aos 49min.

Naufrágio de cruzeiro com brasileiros a bordo deixou ao menos três mortos na Itália


Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no naufrágio que aconteceu nas cercanias da ilha italiana de Giglio, em águas da região da Toscana, na noite desta sexta-feira (13). A informação foi passada por fontes da Capitania dos Portos de Giglio. Segundo a imprensa local, seis pessoas teriam morrido, mas o número não foi confirmado oficialmente.

Quase 2.000 pessoas foram retiradas do navio após o naufrágio do cruzeiro, que tinha 4.229 pessoas a bordo. Segundo fontes da Capitania dos Portos de Giglio, todas foram transferidas a portos próximos.

O cruzeiro Costa Concordia, da companhia Costa Cruceros, encalhou por motivo ainda desconhecido às 21h30 desta sexta-feira (18h30 de Brasília) quando navegava do porto de Savona ao de Civitavecchia, 70 km ao norte de Roma. Funcionários especializados em socorro de navios, bombeiros e várias embarcações acudiram imediatamente à região para retirar os passageiros.

O navio apresenta uma inclinação de 80 graus e está encalhado em um banco de areia com 30 metros de profundidade. O Costa Concordia partiu da cidade italiana de Savona para empreender um cruzeiro pelo Mediterrâneo, com previsão de passar por outras três cidades da Itália, além de Palma de Mallorca e Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França, antes de retornar a Savona.

O naufrágio aconteceu quando a maioria dos passageiros jantava, momento em que a luz se apagou e foi sentido um forte tranco seguido por um estrondo, relataram os náufragos è imprensa italiana.

Prova para inscritos no Processo Seletivo de Camboriú será realizada neste domingo

As provas para os inscritos no Processo Seletivo do Edital nº 002/2011, de 24 de novembro de 2011, da Secretaria Municipal de Educação e cultura serão realizadas neste domingo (15).

As provas para os cargos de merendeira, vigia, zelador e servente serão feitas na Escola Municipal Professora Clotilde Ramos Chaves, localizada na Rua José Francisco Bernardes, n 1426, Bairro Areias, com início as 9h e término as 12h.

Para os cargos de professor, orientador e supervisor a prova será aplicada na Escola Básica Professor Artur Sichmann, localizada na Rua Matias Faqueti, s/n, Centro, com início as 9h e término as 12h.

As provas para monitor de educação infantil e monitor de inclusão também serão realizadas na Escola Artur Sichmann com início as 13h 30m e término as 16h 30

A prova de aptidão física para o cargo de vigia e prova prática para os cargos de servente e merendeira serão desempenhadas também no domingo (15), na Escola Clotilde Ramos Chaves, com início às 13h:30.

É obrigatória a chegada do candidato com pelo menos 15 minutos de antecedência, portando documento oficial com foto e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

O edital completo e a sala onde cada participante fará a prova pode ser acessado no Portal do Click Soluções, através do endereço http://clicksolucoesinteligentes.com.br/ , ou no Portal da Educação de Camboriú, através do link http://www.educacao.cidadedecamboriu.sc.gov.br

Outras informações podem ser obtidas na central de atendimento do Click Soluções através do telefone (47)3533-1343, ou na Secretaria de Educação e Cultura, pelo (47) 3365-0020.

Sábado de tempo instável em Santa Catarina

O tempo instável continua na manhã desta sábado em Santa Catarina. Porém, o sol aparece em aberturas no Oeste. No decorrer do dia, a instabilidade desloca-se para o litoral, diminuindo a condição de chuva e favorecendo também aberturas de sol na maior parte do Estado.

As máximas ficam entre 25º e 26ºC na Grande Florianópolis, no Litoral Norte, no Planalto Norte e no Oeste. No Vale do Itajaí e no Sul, os termômetros ficam por volta dos 23ºC. Na Serra, não passam de 20ºC, segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições climáticas.

Para o domingo, a previsão aponta condição de chuva na madrugada e início da manhã no Oeste. Nas demais regiões, mais nuvens e chuva isolada. As temperaturas ficam mais elevadas.

Rua Silva recebe Operação Tapete Preto na próxima semana

Inicia na próxima quarta-feira (18) os trabalhos de fresagem e pavimentação nos dois sentidos da Rua Silva, trecho que compreende a Av. Cel. Marcos Konder até a Rua Dr. Pedro Ferreira.

A obra faz parte da Operação Tapete Preto que recupera as ruas danificadas pela instalação da rede coletora de esgoto. Em virtude da ação o trânsito ficará em meia pista. A recomendação é para que os motoristas utilizem as ruas Samuel Heusi e José Bonifácio Malburg evitando possíveis congestionamentos.

Assinada autorização para construção de três novas escolas de ensino médio em Itajaí

O Secretário Estadual da Educação, Marco Tebaldi, assinou em Florianópolis na manhã desta sexta-feira (13) a autorização de abertura de edital de concorrência pública para construção de três novas escolas de ensino médio em Itajaí. A cerimônia de assinatura teve a presença do Prefeito Jandir Bellini e do Secretário Municipal de Educação, Edison d´Ávila.

De um total de nove unidades, Itajaí é o único município em Santa Catarina a ganhar três novas e modernas escolas de ensino médio. Outros municípios catarinenses incluídos neste primeiro pacote são Araquari, Chapecó, Dionísio Cerqueira, Garopaba, Indaial e Navegantes, que vão ganhar uma unidade de ensino cada um. “Conseguimos a liberação destas unidades porque Itajaí conseguiu apresentar toda a documentação e projetos exigidos em tempo hábil”, comenta o Secretário Municipal de Gestão, Osvaldo Gern.

O prefeito Jandir Bellini, representando os demais prefeitos, parabenizou o Secretário da Educação pelo trabalho desenvolvido e pela iniciativa da implantação do ensino médio integral. "Implantar o ensino médio em tempo integral aliado ao ensino técnico dará oportunidades aos jovens para aprender uma profissão, além de contribuir para o desenvolvimento dos municípios", afirmou o prefeito que ainda ofereceu todo o seu apoio ao secretário.

Uma das três novas escolas será construída no Loteamento Santa Regina, para atender a comunidade de Espinheiros, Salseiros e parte de Cordeiros. A segunda unidade será edificada no antigo terreno da Rádio Clube, na Avenida Adolfo Konder, para atender estudantes da região do São Vicente e Promorar. A terceira escola será construída às margens da Rodovia Antônio Heil, para atender a comunidade da região da Itaipava, São Pedro e comunidades rurais.

Cada escola deverá ocupar um terreno de, em média, 8 mil metros quadrados, com 5.956 metros quadrados de área construída. As unidades terão 12 salas de aulas, seis salas de laboratórios, auditório, biblioteca, área administrativa, centro de vivência, área de alimentação e Centro Esportivo e Cultural (Ginásio de Esportes). Cada unidade está orçada em cerca de R$ 6 milhões e 600 mil, o que representa um investimento global, só em Itajaí, de cerca de R$ 19,8 milhões.