quarta-feira, 28 de março de 2012

Eleitor têm até 9 de maio para regularizar título

Os cidadãos que vão participar da eleição do dia 7 de outubro têm até 9 de maio para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Este prazo inclui solicitar o primeiro título, alterar nome ou estado civil no documento e transferir de um domicílio eleitoral para outro.

O pleito municipal para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores será realizado em 5,5 mil municípios brasileiros. O voto é facultativo para os jovens que tem entre 16 e 18 anos.

São três os tipos de regularização. O primeiro é o alistamento eleitoral, para os que farão o título pela primeira vez. Para encaminhar o documento é obrigatório comparecer à Central do Eleitor com carteira de identidade, comprovante de residência e, se forem homens, certificado militar. O outro tipo é a atualização do título com alteração do nome ou estado civil. Neste caso, o eleitor deve levar carteira de identidade e comprovante da alteração, por exemplo, certidão de casamento para atualizar o estado civil.

E, por último, há a transferência de domicílio eleitoral que exige comprovante de residência, carteira de identidade e estar residindo há três meses na cidade onde será a votação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário