quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Centro Integrado de Saúde de Itajaí terá heliporto

O Centro Integrado de Saúde (CIS) contará com heliporto para atendimento de pacientes em casos de urgência ou emergência em Itajaí. A unidade se credencia para o pouso de helicópteros de serviços de saúde e resgate. O aeródromo está sendo construído pela Secretaria de Obras dentro da área do CIS e tem prazo de entrega de 10 dias.

Em funcionamento, o Centro Integrado de Saúde (CIS) disponibilizará pronto-atendimento 24h, serviços de eletrocardiograma, radiologia, leitos de observação e sala para pequenas cirurgias. O espaço terá ainda Centro de Diagnóstico por Imagens; Posto de Assistência Médica e Policlínica com espaço para pós-consulta, consultórios médicos, sala de apoio e diagnóstico e ambiente para imobilização de fraturas.
Além do setor administrativo, laboratório central de análises clínicas e Centro de Treinamento. Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, o CIS deverá prestar uma média mensal de 15 mil atendimentos e 2.200 exames radiológicos no Pronto-atendimento.

Câmara de Itajaí aprova em primeira votação redução no número de vereadores

redução de 21 para 17 cadeiras no Legislativo em Itajaí foi aprovada em primeira votação nesta terça-feira à noite, na Câmara de Vereadores de Itajaí. A proposta passou por unanimidade, com 21 votos a favor. Mas ainda precisa passar por segunda votação, no dia 27 de setembro. 

Junto com a proposta de redução a Câmara aprovou também em primeira votação um projeto que extingue 12 cargos comissionados _ com a extinção de quatro vagas de vereador, também se extinguem oito cargos de assessor parlamentar e quatro de chefe de gabinete. 

Embora simpática em período eleitoral, a redução no número de vagas na Câmara não atendeu exatamente o que pedia o projeto de iniciativa popular protocolado pelas entidades de classe da cidade com mais de 10 mil assinaturas. Originalmente, a proposta previa redução de 21 para 12 cadeiras. Diante da resistência de boa parte dos vereadores, a Associação Empresarial de Itajaí (ACII), que encabeçou a luta pela redução, acabou concordando com o número de 17 parlamentares. Ainda que entre em segunda votação antes das eleições municipais, a redução só vale a partir de 2020.