quinta-feira, 30 de junho de 2011

Parece que foi ontem...


Estou comemorando 55 anos de trabalho na LBV. Amanhecia 29 de junho de 1956 – Dia de São Pedro e São Paulo. Nasci no Rio de Janeiro. Com 15 anos, num gesto intuitivo, liguei o rádio. Estava no ar a Tamoio. Vivíamos os festejos juninos. Surpreso, ouvi os acordes de “Noite Feliz!” em tempo ainda distante do Natal. E logo vibrou a palavra de Alziro Zarur (1914-1979). Esse fato mudou a minha vida, tal qual a de tantos outros que aguardavam algo que lhes falasse o que precisavam ouvir a respeito de Quem, no dizer de João Batista, nem somos merecedores “de limpar-Lhe o pó das sandálias”: Jesus! Zarur entoava o “Glória a Deus nas Alturas, Paz na Terra aos homens de Boa Vontade!” (Evangelho segundo Lucas, 2:14.) Naquela hora, como que um raio desceu sobre mim, mas não me fulminou. Pelo contrário: percebi que não sou apenas um produto da carne, posto que certa mentalidade por aí faz alguns pensarem que este mundo seja um açougue. Tenho espírito. Não em resultado de combinações químicas cerebrais, porquanto a inteligência situa-se além do corpo, como que havendo uma mente psíquica fora do cérebro somático. (...) A partir daquele momento, o que foi despertado em mim não poderia surgir de um pedaço de matéria que um dia se transformará na rebelião famélica dos vermes. Ah! Somos alguma coisa bem superior, que sintoniza as estrelas! É essencial ter, portanto, em nós um diapasão que ressoe na grandeza de sua melodia. (...) No mesmo instante, virei-me para minha saudosa mãe, Idalina de Paiva (1913-1994) e, decidido, sentenciei: “É com esse que eu vou!”.

Aprendi nestes anos de vida legionária que ninguém faz nada sozinho. No meu 55º aniversário de trabalho nesta Obra – que luta ininterruptamente por um Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz – compartilho também essa marca com todos os que, com suas preces e apoio às nossas iniciativas, formam a grande família da Boa Vontade de Deus.

SAUDAÇÃO DE SUCESSO
O Brasil ganha mais um destacado espaço nas Nações Unidas. O brasileiro José Graziano da Silva foi eleito o novo diretor-geral da agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO). A ele, nossos votos de pleno êxito nessa importante empreitada.

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO
Com o tema “Ensino de qualidade: um olhar além do intelecto”, o Instituto de Educação da LBV, na capital paulista, sediará, a partir desta quarta-feira (29/6) até 1º de julho, sexta, o 10º Congresso Internacional de Educação da LBV.

O encontro apresentará palestras e oficinas pedagógicas direcionadas à formação continuada de profissionais do ensino, com enfoque na qualidade de aprendizado, aliada à Espiritualidade Ecumênica, na construção de uma Cultura de Paz.

Educadores renomados já confirmaram presença. Entre eles: dr. Içami Tiba, psiquiatra; Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação — DFIGE/SEB; Vasco Pedro Moretto, Mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá; Silvana Pepe, Pedagoga na área de Orientação Educacional e Administração Escolar, especialista em Educação; Jairo de Paula, Professor, Escritor e Conferencista Internacional; Maria Suelí Periotto, Supervisora da Linha Pedagógica da LBV; Sueli Ramalho Segala, ministra aulas de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no Sindicato dos Professores de São Paulo, SINPRO-SP; e Neide de Aquino Noffs, Diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Para se inscrever, acesse: www.boavontade.com/congressodeeducacao ou, ainda, pelos tels. (11) 3225-4590 e 3361-6078.

SOLIDARIEDADE
No domingo, 26/6, retornou ao Mundo Espiritual o ilustre dr. Paulo Renato Souza. Em 1996, ano em que o governo brasileiro proclamou como o da Educação, tive o prazer de recebê-lo no conjunto educacional da LBV, em São Paulo/SP. Ele estava à frente do Ministério da Educação e do Desporto.
Ao seu Espírito eterno, pois ninguém morre, a nossa saudação de Paz. Nossa solidariedade a seus familiares e amigos.

_____________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário