quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Coordenador da Defesa Civil falou demais: Timbó terá que fazer nova lista de beneficiados pelo FGTS

Um clima de apreensão tomou conta do primeiro dia de atendimento para saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nesta quarta-feira, em Timbó. A população queria ter certeza de que todos os moradores teriam direito ao saque, inclusive aqueles que não foram atingidos pela enchente de setembro, conforme informação repassada pela Defesa Civil do município.
Este dado, entretanto, era contestado pela Caixa, que levava em conta que Timbó havia declarado situação de emergência. Baseada na legislação, a Caixa defendia que apenas trabalhadores realmente atingidos pela enchente é que poderiam sacar o benefício.
Por enquanto, o calendário está mantido, sem modificações. Mas a prefeitura terá de entregar uma nova lista à Caixa. O superintendente regional em exercício da Caixa, Vilmar Back, e o gerente regional de atendimento, José Francisco Zimmermann, foram a Timbó para acompanhar o atendimento na Escola Padre Martinho Stein. Quatro gestores da Caixa, do setor de FGTS, de Florianópolis foram até Timbó para averiguar a situação. Quem também compareceu ao local foi o prefeito Laércio Schuster.
O que levou a cúpula da Caixa a Timbó foi o fato de o município ter decretado situação de emergência mas ter incluído todas as ruas no Relatório de Avaliação de Danos (Avadan), documento exigido pela Caixa e que deveria mostrar apenas as localidades atingidas pela enchente.
Terça-feira, em entrevista ao Santa, o coordenador da Defesa Civil da cidade, Osvaldo Roberto Brodwolf, admitiu que no Avadan constava "100% da cidade porque todas as pessoas foram afetadas com a enchente, direta ou indiretamente". No dia 6 de outubro, um comunicado oficial foi divulgado no site da prefeitura de Timbó informando que todos os moradores teriam direito ao saque parcial do FGTS.
No início da tarde desta quarta-feira, Back disse que o grupo gestor do FGTS emitiu uma nota à prefeitura para que ratifique ou retifique a relação de ruas atingidas pela enchente. Segundo Back, é a prefeitura que tem a competência de dizer quem realmente foi atingido pela enchente.
Só a partir da manifestação da prefeitura é que a Caixa vai tomar uma decisão sobre o assunto. Até esta resposta, que deve ser dada na semana que vem, o calendário de atendimento em Timbó segue normalmente, conforme cronograma parcial estipulado pela Caixa.

Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário