A Defesa Civil de Itajaí começou nesta segunda-feira de manhã uma série de vistorias nas áreas de encostas de morros no município. O órgão está em estado de atenção por conta da grande quantidade de chuva que caiu nos últimos dias. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, a chuva acumulada chega a 120mm em quatro dias, quase toda a quantidade prevista para um mês.
- Neste momento, não temos ocorrências de inundações. Nossa preocupação são as encostas dos morros e, por isso, estamos vistoriando os locais para constatar qualquer movimentação.
A recomendação do coordenador é que moradores também fiquem atentos a qualquer movimento de terra ou rochas e à inclinação de postes ou árvores. Nesse caso, a família deve sair de casa e acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros. É importante também evitar caminhar em áreas alagadas, pelo risco de ferimentos ou de ser arrastado pela correnteza, especialmente próximo a córregos ou pontes com pontos alagados.
O pico da maré alta foi registrado nesta segunda-feira por volta das 4h, conforme a Defesa Civil, e por isso, alguns pontos demoram um pouco a baixar. Há acúmulo de água em alguns trechos de ruas e avenidas, como no acesso à cidade pela Avenida Vereador Abraão João Francisco, a Contorno Sul.
Ainda de acordo com o coordenador, foi pedido atenção nas barragens do Alto Vale para segurar ou manobrar as barragens, já que a previsão é de chuva forte até esta terça-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário