quinta-feira, 7 de junho de 2012

Gérson Fagundes assume vaga na Câmara Municipal de Navegantes

A Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (6), a segunda sessão ordinária do mês de junho. Durante o encontro desta noite o quarto suplente, Gérson Ademir Fagundes (PP), tomou posse do cargo de vereador pelos próximos trinta dias, na vaga deixada pelo segundo secretário, vereador Donizete José da Silva (PSL). Gérson Fagundes assumirá também a vaga de Donizete na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Navegantes.

Gérson Ademir Fagundes, natural de Navegantes, é professor de Educação Física e deve permanecer no Poder Legislativo pelos próximos trinta dias por conta de um rodízio entre os suplentes desta coligação. “Professor Gérson”, como é conhecido, participou das duas últimas eleições municipais concorrendo ao cargo de vereador. No último pleito, em 2008, obteve 293 votos. Ele também foi superintendente da Fundação Municipal de Esportes na atual gestão do prefeito Roberto Carlos de Souza (PSDB).

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, Gérson utilizou a palavra para fazer seu primeiro pronunciamento na Casa. Ele agradeceu ao vereador Donizete José da Silva (PSL) pela oportunidade concedida, à família que se fez presente durante toda a noite e aos seus apoiadores políticos. “Pretendo apresentar ao menos duas propostas para criarmos em Navegantes o Fundo de Desenvolvimento do Esporte e Lazer e o Programa Bolsa Atleta. Além disso, estarei atuando junto aos membros do magistério em Navegantes e também na área social”, prometeu.

SESSÃO ORDINÁRIA - Durante a segunda sessão ordinária deste mês de junho, realizada nesta quarta-feira (6), foi votado e aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 42, que dispõe sobre a anulação parcial de dotações orçamentárias para efeito de suplementação.

O referido projeto tem como finalidade específica a transferência parcial de dotações orçamentárias, alocando recursos para aquelas dotações que se mostraram com insuficiência no decorrer do exercício. Assim, o projeto de lei nº 42 se faz necessário, para que seja adequada a fonte de recursos por onde estão sendo efetuadas as despesas da Fundação Municipal de Esportes de Navegantes até o período de dezembro de 2012.

LBV na Rio+20

A Legião da Boa Vontade (LBV) participará, de 13 a 22 de junho, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento, que ocorrerá no Rio de Janeiro/RJ, marca os vinte anos da realização da Rio-92, tendo como principal objetivo renovar os compromissos políticos para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.

A Instituição realizará, com o suporte do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (UN/Desa), o painel temático “Cooperação Construtiva”, reunindo empresários, autoridades e delegações de vários países. O painel seráno dia 17 de junho, às 11h30, no Auditório T9,no Riocentro, eterá a participação das seguintes autoridades: Andrei Abramov, chefe da Seção de ONGs do UN/Desa; Rodrigo Rollemberg, senador da República do Brasil e coordenador da Cúpula de Legisladores da Rio+20; Daniel Nava, secretário de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas; Fábio Feldmann, advogado, ambientalista e ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Neilton Fidelis da Silva, pesquisador do Instituto Virtual de Mudanças Globais (IVIG/Coppe-UFRJ) e assessor técnico da Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; Marcos Terena, líder indígena; e Danilo Parmegiani, mediador e representante da LBV na ONU.

Ainda, na oportunidade, a Instituiçãoapresentará os resultados do 9º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 6ª Feira de Inovações, que reuniu, em março deste ano,gestores, profissionais e militantes de organizações da sociedade civil, de empresase de órgãos públicos, professores e estudantes universitários,de cinco países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai).Portanto, durante o painel temático, a LBV demonstrará as principais contribuições que a América do Sul pode oferecer para a redução da pobreza e a promoção do emprego e do trabalho decente no contexto de uma economia verde, temas em debate no fórum da Rede Sociedade Solidária que anteciparamas discussões centrais da Rio+20.

Vale ressaltar que a Legião da Boa Vontade possui status consultivo geral no Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc) e tem realizado desde 2004, com o suporte do UN/Desa, fóruns que promovem permanente diálogo e a troca de experiências sobre boas práticas que ajudam a combater os maiores problemas da sociedade. Na concretização desses eventos, a LBV tem contado também com o importante apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio) e de outros órgãos, fundos e agências das Nações Unidas.


Cúpula dos Povos

A LBV ainda está em constante diálogo com o grupo “Religiões por Direitos” para participar das atividades autogestionadas da Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, um importante espaço para a sociedade civil. O evento ocorrerá de 15 a 23 de junho, no Aterro do Flamengo.

Mais informações sobre as ações da LBV na Rio+20 podem ser obtidasnositewww.lbv.org.br ou pelos tels. (11) 3225-4500 e (21) 2216-7800.

Justiça decreta quebra de sigilo das contas da Cruz Vermelha

O presidente Claudir Maciel (PSD) e o relator Marcos Kurtz (PMDB), da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Hospital Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, comemoraram nessa quarta-feira (6) a quebra de sigilo das contas da Cruz Vermelha do Brasil, instituição responsável pela administração da unidade de saúde. A decisão foi da Vara da Fazenda Pública local.

A justiça concedeu liminar atendendo pedido de quebra de sigilo formulado pela CPI, após analisar as robustas suspeitas de desvio de dinheiro público ocorridas com o repasse mensal de R$ 1,7 milhão do município ao hospital.

Foram apresentadas à Justiça provas como notas fiscais frias, fornecedores que não tinham sede própria e desvio de finalidade do contrato de gestão.

Segundo o vereador Claudir Maciel, a possibilidade de verificar as movimentações nas contas da Cruz Vermelha dará à comissão de inquérito o panorama da gestão financeira da unidade de saúde.

Bandidos explodem caixa eletrônico em Blumenau

Um caixa eletrônico da Viacredi, no Bairro Itoupavazinha, foi explodido na madrugada desta quinta-feira em Blumenau. O assalto ocorreu por volta das 3h. Vizinhos relataram que a ação dos bandidos foi rápida e que não conseguiram ver os suspeitos.

Além do caixa, a porta giratória e parte da estrutura do prédio onde está a agência ficaram danificados. A Polícia Civil investiga o caso. A quantia roubada não foi divulgada. Ninguém foi preso.