segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Defesa Civil de Blumenau registra 13 ocorrências

Além do Alto Vale, pontos de alagamentos foram registrados em Blumenau e Timbó. O rio Itajaí-Açu em Blumenau subiu de 15 a 20 centímetros por hora desde as 8h de domingo. Na medição das 20h, o nível estava em 4,64 metros.
Como a previsão seria de chuva para a madrugada de segunda-feira, o Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Itajaí (Ceops) avisou que as águas do Itajaí-Açu poderiam atingir os 6 metros às 7h. Após esse horário o rio se manteria estabilizado e começaria a baixar.
Desde a meia-noite de sábado até as 18h de domingo choveu 47 milímetros no município. De acordo com o diretor de Defesa Civil de Blumenau, Adriano da Cunha, 13 ocorrências foram registradas até as 20h de ontem, entre quedas de árvore e de muro, alagamentos e deslizamentos de terra: 
— Com a possibilidade de chuva para a madrugada a nossa maior preocupação é a ocorrência de deslizamentos, principalmente no Garcia e Velha Central — disse Cunha.

Cheias do Itajaí-Açu alagam áreas mais baixas de Rio do Sul

A chuva ininterrupta de ontem alagou áreas mais baixas de Rio do Sul, Taió e Agronômica, no Alto Vale do Itajaí. A cidade mais atingida foi Rio do Sul. O bairro Bela Aliança, que fica às margens do rio Itajaí-Açu, foi o primeiro a ser afetado pelas águas. Moradores foram encaminhados a partir das 8h ao abrigo da Igreja Evangélica, o qual ficou lotado à tarde, com 14 famílias. Outras duas estruturas foram abertas pela Defesa Civil do município para receber moradores dos bairros Taboão, Bremer, Canoas e Pamplona, totalizando 29 famílias e 112 pessoas desalojadas.
O rio subiu mais rapidamente de manhã, deixando a cidade em estado de emergência às 10h, quando chegou ao nível de 6,55 metros e começou a atingir alguns pontos do Bela Aliança. Até às 20h deste domingo, o rio havia atingido 7,22 metros. A projeção é que ele chegasse próximo dos 8 metros até o início da madrugada de hoje. De acordo com a Defesa Civil de Rio do Sul, entre as 18h de sábado e as 18h de domingo, o volume de chuvas foi de 64 milímetros.
No Estado, o município mais afetado foi Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis. Cerca de 30 famílias saíram de casa em função de alagamentos. Segundo a Defesa Civil estadual, choveu 160 milímetros em 24 horas, sendo que a média esperada para todo o mês fica entre 120 e 140 milímetros. Por conta do volume de água nos rios do Alto Vale, as barragens de Ituporanga e Taió operaram normalmente, mesmo em obras, com todas as comportas fechadas por volta das 17h30min.
O caso mais crítico era na estrutura de contenção de Ituporanga, que já está com a capacidade ampliada após as obras de sobrelevação, quando às 19h faltavam apenas 2,75 metros para verter. Antes a barragem poderia reter até 97 milhões de metros cúbicos de água com a altura do barramento de 29 metros. Atualmente, são 31 metros e capacidade para conter 110 milhões de metros cúbicos.
A chuva também provocou estragos na rodovia SC-350. Entre Rio do Sul e Ituporanga, o trecho no Km 360 ficou em meia pista devido ao volume de água que se formou na estrada. Já entre Ituporanga e Alfredo Wagner, um trecho da pista cedeu e houve deslizamento de terra, impedindo a passagem de veículos em uma pista.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária o trânsito nos dois pontos foi liberado, mas os locais estão sinalizados e há o alerta para que os motoristas prestem atenção redobrada na estrada.