A Legião da Boa Vontade (LBV) participará, de 13 a 22 de junho, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento, que ocorrerá no Rio de Janeiro/RJ, marca os vinte anos da realização da Rio-92, tendo como principal objetivo renovar os compromissos políticos para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.
A Instituição realizará, com o suporte do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (UN/Desa), o painel temático “Cooperação Construtiva”, reunindo empresários, autoridades e delegações de vários países. O painel seráno dia 17 de junho, às 11h30, no Auditório T9,no Riocentro, eterá a participação das seguintes autoridades: Andrei Abramov, chefe da Seção de ONGs do UN/Desa; Rodrigo Rollemberg, senador da República do Brasil e coordenador da Cúpula de Legisladores da Rio+20; Daniel Nava, secretário de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas; Fábio Feldmann, advogado, ambientalista e ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Neilton Fidelis da Silva, pesquisador do Instituto Virtual de Mudanças Globais (IVIG/Coppe-UFRJ) e assessor técnico da Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; Marcos Terena, líder indígena; e Danilo Parmegiani, mediador e representante da LBV na ONU.
Ainda, na oportunidade, a Instituiçãoapresentará os resultados do 9º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 6ª Feira de Inovações, que reuniu, em março deste ano,gestores, profissionais e militantes de organizações da sociedade civil, de empresase de órgãos públicos, professores e estudantes universitários,de cinco países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai).Portanto, durante o painel temático, a LBV demonstrará as principais contribuições que a América do Sul pode oferecer para a redução da pobreza e a promoção do emprego e do trabalho decente no contexto de uma economia verde, temas em debate no fórum da Rede Sociedade Solidária que anteciparamas discussões centrais da Rio+20.
Vale ressaltar que a Legião da Boa Vontade possui status consultivo geral no Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc) e tem realizado desde 2004, com o suporte do UN/Desa, fóruns que promovem permanente diálogo e a troca de experiências sobre boas práticas que ajudam a combater os maiores problemas da sociedade. Na concretização desses eventos, a LBV tem contado também com o importante apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio) e de outros órgãos, fundos e agências das Nações Unidas.
Cúpula dos Povos
A LBV ainda está em constante diálogo com o grupo “Religiões por Direitos” para participar das atividades autogestionadas da Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, um importante espaço para a sociedade civil. O evento ocorrerá de 15 a 23 de junho, no Aterro do Flamengo.
Mais informações sobre as ações da LBV na Rio+20 podem ser obtidasnositewww.lbv.org.br ou pelos tels. (11) 3225-4500 e (21) 2216-7800.
Nenhum comentário:
Postar um comentário