quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Policial reage a assalto e mata bandido no bairro Cordeiros em Itajaí

O policial civil Moisés Cordeiro, 55 anos de idade e quase 30 de carreira, chegava em sua residência na Rua Laudelina Dionísio, Bairro Cordeiros, em Itajaí, por volta de 20h15 desta quarta-feira (18), quando foi surpreendido por dois homens em uma moto Honda/Fan 125 preta. Armados eles tentaram levar a caminhonete GM S10 prata do policial, que reagiu e disparou contra os assaltantes.

Um deles foi atingido por três tiros e o outro conseguiu fugir com o veículo. O marginal foi atingido no peito e morreu no local. Ao seu lado foram localizados um revólver 38 carregado com cinco munições intactas, um celular e a motocicleta com a qual havia chegado à cena do crime.

Foi verificada a placa da motocicleta usada no assalto, que a princípio estava adulterada com uma fita isolante, mas logo os policiais descobriram seu número real. No sistema, a placa apontava o proprietário como morador do bairro Dom Bosco.

Uma guarnição da Polícia Militar se deslocou ao endereço do suposto dono da motocicleta. Lá, entraram em contato com a dona da casa que disse que seu filho, identificado com as iniciais D.R.M., havia saído com a moto às 18 horas daquele dia e não havia voltado.

Autorizados a fazer buscas na casa, os policiais localizaram no quarto do suspeito uma nota de R$ 10 falsa. A mãe disse não saber a procedência. A mulher foi encaminhada à Central de Plantão de Polícia para maiores esclarecimentos.

As características físicas do filho de M., que não foi localizado, não correspondiam as do homem alvejado. A caminhonete roubada da vítima foi abandonada, pouco tempo depois, no Bairro Cordeiros próximo ao local dos fatos.   O rapaz morto ainda não foi identificado.

Homem é assassinado por dupla na madrugada desta quarta-feira em Itajaí

A quarta-feira inicia com um homicídio registrado na Rua Dom Jaime de Barros Câmara, no Bairro São Vicente. Crime aconteceu por volta de 1h50. Arlan da Luz, 32 anos, foi atingido por vários tiros disparados por dois homens em uma moto preta.

Segundo relato de tetemunhas, a vítima foi perseguida, alvejada e tentou se refugir em um bar. Os assassinos efetuaram mais disparos contra Arlan.

O Corpo de Bombeiros foi chamado e constatou o óbito da vítima. Peritos do Instituto Geral de Perícias e do Instituto Médico Legal também foram acionados.

O perito localizou quinze cartuchos deflagrados de calibre 9 mm na cena do crime. Constatou, ainda, que a vítima fora atingida por dois disparos na cabeça e dois no ombro. O cadáver foi removido ao IML.

A guarnição da PM fez rondas pela região, mas ninguém foi preso.

Não perder a fé


Paiva Netto



A onda de violência que atinge várias regiões no mundo, inclusive o Brasil, atemoriza cada vez mais as populações. O massacre que ocorreu na última sexta-feira, 14/12, em uma escola de Newtown, no Estado de Connecticut/EUA, deixou-nos consternados. Após matar a mãe em casa, um jovem de 20 anos invadiu o local e assassinou 26 pessoas. Entre elas, 20 crianças. Em seguida, suicidou-se. Fervorosamente, oramos a Deus, pedindo conforto espiritual às famílias das vítimas na superação de tamanho drama.

Buscam-se respostas que esclareçam por que chegamos a tal ponto de desatino. Se fizermos análise mais aprofundada das causas que levam a essa brutalidade, à fome e a tantos outros infortúnios, notaremos tratar-se principalmente da própria instabilidade emocional da criatura.

Pari passu com as políticas públicas de segurança, do acesso à educação de qualidade para todos e programas que trabalhem na erradicação da miséria, é imprescindível zelar pelas Almas. Cuida do Espírito, reforma o ser humano. E tudo se transformará para melhor.

Robbie Parker, pai de uma das vítimas, Emilie, menininha de 6 anos, no trágico episódio no colégio norte-americano, ao dirigir-se à mídia, corajosamente demonstrou o exemplo que nos deve nortear. Emocionadíssimo, encontrou forças para oferecer apoio a todas as famílias afetadas pelo massacre, incluída a do atirador: “Ao seguirmos em frente a partir do que aconteceu aqui, o que aconteceu com tanta gente, que isso não seja algo que nos defina, mas que nos inspire a ser melhores, que tenhamos mais compaixão e sejamos mais humildes”.

Apesar do momento atribulado pelo qual passamos, é preciso não perder a fé, como acima demonstrado, e batalhar pela vitória do Bem. Aos que, porventura, não consigam ainda compartilhar dessa crença, dedico reflexão de minha autoria, constante do livro “Cartilha de Reeducação Espiritual”: Pouco a pouco, a organização egoísta da sociedade foi abalando o acervo de tradições reunido por todos os que lutaram e sofreram na construção dos povos. Tudo isso vem sendo sacudido, e a muitos pode parecer que entramos em indesviável rota de colisão e que a Humanidade inteira se desfará definitivamente em destroços. Mas tal não se dará, por pior que as coisas se mostrem. O que irá colidir e destruir-se é a civilização da maldade. (...) E como escreveu Pedro Apóstolo, em sua Segunda Epístola, 3:13: “Esperamos novos céus e novas terras, nos quais habita a Justiça”.


ORAÇÃO

Convido os amigos leitores e leitoras para, juntos, entoarmos uma tocante prece de Francisco de Assis (1181-1226), patrono da Legião da Boa Vontade. Ele amava muito as criancinhas. Versão de Alziro Zarur (1914-1979):

“Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa Paz;/ Onde haja ódio, consenti que eu semeie Amor;/ Perdão, onde haja injúria;/ Fé, onde haja dúvida;/ Verdade, onde haja mentira;/ Esperança, onde haja desespero;/ Luz, onde haja treva;/ União, onde haja discórdia;/Alegria, onde haja tristeza.

“Ó Divino Mestre!/ Permiti que eu não procure/ Tanto ser consolado quanto consolar;/ Compreendido quanto compreender;/ Amado quanto amar./ Porque é dando que recebemos;/ Perdoando é que somos perdoados;/ E morrendo é que nascemos para a Vida Eterna”.

Em tempo: quanto ao “fim do mundo”, segundo o Calendário Maia, em 21 de dezembro corrente, podemos dormir em paz, porque o nosso esforçado planeta vai continuar. Aliás, quem pode acabar com ele somos nós mesmos (Isaías, 24:5 e 6).


José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com



Polícia prende suspeitos de tráfico em Itajaí

Policiais da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Itajaí prenderam duas mulheres e um homem suspeitos de tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira. Cinco adolescentes foram apreendidos no local.

A operação da DIC começou por volta das 7h com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão numa casa no Bairro Nossa Senhora das Graças, o popular Matadouro.

Lá, os policiais localizaram pedras de crack embaladas para a venda. De acordo com o delegado Celso Pereira de Andrade, os suspeitos eram investigados há pelo menos dois meses. Eles usavam os adolescentes para vender a droga e não serem pegos caso houvesse alguma batida da Polícia Militar.

Um dos adolescentes apreendidos, de apenas 15 anos, é suspeito de ter assassinado outro jovem.

Homem ligado ao PGC é preso por tráfico em Brusque

Nesta terça-feira, as polícias Civil e Militar de Brusque prenderam um casal no Bairro São Pedro. Um homem de 22 anos e uma mulher de 27 anos foram encaminhados à delegacia para cumprir mandado de busca e apreensão, expedido pelo juiz da comarca, Edemar Leopoldo Schlösser.

De acordo com o delegado Alex Bonfim Reis, da Divisão de Investigações Criminais (DIC), investigações realizadas antes da prisão indicam a ligação do rapaz com o grupo criminoso PGC (Primeiro Grupo Catarinense). Com o casal foi encontrada uma pequena quantia de entorpecentes e uma grande quantidade de dinheiro.

Ambos responderão por tráfico e associação para o tráfico. O rapaz foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque e a mulher, aguarda vaga em um presídio feminino.