quarta-feira, 28 de março de 2012

Fórum intersetorial na América Latina

Paiva Netto

Num improviso que fiz na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 20 de junho de 1987, no sugestivo auditório do Ecumenismo Total, da antiga sede da Legião da Boa Vontade na capital fluminense, ressaltei que não se erige uma pátria melhor e um povo mais feliz fazendo coleção de seus defeitos, todavia os corrigindo e catalisando os acertos dela. É verdadeiro suicídio querer compatibilizar os homens por aquilo que têm de condenável. A conciliação tem de ser feita por cima: por suas virtudes e qualidades eternas. Um país progride na razão direta do talento e da pertinácia de seus filhos (...). O mesmo ocorre em âmbito planetário.

É sob a inspiração dessa cultura que a LBV está realizando em diversas cidades do Brasil e da América Latina, desde 13 de março, o 9º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 6ª Feira de Inovações em suporte à Revisão Ministerial Anual do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc), que se encerrará no dia 28 deste mês.

Na concretização do encontro, a LBV conta com o suporte do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UN/Desa) e o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio). Com foco no tema “A redução da pobreza e a promoção do emprego e do trabalho decente no contexto de uma economia verde”, colabora para os debates da Revisão Ministerial Anual do Ecosoc e da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que se dará em 2012.

O evento já ocorreu na capital fluminense, no Centro Educacional da LBV; em Brasília/DF, no ParlaMundi da LBV; em Assunção, no Congresso Nacional do Paraguai; e em La Paz, na Bolívia. Haverá igualmente reuniões em Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina (28).

Agradeço às autoridades, personalidades e público em geral que vêm prestigiando esses trabalhos, que visam realmente a um mundo melhor e sustentável para todos.


ECUMENISMO DAS RAÇAS

Quarta-feira, 21 de março, foi o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Lembremos três versículos do ensinamento de Jesus, o Profeta Divino, Evangelho segundo João, capítulo 10:

“14 Eu sou o Bom Pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,

“15 Assim como o Pai me conhece, Eu também conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.

“16 Ainda tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco. A mim me convém conduzi-las. Elas ouvirão a minha voz. Então, haverá um só Rebanho e um só Pastor”.

Vê-se na palavra do Cristo Ecumênico que o Seu propósito é justamente agregar a todos sem distinção. E sabemos que para isso deu a própria vida. Apesar de já se terem passado dois milênios, a sociedade ainda carece compreender e vivenciar esse Ecumenismo étnico.


DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN

Ainda em 21 de março, tivemos o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data, comemorada internacionalmente a partir deste ano, nasceu de um projeto de resolução apresentado pelo Brasil e adotado, por consenso, pela III Comissão da Assembleia-Geral das Nações Unidas (AGNU). Trata-se de ensejo relevante para que a Humanidade se conscientize da importância do respeito e do apoio que tantos irmãos merecem e aguardam de todos nós. Convido os meus prezados leitores a ler artigo, intitulado “Síndrome de Down”, que publiquei no fim de 2011 na imprensa brasileira. Acesse-o no site www.paivanetto.com.


José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário