O Espaço Cultural da Câmara de Vereadores de Itajaí recebe até 20 de novembro a exposição “Parque Dom Bosco: Hoje e sua História”. A mostra fica aberta para visitação das 8h às 19h, sem fechar para o almoço. Essa é uma oportunidade de reviver os mais de 53 anos da instituição salesiana, consolidando o importante papel dessa obra social na nossa cidade. Você que foi aluno daquela casa não perca essa chance de relembrar o tempo que passou em companhia de salesianos e amigos.
A exposição conta um pouco a história de Dom Bosco, padre de origem italiana que fez e ainda faz a diferença na vida dos que conhecem o seu legado. Apresenta também um resumo da história da instituição e de algumas pessoas que passaram pela Casa Salesiana e hoje se destacam na vida profissional. Um exemplo é o jovem Jairo da Costa Junior que foi educando do Parque Dom Bosco em 1999 e frequentou o curso de Impressora Off set. Ele iniciou a vida profissional trabalhando em gráficas e, posteriormente, seguiu carreira como designer gráfico. Hoje, Jairo é formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no curso de Design Industrial. Possui especialização em Design Gráfico e Mestrado em Design pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, Jairo é PhD em Design na Universidade Tecnológica de Delft na Holanda. Enorme orgulho para todos nós educadores daquela casa. E assim como ele, são centenas de bons exemplos espalhados por nossa querida Itajaí, Santa Catarina e pelo mundo.
A exposição também retrata o Parque Dom Bosco nos dias atuais. Atualmente, a obra social conta com a colaboração de 47 profissionais e atende diariamente mais de 750 crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar. Oferece oficinas com atividades lúdicas, de recreação e esporte e incentiva a reciclagem de materiais através da criação de artes manuais. Estimula a cultura através de oficinas de dança e violão. Oferece ainda cursos nas áreas administrativas, de informática e panificação para jovens com idade entre 14 e 24 anos.
Se você ainda não conhece o trabalho desenvolvido no Parque Dom Bosco, estão expostas nos painéis, fotos que representam todas essas atividades socioeducativas. Confira esse belíssimo trabalho que começou em 1961 com o Irmão Minella e até hoje atende educandos em situação de vulnerabilidade social em nossa cidade.
Na exposição também são homenageados profissionais que ainda hoje fazem a diferença na instituição, como o funcionário Sidney Russi, que começou como marceneiro em 1988 e, atualmente, após 26 anos de dedicação, é o coordenador do setor de manutenção estrutural da entidade. A Luciana Corrêa de Mello é outra profissional lembrada pelo compromisso que tem com a instituição desde 1996. Hoje, Luciana é coordenadora financeira do Parque e assessora a direção. São mais de 18 anos de parceria com os salesianos. E quem não conhece a Maria do Parque Dom Bosco? Maria dos Passos Ferreira da Costa é coordenadora das Oficinas Alternativas, programa que atende crianças e adolescentes com idade entre 6 e 13 anos. Maria trabalha na instituição desde 1986. São 28 anos de amor entre essa profissional, educandos e familiares. São pessoas como essas que fazem o Parque Dom Bosco ser o que é: uma referência para Itajaí e região. Parabéns!
Giovani Felix - Vereador em Itajaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário