A história da licitação dos mototáxis em Blumenau começou em fevereiro de 2012, quando a concessão anterior já estava vencida e os profissionais, na época 38, trabalhavam com autorizações especiais do Seterb. O processo exigia a aprovação em exame específico sobre condução de passageiros em motocicleta, mas ninguém possuía. Os concorrentes entraram com recurso e ganharam mais tempo para fazer o curso. Em paralelo, a licitação ficou suspensa.
Em fevereiro deste ano, a licitação foi reaberta com modificações, como a que os mototaxistas teriam até 31 de julho para se adequar, inclusive o curso regulador. Houve somente 18 interessados que, desde fevereiro, eram os únicos a poder trabalhar, com a promessa de entregarem todos os documentos até o prazo. Em 1º de agosto, 10 entregaram e, portanto, estão habilitados, o que demonstra a falta de interesse em se trabalhar como mototaxista. Em outros municípios da região, o problema não ocorre.
No entanto, o presidente do Sindicato dos Motociclistas (Sindimoto) de Blumenau e região, Leomar Antonio Gottcheski, conta que há cerca de 20 outros motociclistas atuando com o transporte de passageiros. Esses trabalham ilegalmente e, segundo o diretor de transportes do Seterb, Lairto Leite, serão fiscalizados e punidos, podendo perder até a licença para pilotar. Os mototaxistas autorizados têm uma carteirinha de identificação, além de coletes e adesivos nas motos.
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