quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto institui Programa Obesidade Zero em Santa Catarina

Projeto do deputado Dado Cherem (PSDB), que institui o programa Obesidade Zero em Santa Catarina, tramita na Assembleia Legislativa.
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças como hipertensão arterial, cardiovascular, cerebrovascular, diabetes, câncer, osteoartrite, entre outras.

“Em razão dessas implicações causadas para a saúde é necessário uma pronta ação do Estado, por isso sugeri o projeto. Ficará sob a coordenação da Secretaria da Saúde, que terá um programa destinado à prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no sentido de garantir a saúde física da população”, afirmou o deputado.

O programa Obesidade Zero terá ações como orientação e conscientização da saúde alimentar, nutrição saudável e prevenção da obesidade nas escolas por meio de palestras e outras modalidades pedagógicas como instrumentos de difusão do aprendizado para o núcleo familiar.

Também fará o estímulo aos hábitos de vida relacionados ao combate da obesidade como a prática de exercícios regulares, alimentação saudável e controle da pressão arterial.
Outra ação serão aulas de educação física para a população com o objetivo de tornar a atividade física um hábito, assim como campanhas publicitárias institucionais para o controle da obesidade.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Regional de SC), manifestou-se inteiramente favorável ao projeto de lei e colocou-se à disposição para participar da implantação do programa.

Em carta ao deputado Dado, o presidente da SBEM/SC, Itairan da Silva Terres, assegurou que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia pode dar apoio institucional ao programa como também estimular a participação ativa dos associados nas atividades previstas.

O projeto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, está em análise na Comissão de Finanças e depois passará pela Comissão de Saúde para ser levado ao plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário