quinta-feira, 16 de julho de 2015

TJ nega liberdade a vereador Zé da Codetran preso em operação do Gaeco

Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou o pedido de liberdade feito com urgência pela defesa do vereador José Alvercino Ferreira, Zé da Codetran (PP), na madrugada de quarta-feira. Ele foi preso preventivamente na manhã da última terça-feira durante a operação Parada Obrigatória I e II feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em Itajaí. 

A liminar foi apreciada pelo desembargador Jorge Luis Costa Beber de madrugada, mas ainda falta ser julgado o mérito do habeas corpus _ quando o jurista avalia as razões expostas pelo advogado para decidir se atende ou não ao pedido _ ainda sem prazo para ocorrer. O advogado do vereador, Luiz Antônio Alves, afirma que ainda não teve acesso ao conteúdo das investigações.

— É uma das questões que levantamos no habeas corpus: estamos há 48 horas sem ter contato com as provas — diz.

No pedido de soltura a defesa também alegou que Zé foi exposto a "ato humilhante execrável" por ter fotos do seu cadastro no Presídio da Canhanduba divulgadas em redes sociais. No entanto, o desembargador não considerou a exposição da imagem justificativa para a soltura. 

Conforme Alves, Zé não sabe do vazamento: 

— Acho que seria um constrangimento muito grande para ele neste momento.

O advogado informou que a partir desta quinta, Zé também está sendo representado por um escritório de advocacia de Florianópolis, sem informar o nome. Segundo o advogado, só vai ser feito um novo pedido de liberdade após a defesa ter acesso ao processo.

— Ele (Zé) está sem entender a razão da prisão, se mostrou muito desinformado. Está transtornado — conta.

O advogado também informou que o vereador está sozinho em uma das celas do Presídio da Canhanduba porque conta com curso superior. Como está no setor de triagem, o vereador ainda não recebeu visita da família. O único pedido feito por ele, de acordo com Alves, foi uma bíblia.

— Ele é muito religioso, costuma frequentar a igreja.

O vereador também teria pedido ao advogado para "acalentar" os familiares e amigos porque "ele está com a consciência tranquila". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário