terça-feira, 11 de setembro de 2012

Câmara de Itajaí recebe exposição sobre preservação da água

A Câmara de Vereadores de Itajaí recebe, a partir desta terça-feira (11), a exposição do projeto “Água cuidada, vida preservada”, realizado pelos alunos da sala multifuncional da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira. O trabalho teve como objetivo incentivar a conscientização dos alunos e da população sobre a importância da preservação dos rios, ribeirões e matas ciliares.

Os alunos conheceram os principais mananciais do município, observaram as matas ciliares, e coletaram amostras em 17 pontos para análise da qualidade da água. Além das amostras e dos dados técnicos da turbidez, quantidade de ferro, cloro e ph, estão expostas ainda as fotografias tiradas pelos próprios alunos durante as visitas. A ação é alusiva à Semana da Água que começa neste sábado, 15 e vai até 22 de setembro.

Bando arromba caixa eletrônico na FURB em Blumenau

Um caixa eletrônico do Banco do Brasil, situado no campus 3 da Furb, na Itoupava Seca, em Blumenau, foi arrombado na madrugada desta terça-feira, por volta das 2h30min.

O crime foi cometido por quatro homens. Eles renderam o vigilante e três mulheres que trabalhavam na limpeza do prédio. As vítimas foram amarradas e trancadas no banheiro.

Um maçarico foi usado para violar o caixa eletrônico. Não foi divulgada a quantia levada pelos criminosos.

O vigilante e as mulheres conseguiram se soltar cerca de uma hora depois do crime e chamaram a polícia, mas nenhum suspeito foi localizado. Peritos do IGP estiveram no local.

Edital para duplicar BR-470, de Blumenau a Gaspar, será lançado dia 21

O edital de duplicação de 13 quilômetros da BR-470, entre Blumenau e Belchior, e 14 quilômetros da BR-280, entre a BR-101 e Guaramirim, será lançado no próximo dia 21 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, pela ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em Brasília.

Segundo a ministra Ideli, as obras estão previstas para começar no início de 2013. Mas Dnit ainda não confirma por qual município os trabalhos começarão. A duplicação da BR-470 foi divida em quatro lotes.

O edital para a duplicação dos lotes um e quatro - de Navegantes a Luís Alves e de Blumenau a Indaial - devem ser lançados até dezembro. Assim como o lote dois, que compreende o trecho entre a ponte sobre o Rio Luís Alves à ponte sobre o Rio Belchior, em Gaspar.

Com 31 quilômetros, o lote dois é o mais complexo, devido à fragilidade do solo, na maior parte argiloso. Serão 73,2 quilômetros de duplicação, entre Navegantes e Indaial.

Na BR-280, faltam ainda os dois lotes entre São Francisco do Sul e a BR-101 e entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. Serão 76 quilômetros a serem duplicados.

Conforme a Secretaria das Relações Institucionais, os editais serão lançados pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), que permite a execução acelerada das obras licitadas e amplia a fiscalização dos trabalhos.

O regime é amparado na Lei 12.462, de 2011, que contempla obras para a realização das Olimpíadas de 2016, Copa do Mundo 2014 e obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento, no qual estão inseridas as BRs 470 e 280.

Segundo o Dnit, em Brasília, ainda não é possível prever quanto tempo leva até a escolha da empresa vencedora, porque de todos os processos abertos no país no regime RDC, nenhum ainda foi finalizado. Mas estima-se que reduza em pelo menos um terço o tempo.

11 de Setembro hoje

Paiva Netto


Mais de uma década se passou desde o fatídico 11 de setembro de 2001. De lá para cá, muita coisa mudou no cotidiano dos povos. A privacidade, avis rara num mundo globalizado, foi praticamente banida do convívio social. Leis mais rígidas foram implementadas, classificando, por exemplo, nas viagens de avião, muitos objetos de uso pessoal como possíveis armas letais.

O ataque às Torres Gêmeas e ao Pentágono, símbolos do poder econômico e militar americano, representa uma forte e clara sensação de insegurança.


A CASA DE TODOS NÓS

Em "Jesus, o Profeta Divino", que lancei durante a 15ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em 2011, no capítulo "Planeta Terra: a casa de todos", transcrevo trecho do discurso do presidente dos Estados Unidos John Fitzgerald Kennedy (1917-1963), proferido em 10 de junho de 1963, em Washington, D.C., muito propício à reflexão de todos: "(...) Não sejamos, pois, cegos quanto a nossas diferenças, mas dirijamos também a atenção para nossos interesses comuns e para os meios pelos quais as diferenças possam ser resolvidas. Se não pudermos, agora, pôr paradeiro a elas, poderemos, pelo menos, auxiliar a proporcionar segurança ao mundo — não obstante nossas dificuldades —, pois, em última análise, nosso elo comum e básico está em todos nós habitarmos este planeta. Respiramos todos o mesmo ar. Todos prezamos pelo futuro de nossos filhos. E todos somos mortais (...)".

Pari passu a esse salutar convite de Kennedy, é primordial, por intermédio da prece, da meditação, estabelecer uma sintonia elevada com os poderes superiores, sempre aptos a nos intuir a superar os obstáculos que a vida impõe.


COMO VENCER NAS CONTRARIEDADES

Ainda na obra "Jesus, o Profeta Divino", uma das mais vendidas na Bienal do Rio, afirmo que quem está com o Divino Mestre nada pode temer, mesmo nos piores momentos da existência. Ele nos fortalece em Sua Boa Nova consoante João, 14:18, e Mateus, 28:20, dizendo: "Eu não vos deixarei órfãos e estarei convosco, todos os dias, até ao fim do mundo". Para esses seguidores fiéis, o oportuno ensinamento do Apóstolo Pedro (Primeira Epístola, 2:15) sobre a origem da verdadeira força e do genuíno poder: "(...) essa é a vontade do Pai Celestial — que, praticando o Bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos". Desta forma comportou-se Jesus perante os opositores: com Seu modo firme de agir, dando incessante testificação do Poder Divino, não deixava de fazer o Bem, ao mesmo tempo em que o pregava pelos caminhos. Eis, portanto, Quem é e por que é — "a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos, e o Soberano dos reis da Terra, que nos ama e pelo Seu sangue (os exemplos) nos libertou dos nossos pecados" (Apocalipse, 1:5), mostrando-nos como vencer neste mundo de contrariedades: perseverar Nele e no Pai até ao fim, levando o benefício celeste a todas as criaturas, porquanto é com esse conhecimento que, antes de tudo, poderá ser concretizado o definitivo aperfeiçoamento da sociedade, posto que, como há muito lhes tenho falado, a reforma do social vem pelo Espiritual.

Às vítimas do 11 de Setembro, a fraterna homenagem da Religião de Deus, a Religião do Terceiro Milênio, Religião do Amor Universal.



José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com