domingo, 9 de dezembro de 2012

Itajaí vai sediar a chegada da Regata Jacques Vabre

A organização da Regata Jacques Vabre, que cruza o Oceano Atlântico a partir da cidade de Le Havre, na França, anunciou na tarde deste sábado que Itajaí vai sediar a chegada da competição em 2013. A divulgação ocorreu no Salão Náutico de Paris, que reúne empresas ligadas ao mercado náutico de lazer e competição de todo o mundo.

A presença do prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, e do prefeito de Le Havre, Edouard Philippe, selou a parceria entre as duas cidades para a realização do evento, reconhecido como uma prova clássica no mundo da vela e que reúne alguns dos melhores velejadores da Europa.

A expectativa é que mais de 40 barcos participem da disputa, que inicia em 3 de outubro e deve chegar a Itajaí 20 dias depois.

Os competidores se dividem em três categorias, com barcos de 40, 50 e 60 pés. Segundo a gerência esportiva da prova, há ainda a possibilidade de criação de mais uma categoria, ainda não definida. Para sediar a Jacques Vabre, Itajaí terá que apresentar 400 mil euros em royalties. Outros 2 milhões de euros serão pagos pela cidade de Le Havre e pela empresa Jacques Vabre, que patrocina o evento.

Segundo o prefeito Jandir Bellini, o recurso deve vir da iniciativa privada e do governo do Estado — algo que já estaria acertado, de acordo com ele. Não há exigência em relação à estrutura, que, a exemplo da Volvo Ocean Race, que Itajaí recebeu em abril, será feita pela organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário