quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Prefeitura de Itajaí monta central de operações de emergência

A prefeitura de Itajaí montou uma central de operações na sede da Defesa Civil, na Avenida Adolfo Konder. Estão reunidos representantes do poder executivo, Bombeiros, Polícia Militar, Marinha, Univali e do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu.

Os horários de trabalho dos servidores públicos municipais também foram reorganizados para que haja plantão nas secretarias durante 24 horas. A previsão é que o auge dos alagamentos ocorra por volta da meia-noite.

Mais de 9 mil pessoas são afetadas pela chuva em todo o estado de SC

Mais de 9 mil pessoas foram afetadas pela chuva em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil. Um dos municípios mais prejudicados pela enxurrada foi Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, com 5 mil afetados.

De acordo com informações preliminares, cerca de 272 estão desalojadas (pessoas que tiveram suas residências atingidas e foram para casa de parentes ou amigos) e 65 estão desabrigadas (pessoas que tiveram suas residências atingidas e necessitam de abrigo temporário).

Cidades em alerta:

Em Tijucas, a queda de uma barreira derrubou um poste e deixou moradores sem luz na região e em Governador Celso Ramos.

Em Gaspar, há pontos de alagamentos. A Defesa Civil monitora a situação das comunidades em áreas de risco de inundação. As famílias que moram nessas regiões podem ser retirada durante a tarde.

Em Ilhota, a Defesa Civil registra diversos pontos de alagamentos e locais sem acesso. Não há trafegabilidade entre o Braço do Baú, Baú Central e Alto Baú. Ocorreu um deslizamento de média proporção no Alto Baú, mas nenhuma casa foi atingida.

Em Apiúna, o rio está acima do nível, com 5,50 m. Há comunidade isolada.

Em Caçador, as famílias de áreas ribeirinhas estão sendo retiradas do local.

Em Rio do Sul, cerca de160 pessoas foram levadas para abrigos.

Bombeiros montam bases no Morro do Baú em Ilhota

Os Bombeiros de Ilhota vão montar duas bases para atender chamados específicos do Morro do Baú. Seis agentes, uma viatura, um caminhão e uma ambulância ficarão à disposição da comunidade que reside no Morro para eventual emergência.

Não foram registrados deslizamentos ou chamados da comunidade que vive no Morro, mas a estratégia é se manter mais próximo. Uma parte dos agentes ficará no Posto de Saúde do Baú Central e outra ficará na creche do Braço do Baú.

PRF registra queda de barreira em três pontos na BR-470

Quem pretende viajar nesta quinta-feira deve ficar atento às condições da BR-470. A Polícia Rodoviária Federal de Blumenau informou que o trânsito segue em meia pista no Km 96, em Apiúna, e no Km 118, na entrada de Ibirama.

Os trechos foram atingidos por quedas de barreiras na manhã desta quinta-feira. A PRF pede que os motoristas que trafegam pelo local redobrem a atenção, pois há a possibilidade de ocorrer novas quedas de barreiras a qualquer momento. Não há previsão de liberação dos trechos.

O Km 45 da BR-470, em Gaspar, que ficou interrompido das 5h às 8h30min, está totalmente liberado. Motoristas devem ter cuidado, pois há muita lama na pista.

Caixa eletrônico explodido na madrugada desta quinta-feira na Meia Praia

Os bandidos continuam a série de assaltos contra caixas eletrônicos na região. Na madrugada desta quinta-feira (8), por volta de 3h30, o Supermercado Koch, localizado na avenida Marginal Leste, Meia Praia, em Itapema, foi invadido por seis marginais.

Os bandidos arrombaram a porta lateral de vidro e seguiram até a área em que estão localizados diversos caixas eletrônicos. Usando de dinamite, os bandidos explodiram dois caixas eletrônicos, um do Bradesco e outro do HSBC.

Pegaram cerca de R$ 100 mil. Outros R$ 73 mil ficaram espalhados no interior do suerpercado.

Analisando as imagens das câmeras de segurança, policiais constataram que os assaltantes estavam encapuzados e fortemente armados, inclusive com submetralhadoras e pistolas.

Segundo testemunhas, os bandidos fugiram em dois automóveis, um preto e outro vermelho.

Pelas imagens, os policiais calculam que os bandidos levaram entre três e cinco minutos para realizar a operação.

Ruas de Navegantes e Penha começam a sofrer com alagamentos

Algumas ruas de Navegantes começam a sofrer alagamentos na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Defesa Civil, nenhuma família precisou ser retirada de suas casas, mas a situação preocupa. As localidades de risco são Porto das Balsas, Bairro São Paulo e Loteamento Açaí, em Gravatá. Uma vistoria também está sendo feita no interior de Navegantes.

Em Penha, segundo a Defesa Civil, pequenos pontos de alagamento são registrados, mas por enquanto, nenhuma casa foi atingida pela água. As áreas de risco do município estão sendo monitoradas.

Canal de acesso aos portos estão fechados

O canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí segue fechado. Nove navios e um rebocador aguardam em alto-mar, a regularização dos trabalhos. Segundo a praticagem, órgão responsável pelas manobras das embarcações, por enquanto, não há previsão de reabertura do canal de acesso. O alto nível do Rio Itajaí-Açu e a forte correnteza impedem a navegação.

Rio Itajaí-Açu em Blumenau pode chegar a 10 metros, prevê Ceops

O nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, deve chegar a 10 metros às 18h desta quinta-feira, prevê o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops).

Para as 12h, a previsão se mantém em 8,5 metros. Os primeiros alagamentos ocorrem aos 8 metros.

De acordo com o Ceops, das 7h de quarta-feira até as 7h de quinta-feira, a cidade registrou 50 milímetros de chuva. A média histórica para o mês de setembro inteiro é de 120 milímetros.