O superintendente do Porto, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, assinou na última semana o contrato com a Construtora Triunfo S/A para a realização de dragagens de manutenção das profundidades de 14,5 metros no canal externo e 14 metros no canal interno e bacia de evoluções do Complexo Portuário do Itajaí. A empresa é vencedora do processo licitatório 021/2012 e a dragagem inicia até o próximo dia 15 de outubro. Os serviços serão executados pela draga Virgínia, que opera no sistema hopper e tem capacidade de 750 metros cúbicos. Segundo a empresa contratada, o equipamento já está na região.
“Com a contratação dos serviços vamos manter as profundidades de 14 metros e 14,5 metros, obtidas após as dragagens de aprofundamento realizadas pela Secretaria de Portos (SEP) e concluídas no final do ano passado, o que garantirá que Itajaí possa competir em nível de igualdade com os principais portos brasileiros”, diz Ayres. O contrato tem a vigência de 60 meses e o custo mensal dos serviços gira em torno de R$ 1,4 milhão, em recursos próprios do Porto.
O contrato com a Triunfo prevê ainda a execução de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, contemplando todas as etapas de geração, transporte, segregação, coleta e destinação final, de acordo com as normas ambientais vigentes e em convênio com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A instituição tem parceria de cooperação técnico-científico com a Autoridade Portuária, para prestar assessoria e realizar monitoramentos ambientais na área de influência do Porto de Itajaí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário