O professor Alaim Souza Neto, 39 anos, e o bancário Gustavo Felipe de Souto, 21 anos, moradores de Araranguá, se tornaram o primeiro casal homossexual masculino de Santa Catarina a se beneficiar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que aprovou a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Há dois meses, uma juíza e uma servidora municipal de Itajaí se casaram e foram as pioneiras no Estado.
O casal não pretende servir de exemplo ou referência para que outros homossexuais tenham a iniciativa de buscar a união estável. Alaim e Felipe afirmam que decidiram se casar unicamente para serem felizes e terem assegurados direitos e deveres.
Vivendo juntos desde 2010, os dois já haviam providenciado outros documentos com valor legal antes mesmo da decisão do STF. Primeiro fizeram uma Escritura Pública de Declaração, na qual incluíram itens e circunstâncias que deveriam ser respeitados, como o patrimônio adquirido pelo casal. Depois veio o registro de União Estável Homoafetiva, que pouco tempo depois se transformou no recém-celebrado casamento civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário