segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Polícia prende suspeitos de golpe milionário em Santa Catarina

O advogado suspeito de aplicar golpes de mais de R$ 5 milhões em vítimas de Santa Catarina e São Paulo, Amauri Jacinto Baragatti, contava com outros dois suspeitos, também presos pela equipe da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) catarinense.

Até esta segunda-feira, sete vítimas catarinenses registraram boletim de ocorrências em Blumenau, Tangará, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Criciúma e Joinville. Nas seis cidades do estado, o prejuízo ultrapassa R$ 5 milhões.

Um empresário de Tangará, no Meio Oeste catarinense, desconfiou do advogado depois que entregou uma quantia em dinheiro que deveria servir de entrada para aprovação de um financiamento no BNDES. Baragatti tentou despistar a polícia ao registrar na delegacia da cidade um boletim no qual afirmava estar sendo ameaçado pelo empresário catarinense.

O suspeito por estelionato ostentava alto padrão financeiro, afirmava ter trânsito livre no BNDES, ligação com grandes partidos políticos e o título de cônsul do Brasil no Equador, para aumentar a credibilidade junto às vítimas. Para impressionar os alvos, o advogado vinha à Santa Catarina com jatos executivos alugados, que dizia ser de sua propriedade. Oferecia passeios aos empresários catarinenses nas aeronaves luxuosas.

A Deic apresentou, nesta segunda-feira, os três suspeitos de envolvimento no esquema de estelionato. Os três tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça.

Além do advogado Amauri Jacintho Baragatti, detido no último dia 6 na capital paulista, a Deic prendeu a advogada Maria Aparecida Tragliano, que seria sócia dele, como suspeita de integrar o grupo. Maria Aparecida também foi presa na quinta-feira.

Segundo a polícia, a primeira prisão foi no dia 1º de setembro. Edmilson de Almeida, suspeito de participar do esquema, foi preso dentro de um avião no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Baragatti foi preso no apartamento em que morava na capital de São Paulo, em um condomínio de luxo.

Feriadão registra pelo menos 23 mortes nas estradas catarinenses

Até o início da noite deste domingo, pelo menos 23 pessoas morreram em acidentes de trânsito durante o feriadão da Independência em Santa Catarina. O número já supera as mortes ocorridas durante o feriado de Corpus Christi, em junho, quando 18 pessoas morreram em estradas catarinenses.

O último acidente com morte ocorreu na tarde deste domingo, na BR-282, em Palhoça. Sarita Padilha Santos, 28 anos, era carona de uma moto e morreu atropelada após cair na pista e ser atingida por um veículo que vinha em sentido contrário.

Na madrugada deste domingo, na cidade de São Bonifácio, Grande Florianópolis. O Gol, com placas de Grão Pará, no Sul do Estado, caiu de uma ponte de uma altura de aproximadamente 15 metros, na SC-431. O carro ficou apoiado sob o teto, permanecendo parcialmente submerso. Os dois ocupantes do veículo morreram.

Eduardo Marquezini Zapelini, de18 anos, chegou a ser retirado do automóvel por populares e atendido pela Samu, mas morreu antes de chegar no hospital. O outro homem, reconhecido como Robson Inocêncio — não foi encontrado os documentos —morreu na hora. O Corpo de Bombeiros só conseguiu retirá-lo das ferragens depois que o carro foi guinchado do rio por um trator.

A outra batida fatal deste domingo ocorreu à 0h20min no Norte do Estado. Rodrigo de Paula, de 21 anos, morreu na colisão entre sua moto, com placas de São Bento do Sul, e o veículo Fiat Stilo, de Joinville, na SC-280A, em São Bento do Sul/SC.