Itajaí conta com um veículo para cada quatro habitantes. São 24 novos veículos circulando nas ruas todos os dias, sendo que quase 60 % das pessoas utilizam carros e motos para se locomover na cidade.
Apenas 9% dos moradores utilizam bicicletas, 22% se deslocam a pé e 6,53% utilizam o transporte público.
O motivo do baixo índice do uso do transporte coletivo foi justificado, principalmente, por falta de linhas e poucos horários disponíveis.
Os dados foram apresentados durante a audiência pública que discute a mobilidade urbana no município. Nesta segunda-feira, o encontro coletou propostas de melhorias para os bairros Cordeiros, Salseiros e Murta.
Apesar dos problemas enfrentados nessas localidades, somente 43 pessoas participaram da audiência para propor sugestões. O novo acesso da Murta também seguiu como proposta para o plano diretor, sugerido pelo Vereador Márcio Dedé e um grupo de moradores. Além disso, também discutiram possíveis melhorias e elaboraram uma série de sugestões como interligar o Salseiros com o Portal II, a conclusão da Avenida Mário Uriate (próximo a Rua Enedina D'Ávila Ferreira), não permitir conversão à esquerda na Avenida Reinaldo Schmithausen, com o intuito de fluir melhor o trânsito e até mesmo, descentralizar os serviços em centros de atendimentos ao cidadão em bairros mais afastados, para evitar o deslocamento dos moradores até o centro, quando precisam resolver serviços básicos.
"A mobilidade urbana é muito importante para promover a qualidade de vida. Por isso, fiz questão de sentar com os moradores e junto a eles discutir e elaborar propostas para garantir o futuro sustentável da nossa cidade", conclui o Vereador Márcio Dedé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário