sábado, 31 de outubro de 2015

A morte não é o fim

Paiva Netto

Deus não é morte. É Vida. E Vida Eterna. O próprio Jesus revelou aos Seus discípulos que o Pai Celestial universalmente governa seres imortais.

“Não há morte em nenhum ponto do Universo”

Fui buscar no primeiro volume da coleção, de minha autoria, Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, o seguinte trecho, por bem apropriado:

Dois de Novembro é o chamado dia dos mortos.

Certa feita, um repórter perguntou-me se costumava orar por eles. Respondi-lhe: Naturalmente. Sentimos saudade daqueles que nos antecederam no caminho da grande Pátria Espiritual, o Mundo da Verdade. Lembremo-nos dos parentes e amigos com muito carinho. Compreende-se a saudade, mas não convém alimentar tristeza, porque isso perturba o Espírito da pessoa amada. Eles estão mais vivos do que nunca. Nada morre. Basta ver que o cadáver, que vestiu o Espírito, também se transforma em vida. A morte é um boato. O saudoso jornalista, radialista, poeta e escritor Alziro Zarur (1914-1979) ensinava que “não há morte em nenhum ponto do Universo”. Deus não é morte. É Vida. E Vida Eterna. O próprio Jesus revelou aos Seus discípulos que o Pai Celestial universalmente governa seres imortais, conforme a narrativa do Evangelho, segundo Marcos, 12:27: “Deus não é Deus de mortos, mas de vivos”. E arrematou: “Por não acreditardes nesta realidade, viveis equivocadamente”.

Aqueles que amamos não morrem jamais, mesmo já se encontrando no Mundo Espiritual. Muitos permanecem ao nosso lado, ajudando-nos; outros podem estar precisando de nossas preces. Oremos por eles, para que, quando chegue a nossa vez, alguém ore por nós, e agradeçamos a Deus por ser Deus de vivos. Os mortos não morrem.

Pascal (1623-1662) já definira: “A imortalidade da Alma tem para o homem tamanha importância, interessa-lhe tão profundamente, que é preciso ter perdido toda a sensibilidade para ser-se indiferente ao seu conhecimento”.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Acidente entre caminhão e carro deixa quatro mortos na BR-470

Um acidente no Km 177 da BR-470 deixou quatro mortos na tarde desta sexta-feira em Pouso Redondo. Um caminhão Mercedes-Benz, com placas de Salete. seguia sentido Litoral quando bateu frontalmente em um Fiat Siena de Blumenau que trafegava em direção ao Alto Vale. A ocorrência foi registrada por volta das 18h30min.
O helicóptero do Corpo de Bombeiros Arcanjo 03 chegou a ser acionado para transportar um menino de 9 anos ao hospital, mas Guilherme Moresco não resistiu e morreu em seguida. Outras três mulheres, Carmen Margarete Duarte Prawutzki de 56, Gladis Terezinha Duarte Silveira de 55 e a condutora Adrienne Duarte Silveira, 23 anos, 23 anos também estavam no Siena e morreram no local do acidente.
O condutor do caminhão, Valmor Rotta, 59 anos, não se feriu.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Fatma libera ampliação da Portonave

A Fatma entregou à Portonave, em Navegantes, licença ambiental de instalação (LAI) que permite ao terminal portuário preparar terreno (literalmente) para a terceira fase de ampliação. A área tem 156 mil metros quadrados e as obras ainda não têm data para começar, mas representam a aposta alta da empresa na vocação portuária da região.
A licença foi entregue ao superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Rivas, pelo governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, e o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick. A liberação vem apenas um mês após a Portonave ter passado a operar a segunda fase de implantação, que dobrou de 15 para 30 mil contêineres a capacidade de armazenagem, com investimento de R$ 120 milhões.
O terminal, que mudou a cara e a vocação de Navegantes, opera sozinho mais de 40% dos contêineres que passam por Santa Catarina. Movimentou 700 mil TEUs no ano passado e, apesar do ano instável para o comércio exterior, deve terminar 2015 no mesmo patamar.

Construtora compra edifício que teria inclinado durante obra em Balneário Camboriú

A construtora Pasqualotto & GT selou a compra na terça-feira o Edifício Dourado do Mar, alvo de uma disputa judicial desde o ano passado em Balneário Camboriú. Com rachaduras visíveis, o prédio sofreu inclinação provocada por uma obra da construtora, que fica no terreno vizinho. O empreendimento de 14 andares foi comprado por R$ 12,3 milhões, que serão divididos entre os 11 moradores. A demolição deve começar em dezembro.
O impasse foi resolvido quase um ano depois da Justiça embargar a obra do Vitra Residence, empreendimento que provocou os danos no Dourado do Mar. O acordo vem sendo costurado pela construtora e moradores há cerca de dois meses e foi concluído nesta terça-feira. A previsão é que os condôminos desocupem o edifício até 10 de dezembro, quando ele começará a ser demolido. A área de 440 m² será agregada ao Vitra.
– A demolição vai ocorrer em etapas e não por implosão. A estrutura será desmontada de cima para baixo, andar por andar, para não danificar os edifícios vizinhos. Depois a área vai ser incorporada ao Vitra através de mais vagas de garagem, salas comerciais e unidades habitacionais – explica o advogado da construtora, Alysson Sanches.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Moradores protestam em frente à delegacia de Balneário Camboriú após apreensão de adolescente

Cerca de 200 pessoas fazem uma manifestação nesta terça-feira em frente à Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Balneário Camboriú. Os protestos iniciaram após a apreensão de um adolescente de 17 anos suspeito de participar de um latrocínio em uma pizzariada cidade no sábado passado.
O crime vitimou Anderson Santos de Souza Kross, 31 anos, baleado com um tiro na cabeça. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria pedido ao adolescente que devolvesse sua carteira de motorista durante o roubo e acabou sendo atingido por um tiro. Kross morreu na noite de segunda-feira e foi sepultado nessa terça.

Conforme o delegado Eliomar José Beber, o adolescente apreendido nesta tarde pela PM confessou ter praticado o assalto à pizzaria e também um roubo em uma padaria no mesmo dia do latrocínio. Com o jovem foi apreendido um revólver calibre 38, com três munições intactas e uma deflagrada, que teria sido usado no crime.
— Já solicitamos uma vaga em algum Casep do Estado e estamos aguardando a resposta. A expectativa é que ainda hoje (terça-feira) ele seja transferido, até por questão de segurança — explica.
O protesto foi provocado porque o jovem é suspeito de ter dado o tiro que matou Kross. Na segunda-feira, outro adolescente de 17 anos envolvido no crime também foi apreendido pela Polícia Civil.
Para garantir a segurança da delegacia, que fica na Marginal Oeste da BR-101, a PM de Balneário precisou acionar reforço dos Pelotões de Patrulhamento Tático (PPT)de outras cidades da região. Cerca de 20 policiais estão monitorando a manifestação.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Jovem se afoga após canoa virar em bairro alagado de Rio do Sul

Um jovem de 21 anos se afogou depois que uma canoa virou enquanto ele e mais dois rapazes tentavam atravessar uma área alagada no bairro Barra do Trombudo, em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, nesta segunda-feira. Esta é a quarta morte registrada em decorrência das chuvas de outubro em Santa Catarina conforme a Defesa Civil do Estado. 

De acordo com o sargento James Rides da Silva, da 3ª Companhia de Bombeiros Militares de Rio do Sul, o acidente ocorreu por volta das 15h e vários moradores da localidade, inclusive familiares dos jovens que estavam na canoa, viram quando a embarcação virou.

Dois dos rapazes conseguiram nadar e ser socorridos por moradores da comunidade, que teria feito uma corrente humana para resgatá-los. Lucas Nunes, que teria menos habilidade para nadar, segundo informações colhidas pelo sargento com a população, teria ficado agarrado a um poste durante alguns momentos, mas não conseguiu resistir à força da correnteza e acabou levado pelas águas. 

As buscas pelo corpo de Lucas seguiram até a noite desta segunda e continuam na manhã de terça-feira. Uma equipe de mergulhadores de Lages foi acionada para dar apoio aos trabalhos.

As outras três mortes foram registradas desde o início das fortes chuvas deste mês: uma em Lebon Régis, quando uma pessoa foi atingida por um raio no dia 8; outra em Piçarras, no dia 15, quando a vítima recebeu uma descarga elétrica; e a terceira em Três Barras, que também registrou uma morte por afogamento no dia 17.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Regata Jacques Vabre começa na França com destino a Itajaí

A 12ª edição da regata Transat Jacques Vabre começou na manhã deste domingo com a participação de 42 barcos divididos em quatro classes. Os veleiros partiram da cidade francesa Le Havre para uma aventura de 10 mil quilômetros com destino a Itajaí. A prova é disputada em duplas e terá a estreia de uma equipe brasileira: Eduardo Penido e Renato Araújo formam a parceria a bordo do barco Zetra.
Os barcos partiram da França com ventos fracos e muita corrente, o que atrasou a entrada no Canal da Mancha. A expectativa dos brasileiros é grande sobre os desafios que estão por vir:
– A ansiedade é grande, pois não é uma prova simples de ser feita. O primeiro objetivo é passar esse trecho mais difícil no Golfo de Biscaia e depois poupar o barco para tentar chegar inteiro em Itajaí – contou Renato Araújo. Cada classe terá seu vencedor.
As duplas terão de passar pelo movimentado Canal da Mancha, os ciclones previstos no Golfo de Biscaia – também conhecido como Golfo da Gasconha, situado entre as costas da Espanha e da França –, a linha do Equador e toda a costa brasileira até a região Sul. Os mais rápidos devem completar a regata em 11 dias. Os brasileiros do Zetra projetam de 20 a 25 dias de prova.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Adolescentes suspeitos de matar haitiano em Navegantes são levados para Caseps de SC

Três adolescentes suspeitos de participar do assassinato do haitiano Fetiere Sterlin, 33 anosforam apreendidos na tarde desta quinta-feira em Navegantes. Entre eles está o jovem de 17 anos que assumiu a autoria do crime e chegou a ser liberado por falta de vaga nos Centros de Atendimento Socioeducativo Provisório (Caseps) do Estado — o de Itajaí está interditado desde abril deste ano. O trio será encaminhado para as unidades de Joinville e Blumenau.
Conforme a Polícia Civil, um adolescente de 14 anos também foi apreendido em função do crime, mas permanece solto por falta de vaga. O homem de 24 anos, preso na quarta-feira, já foi conduzido ao presídio da Canhanduba, em Itajaí.
O delegado Rodrigo Coronha afirma que a linha de investigação é a de homicídio qualificado por motivo torpe e sem condições de defesa. Na quarta-feira, após ouvir o adolescente que assumiu o crime, o responsável pelas investigações havia descartado a hipótese de crime de ódio. Porém, afirmou nesta quinta que a motivação ainda não está clara.
— Já ouvimos 14 pessoas, mas têm ainda muitas para serem ouvidas, entre elas a namorada do adolescente — acrescenta o delegado.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Rio do Sul tem 400 pessoas em abrigos

Com o aumento da chuva, o nível do rio Itajaí-Açu sobe 10 centímetros a cada hora nesta quinta-feira em Rio do Sul. A cidade que está em estado de emergência tem mais de 400 pessoas distribuídas em 12 abrigos. Segundo o assessor da Defesa Civil de Rio do Sul, Clóvis Cucco, ao meio-dia o rio estava em 9,81 metros. A cota de segurança na cidade é de 11,5 metros.

— Dos 25 bairros, 22 deles estão alagados ou apresentam pontos de inundação. Não registramos pontos de deslizamentos e por enquanto as entradas e saídas das cidades estão normais. Nossa maior preocupação é com a barragem de Ituporanga que já verteu — reforça. 

Os bairros Canoas e Taboão, já atingidos pela cheia da semana passada, são os mais castigados neste momento.

Ituporanga também teve alagamentos 

Na noite de quarta-feira o rio Gabiroba, afluente do rio Itajaí do Sul, alagou o Centro da cidade. Na manhã desta quinta-feira a situação já havia melhorado, apenas alguns pontos ainda apresentavam alagamentos.

De acordo com a Defesa Civil de Ituporanga, 11 famílias estavam em abrigos da cidade. Nesta manhã o nível do rio estabilizou em 2 metros e os alagamentos na área central só começam na marca de 3,20 metros. A maior preocupação nesta quinta-feira é com a barragem de Ituporanga, que está com as cinco comportas fechadas e às 13h a água vertia 80 centímetros. Com este cenário, não se tem controle do escoamento de água.

Itajaí está em estado de alerta

A Defesa Civil ativou o abrigo no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, em Cordeiros. Moradores do Limoeiro já estão sendo encaminhados para o local.
Nesta manhã (22) foram atendidos dois escorregamentos de terra de pequeno porte na rua Venezuela, na Fazenda. A defesa civil já prestou atendimento no local. E alagamentos nas ruas Ananias Caetano da Silva, Maria Lucília Adami, Ver. Germano Luiz Vieira, Virgílio Cadore, Avenida Itaipava, acesso ao Campeche, Serafim Gamba, Henrique Bianchini e ponte da BR 101.
A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos durante a tarde em Itajaí, devido ao pico de maré projetado para 90 centímetros, às 11h42, nesta quinta-feira (22). 
A maré alta deverá provocar um represamento nas águas do Rio Itajaí-Mirim e atingir as áreas de maior vulnerabilidade. Ainda para a tarde, está projetado a elevação do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau, alcançando 8,3 metros.

Binário do São Vicente, em Itajaí, começa a funcionar na segunda

binário do bairro São Vicente já tem data de conclusão: a próxima segunda-feira. Com atraso de quatro meses, o fim das obras será marcado pela mudança de sentido nas ruas Estefano José Vanolli e Otávio Cesário Pereira, que passam a ter mão única. A partir dessa semana a prefeitura de Itajaí já começa a distribuir folhetos para orientar a população sobre as alterações no trânsito.
A modificação no sentido das duas ruas é a principal mudança proposta no binário para desafogar o trânsito no bairro. No início do mês foram feitas trocas em outras vias transversais para que o sistema funcione adequadamente.
A parada obrigatória na Rua Rui Vieira, por exemplo, passou a ser na Otávio Cesário Pereira. As Ruas Arquiteto Nilson Edson dos Santos e Manoel Francisco Coelho também se tornaram mão única e receberam ciclovia.
No entanto, nem todas as melhorias ficarão prontas a tempo para a inauguração. De acordo com o engenheiro e fiscal de obras da prefeitura, Joelcir Zatta, alguns acabamentos em calçadas e a pintura viária das travessias da ciclovia da Estefano ficarão faltando. Os trabalhos continuam após o início do funcionamento do binário.

Operação Rota Livre prende policiais rodoviários federais em SC

Um policial rodoviário federal recentemente afastado das funções foi preso nesta quarta-feira em Balneário Camboriú, como parte da Operação Rota Livre, deflagrada pela Polícia Federal de Joinville. Na região, também foram cumpridos mandados de busca em Penha e Camboriú.
A operação apurou que policiais usariam o posto da PRF de Barra Velha para desvio de mercadorias apreendidas. O esquema tinha como foco ônibus de excursão que vinham de roteiros de compras no Paraguai.
Policiais cobravam propina para liberar as mercadorias ou as apreendiam irregularmente _ não lavravam documento de apreensão e não encaminhavam o material à Receita Federal, possivelmente desviando os produtos em proveito próprio.
A investigação teve início em 2014, a partir de denúncias feitas por passageiros lesados perante a própria Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal. Ao fim do processo, a própria PRF encaminhou toda a documentação para a Polícia Federal.
O policial preso em Balneário já respondia processo administrativo por outros crimes e havia sido, recentemente, desligado da função.
Os envolvidos responderão pelos crimes de associação criminosa (antiga formação de quadrilha), concussão (que é a exigência de vantagem indevida por parte do servidor público) e peculato (apropriação/desvio de bens e valores da administração). Somadas, as penas podem chegar a 23 anos de prisão.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Piloto de parapente é encontrado em Pomerode após ficar 20 horas perdido na mata

piloto de parapente que se perdeu na mata após decolar do Morro Azul, entre Timbó e Pomerode, por volta das 18h de segunda-feira foi encontrado na tarde desta terça-feira pelo helicóptero Águia da Polícia Militar de Joinville e encaminhado ao Hospital Rio do Testo, em Pomerode. Ele foi encontrado bem, mas queixando-se de dor nas costas.
Dietmar Keiser foi localizado pela aeronave por volta das 12h30min com auxílio de um piloto de voo livre que conhece bem a região e participou do sobrevoo. De acordo com o major Luciano Mombelli da Luz, o homem não estava totalmente lúcido no momento em que foi encontrado e apresentava algumas escoriações por ter circulado durante toda a noite pela mata.
_ Felizmente a operação ocorreu com sucesso. Quando ele viu a aeronave, sinalizou com as mãos e foi localizado pela equipe _ conta o major do Corpo de Bombeiros.
O homem de 36 anos, natural de Jaraguá do Sul, foi localizado à esquerda da rampa no Morro Azul, na localidade conhecida como Pomerode Fundos.
O integrante do Clube Pomerano de Parapente, Gilberto Conzatti, conhece bem a região e participou do resgate. De acordo com ele, a aeronave sobrevoou três vezes o local em que o piloto estava, mas somente na terceira foi possível localizá-lo, acenando com galhos nas mãos.
Na avaliação do piloto, as condições não eram as melhores para a prática do esporte:
_ O morro estava fechado com uma nuvem e ele não tinha GPS. Além disso, a condição de voo ontem não estava boa. Por isso, deu no que deu _ resume.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Frente fria avança por SC e traz temporais isolados e chance de granizo nesta terça-feira

Nesta terça-feira, uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul avança por Santa Catarina e traz instabilidade para todas as regiões. Ainda no período da manhã, há a previsão de aberturas de sol, especialmente no Oeste, Sul e Serra. À noite, essas áreas terão pancadas de chuva, que podem estar associadas a descargas elétricas e granizo.
Já no Vale do Itajaí, Norte e Grande Florianópolis, o dia terá alguns períodos de melhoria, mas que irão intercalar com chuva fraca. À noite, essas regiões têm chance de também apresentarem temporais isolados.
As temperaturas ficam elevadas nesta terça-feira. Em grande parte das regiões elas ultrapassam os 30ºC, podendo chegar aos 36ºC no Litoral Sul e 34º no Extremo Oeste do Estado.

Polícia Civil investiga crime de ódio em Navegantes

A Polícia Civil de Navegantes investiga um suposto crime de ódio ocorrido na cidade neste fim de semana. O haitiano Fetiere Sterlin, 33 anos, foi atacado e morto facadas na noite de sábado. Cerca de 10 pessoas teriam participado das agressões. Sterlin chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros Voluntários por volta da 1h30, porém morreu antes de dar entrada no hospital da cidade.
— O boletim de ocorrência foi feito como latrocínio, mas a hipótese mais forte é crime de ódio. Na verdade, teria começado com isso e depois de tornou latrocínio. Já ouvimos algumas testemunhas e no decorrer da investigação vamos apurar a motivação — explica o delegado Rodrigo Coronha.
O haitiano e a mulher, que é brasileira, estavam indo a uma festa no bairro Nossa Senhora das Graças junto com outros quatro amigos, também de nacionalidade haitiana. De acordo com a esposa, Vanessa Nery Pantoja, três homens passaram pelo grupo de bicicleta e começaram a gritar palavrões em crioulo — um deles é ‘macici’, que significa homossexual.
— O meu marido disse apenas ‘macici’ são vocês. Isso foi motivo para eles o jurarem morte. Uns 10 minutos voltaram em umas 10 pessoas e foram pra cima da gente — conta.
Vanessa explica que o grupo, composto por vários adolescentes, retornou com facas, uma pá e outras ferramentas para agredi-los. Segundo ela, os agressores também levaram seu celular, que estava com o marido no momento do crime.
— Quando eu cheguei perto do meu marido ele já estava em uma poça de sangue. Daí alguns populares ligaram para os Bombeiros. Ele morreu na ambulância depois de várias paradas respiratórias — afirma.
Sterlin teve ferimentos no braço, peito, abdômen, rosto e costas, segundo os Bombeiros. Outro haitiano que estava com ele também ficou ferido durante o ataque, porém sem gravidade. Os demais conseguiram correr ou se proteger das agressões.
Logo após o crime, deu entrada no hospital um adolescente de 16 anos ferido no joelho. Segundo a Polícia Militar, ele teria sido atingido durante uma briga no mesmo bairro. O jovem foi encaminhado à delegacia e reconhecido por Vanessa como um dos envolvidos na briga.
A Polícia Civil informou que o adolescente foi ouvido e liberado. Segundo o delegado Coronha, o jovem teria negado as agressões, porém seu depoimento foi contraditório. Os demais envolvidos no crime ainda não foram identificados.
Para a esposa Vanessa, o crime foi totalmente xenofóbico. Conforme a mulher, Sterlin não tinha desavenças e sequer conhecia as pessoas que o agrediram. Ela explica que o marido era muito tranquilo e trabalhava como isolador naval em um estaleiro da cidade. Os dois se conheceram há dois anos e desde então estavam morando juntos.
— Ele era muito correto, nunca teve uma discussão. Mas é muito comum eles (haitianos) serem ofendidos na rua, só que nunca chegou a esse ponto. Queremos que essas pessoas sejam presas. A Polícia Civil está nos dando todo apoio necessário — diz.
O diretor da Associação de Haitianos de Navegantes, João Edson Fagundes, disse que uma ocorrência grave como esta nunca foi registrada na cidade, onde cerca de 250 haitianos estão residindo.
— De maneira geral, somos bem recebidos pelos brasileiros. Eles tiveram a infelicidade de cruzar com essa gangue. Vamos buscar justiça para que isso não fique impune — garante.
O sepultamento do corpo de Sterlin deve ocorrer em Navegantes, mas ainda não tem data prevista. Como a vítima não era casada oficialmente apenas um parente de primeiro grau pode fazer a liberação do corpo no Instituto Médico Legal.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Homem é encontrado morto dentro de carro em Blumenau

Um homem de 47 anos foi encontrado morto dentro de um veículo na Rua Dr. Pedro Zimmermann, bairro Itoupava Central, em Blumenau, na noite de domingo. De acordo com a ocorrência policial, Alipio Pazzetto apresentava marcas de facadas na região do pescoço e também sinais de agressão. Nenhum suspeito foi localizado pela Polícia Militar.
O 24° homicídio deste ano aconteceu por volta das 23h55min. A PM localizou o veículo – um Kia Magentis preto, com placas de Blumenau – abandonado em frente a uma borracharia nas proximidades do número 8.391. O local foi isolado e a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) foram acionados. O veículo foi removido até a Central de Polícia, no Garcia.

Nova frente fria traz mais chuva a SC

Prevista para terça ou quarta-feira, a chegada de uma nova frente fria trará mais chuva para Santa Catarina, além de descargas elétricas, o que mantém a condição de alerta e monitoramento para a semana.

A cheia de rios preocupa, principalmente em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, onde havia neste domingo mais de 260 pessoas desabrigadas. Outro receio é de deslizamentos em razão do solo estar encharcado.
O alento desde sexta-feira com a alternância entre sol e nebulosidade, principalmente na Grande Florianópolis, deve durar pouco. Vinda do Rio Grande do Sul, a frente fria deve ocasionar novamente períodos chuvosos.

Segundo a meteorologista da Epagri-Ciram, Marilene de Lima, na terça pode chover até 30 milímetros, aumentando para até 50 milímetros na quarta e quinta-feira.
— Ainda é cedo para se ter um indicativo do impacto que a nova chuva vai causar, mas exige muito cuidado porque viemos de um período de chuva com mais intensidade — ressalta.
A previsão da Epagri-Ciram indica que as pancadas de chuva devem começar no fim da tarde de amanhã, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul, se intensificando à noite do mesmo dia.

Esse quadro poderá permanecer até quinta e a melhoria é prevista apenas na sexta-feira ou sábado.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Oportunidade de trabalho em Navegantes

A Quelsat - Agente Autorizado GVT, está contratando colaboradores para seu escritório em Navegantes.

As vagas são para:

Consultor Comercial - Venda Externa 

Regime de contratação: Efetivo - CLT

Jornada: Período Integral

Trabalhar como vendedor de produtos GVT 

Atividades: Vendas PAP para pessoa física e jurídica



Operador de Telemarketing

Regime de contratação: Efetivo - CLT

Jornada: seis horas diária

Trabalhar como vendedor de produtos GVT 

Atividades: Vendas para pessoa física e jurídica


Produto: Telecomunicações 

Empresa Oferece: 

Salário fixo, comissão e benefícios

Exigências: Disposição e vontade de trabalhar

Enviar currículo para: supervisor@gvt-navegantes.com.br ou ligue 3342-6068, falar com Marcello.

Todo dia é Dia da Criança

Paiva Netto

Para a Legião da Boa Vontade todo dia é Dia da Criança. Sabemos que assim também o é para as muitas instituições públicas e particulares que se devotam no cuidado para com a infância. Dessa forma, plantam no presente o futuro do Brasil. Estão, portanto, de parabéns!

Se tivermos juízo, maturidade e amor às crianças, seremos capazes de conciliar as mais díspares aspirações para formar uma só disposição que dê cumprimento à ordem máxima do Cristo Ecumênico, o Divino Estadista. Diz Jesus no Seu Evangelho, segundo João, 13:34 e 35 e 15:12 e 13: “Novo Mandamento vos dou: Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos. (...) Ninguém tem maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos”.

 

Elas não são bobas

Bem a propósito a seguinte pergunta que me fizeram certa vez e à qual prontamente respondi:

Por que os programas da Super Rede Boa Vontade de Comunicação, sendo de tão elevado nível espiritual, atraem tanto as crianças?

Justamente por isso: o elevado nível espiritual. Essa história de pensar que criança não entende das coisas é um grande disparate. Ela presta atenção a tudo. Mormente agora, nestes tempos modernos de revolução midiática. A criança sempre está ouvindo e participando, desde o primeiro vagido. Ainda no útero materno, registra som e luz. Eis por que nossa programação radiofônica, televisiva e de internet conta sempre com o prestígio dos Soldadinhos de Deus, como carinhosamente as chamamos aqui. Elas percebem a grandeza da mensagem universalista da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.

Quem pensa que criança é boba é que é bobo. Parte dos adultos, porém, continua surda, insensível a ensinamentos que, de tão elevado teor espiritual, chegam naturalmente à sabedoria de uma criança...

Mas, graças a Jesus, persistem neste mundo aqueles que lhes dão a merecida cuidado.

O poeta fluminense Casimiro Cunha (1880-1914) — que era cego dos olhos físicos, mas que enxergava bem o que não pode deixar de ser visto —, na página “A Criança”, constante de Cartas do Evangelho, obra psicografada pelo saudoso médium brasileiro Chico Xavier (1910-2002), declama:

“O coração da criança/ É como um lírio de luz./ Cultiva essa flor sagrada/ Para o jardim de Jesus.

“No recomeço da vida,/ O amor pode trabalhar,/ Renovando os sentimentos/ No templo de luz do lar.

“Dispensa à infância o carinho/ Da tua compreensão,/ Conduzindo-a para o Cristo,/ Modelo do coração.

“Cessada a infância, que é dia/ De luz e espontaneidade,/ As almas voltam, de novo,/ Às lutas da humanidade.

“Educa os teus pequeninos./ Quem não aprende do amor/ Recebe a lição amarga/ Da experiência da dor”.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Número de cidades afetadas pelas chuvas e ventos fortes em Santa Catarina sobe para 41

Mais três cidades registraram prejuízos pelas fortes chuvas em Santa Catarina. Segundo o relatório divulgado pela Defesa Civil, Concórdia, no Oeste, e Ilhota, no Vale do Itajaí, tiveram casas destelhadas durante a quinta-feira. 30 residências foram atingidas, assim como um centro de ensino infantil. Cerca de 120 pessoas foram afetadas. A terceira cidade é Doutor Pedrinho, também no Vale do Itajaí, onde 80 pessoas e 20 casas foram afetadas pelo granizo que caiu acompanhado de ventos fortes.
Com essas três ocorrências subiu para 41 o número de cidades atingidas de alguma forma pela instabilidade em Santa Catarina desde quinta-feira da semana passada. O relatório da Defesa Civil também aponta que 622 pessoas estão desalojadas, 316 desabrigadas e 7.677 foram afetadas pelas chuvas. Até agora, o órgão contabiliza uma morte em decorrência do mau tempo em Lebon Régis, no Meio-Oeste. A cidade também foi a única a decretar situação de emergência pelos estragos.
Ao fim de uma semana de mau tempo, 1.619 residências e sete instalações públicas sofreram danos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Rapaz morre ao tentar atravessar rio dentro de uma geladeira em Camboriú

O corpo de um homem de 25 anos foi encontrado no início da tarde desta quarta-feira no rio Camboriú, em Camboriú. Segundo testemunhas, Rodrigo Eli Maciel Soares tentava atravessar o rio dentro de uma geladeira quando o eletrodoméstico virou e ele acabou se afogando.

Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros faziam buscas desde a tarde de terça-feira pelo homem. A mãe dele é quem teria ligado no 190 avisando que o filho estaria se afogando e que ele teria sido colocado dentro de uma geladeira por alguns homens, que o arremessaram no rio Camboriú.

Testemunhas disseram mais tarde aos bombeiros que Rodrigo entrou em uma geladeira velha abandonada às margens do rio e começou a fazer a travessia. Ele teria caído na água ao perder o equilíbrio. Moradores tentaram ajudá-lo jogando uma prancha, mas ele acabou se afogando.

Segundo a Polícia, Rodrigo tinha 22 passagens criminais por furto, desacato, posse de drogas, ameaça contra mulher e lesão corporal dolosa com menor.

Vale do Itajaí sofre com a falta de vacinas

A distribuição de sete vacinas está irregular no Vale do Itajaí. Em comunicado, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina informou aos secretários municipais de Saúde que o déficit ocorre em todo o Estado por complicações no Programa Nacional de Imunizações, do governo federal, que faz a distribuição dos imunobiológicos em todo o país. 

Blumenau já registra o desabastecimento de vacinas contra Hepatite B, Hepatite A e a Tetraviral – aplicada nos pequenos aos 15 meses e com reforço aos quatro anos e que previne sarampo, caxumba, rubéola e catapora –, além das formas de prevenir a manifestação da raiva e o soro antiofídico, medicamento usado após picada de cobras venenosas. 

– Antes os soros ficavam nos hospitais da cidade. Agora, com o desabastecimento não há estoque. Após a ocorrência de picada de animal peçonhento ou raivoso é preciso acionar a regional estadual. Nossa maior preocupação é com a vida das pessoas – conta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Ivonete Santos

Em BrusqueGaspar e Pomerode o abastecimento de vacinas também é instável. A gerente da Vigilância Epidemiológica de Pomerode, Eliana Dias, destaca que neste mês a cidade não recebeu doses da BCG – prevenção da tuberculose em recém- nascidos. 

A pior situação é referente à vacina de Hepatite A, que desde que foi introduzida no calendário vacinal infantil, em julho do ano passado, não atende a demanda reprimida de menores de dois anos. 

– Há pelo menos dois anos que o município passa por restrições na quantidade de vacinas recebidas. Até o momento apesar da grande dificuldade, estamos conseguindo atender nossa população, mas temos a preocupação por não saber até quando estaremos nesta instabilidade – ressalta Eliana. 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Porto fechado para manobras de navios no Completo Portuário do Itajaí-açu causa prejuízo de mais de R$ 4 milhões

Seis navios aguardam para entrar no Completo Portuário do Itajaí-açu, que inclui os terminais de Itajaí e Navegantes, nesta terça-feira. Também há uma embarcação aguardando para sair.
O canal está fechado e com restrições de manobras há quatro dias, devido à forte correnteza do rio. A estimativa é que os prejuízos causados pela interrupção das operações some em média US$ 40 mil por dia para cada navio _ o equivalente a cerca de R$ 4,2 milhões.
A Praticagem avalia as condições da correnteza para, se possível, voltar a operar ainda hoje.

Feriado menos violento nas rodovias de Santa Catarina

feriado prolongado no mesmo fim de semana de largadas das festas de outubro em Santa Catarina preocupavam as autoridades. Uma operação especial foi montada, focando em rodovias que levavam às cidades das festas. Mas o saldo final foi melhor do que o esperado: nenhuma morte em rodovias federais dos dias 9 a 12 de outubro. As estradas estaduais apresentaram uma queda no número de vítimas e fecharam o feriadão com quatro delas fatais.
Na mesma época no ano passado - sem feriado prolongado - três mortes foram registradas em Santa Catarina nas rodovias federais e quatro nas rodovias estaduais. Relatórios das duas polícias afirmam que 75 pessoas ficaram feridas em BRs neste feriadão e 59 nas SCs.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a chuva que não cessou durante todo o feriado auxiliou para o movimento nas estradas fosse menor do que o esperado. Além disso, os motoristas estavam mais prudentes.
Esses números podem ser confirmados no números de acidentes, que também foram reduzidos nas estradas federais e estaduais. Nas SCs, por exemplo, esse número foi reduzido em 11%, se comparado com o mesmo período do ano passado: saiu de 114 acidentes em 2014 para 102 em 2015. Ao todo, 218 acidentes foram registrados em Santa Catarina neste feriado.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Sexta-feira é de temporais e risco de granizo em SC

A semana termina com previsão de chuva, mas com menos intensidade do que visto na quinta-feira. As nuvens carregadas, que vieram do Rio Grande do Sul e causaram estragos em Santa Catarina, já começam a se deslocar para o mar. No entanto, novas instabilidades que avançam dos países vizinhos entram no Estado pelo Extremo-Oeste.
Por isso, a sexta-feira terá muita nuvens, mas com menos chuva no período da manhã. Ao longo do dia, a nebulosidade traz novamente pancadas, com risco de temporais com granizo e descargas elétricas em todas as regiões.
Os maiores acumulados de chuva são esperados para o Oeste, Meio-Oeste e Sul, com 70 a 90mm. Na Serra, o volume deve ficar entre 60 e 80mm e nas outras regiões fica entre 10 e 35mm.
fim de semana continuará sofrendo influência da frente fria e terá chuva fraca na maioria das regiões de Santa Catarina. A exceção fica com o Norte e Planalto Norte em que, especialmente nas cidades próximas ao Paraná, os volumes podem chegar aos 100mm.
As cidades da faixa do Extremo-Oeste até o Meio-Oeste terão as maiores aberturas de sol ao longo do feriado.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Operação contra o tráfico cumpre mandados de busca e apreensão em Balneário Camboriú

Uma operação conjunta das polícias Civil, Militar e Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira em Balneário Camboriú. A ação, coordenada pela Divisão de Investigações Criminais, foi deflagrada a partir de uma investigação sobre tráfico de drogas na região. Durante a operação, duas pessoas foram presas. Também foram apreendidas 100 gramas de crack e uma porção pequena de maconha.
O delegado responsável pela DIC, Osnei de Oliveira, explica que o inquérito que deu origem a operação está tramitando na delegacia desde o ano passado. Quatro mandados foram cumpridos no bairro Nova Esperança e um no Municípios. De acordo com Oliveira, os presos eram responsáveis por movimentar o comércio de drogas nos dois bairros.
— Eles movimentam bastante, porque existem vários usuários nessa região. Com a quantidade de drogas que encontramos eles fazem uma média de 500 pedras de crack e vendem em um dia — comenta.
A ação, deflagrada por volta das 5h30, mobilizou nove policiais civis e 22 militares, além de um policial federal. O cão farejador da PF também auxiliou a encontrar as drogas escondidas em um veículo.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Operação do Gaeco cumpre 74 mandados de prisão em SC contra golpe do seguro

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público (MP) de Joinville colocou em ação nesta quinta-feira a operação Corte Seguro, que visava terminar com um esquema de fraude contra seguradoras de veículos. O grupo agia no conhecido golpe do seguro. Somente em Santa Catarina, estão sendo cumpridos 74 mandados de prisão preventiva. Outros 72 ocorrem no Rio de Janeiro e quatro no Paraná. Os agentes também cumprem 110 mandados de busca e apreensão, sendo 100 deles em cidades catarinenses.

A investigação começou há um ano, com apoio das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda. Os mandados estão sendo cumpridos em 19 cidades de SC: Joinville, Garuva, Araquari, Barra Velha, Guaramirim, São Bento do Sul, Blumenau, Gaspar, Camboriú, São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Tijucas, Chapecó, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Imbituba e Cocal do Sul.

Segundo o Gaeco, o golpe iniciava com um grupo de aliciadores do Rio de Janeiro, que contatava proprietários de veículos segurados naquele Estado, ou seus intermediários, e adquiria os veículos, que eram transportados para Santa Catarina. Aqui no Estado, explica o MP, os veículos eram repassados para receptadores representantes de estabelecimentos comerciais, a fim de que fossem desmontados, tivessem seus sinais identificadores adulterados e as suas peças fossem clandestinamente inseridas no mercado.

De acordo com o Gaeco, após a chegada dos veículos em Santa Catarina, seus proprietários, objetivando o recebimento do seguro, faziam falsas comunicações de roubo em seu Estado, confeccionando boletins de ocorrência fraudados.

O MP de Joinville afirma que o grupo era formado por aliciadores, proprietários de veículos e seus representantes, transportadores, empresários e auxiliares do segmento de autopeças. Eles devem responder pelos crimes de integração de organização criminosa, falsa comunicação de crime, furto, roubo, estelionato, receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Cuidado, estamos respirando a morte!

Viver no presente momento é administrar o perigo.


Paiva Netto

Atualmente, em vastas regiões da Terra, o simples ato de respirar corresponde à abreviação da vida. Sofrimentos de origem pulmonar e alérgica crescem em progressão geométrica. Hospitais e consultórios de especialistas vivem lotados com as vítimas das mais diferentes impurezas.

Abeirar-se do escapamento de um veículo é suicídio, tal a adulteração de combustível vigente por aí. Isso sem citar os motores desregulados...

Cidades assassinadas
Quando você se aproxima, por estrada, via aérea ou marítima, de grandes centros populacionais do mundo, logo avista paisagem sitiada por oceano de gases nocivos. 

Crianças e idosos moram lá... Merecem respeito. 

No entanto, de maneira implacável, sua saúde vai sendo minada. A começar pela psíquica, porquanto as mentes humanas vêm padecendo toda espécie de pressões. Por isso, pouco adiantará cercar-se de muros cada vez mais altos, se de antemão a ameaça estiver dentro de casa, atingindo o corpo e a psicologia do ser.

Em cidades praieiras, a despeito do mar, o envenenamento atmosférico avança, sem referência à contaminação das águas e das areias... O que surpreende é constituírem, muitas delas, metrópoles altamente politizadas, e só de algum tempo para cá seus habitantes na verdade despertarem para tão terrível risco.

Despoluir qualquer área urbana ou rural deveria fazer parte do programa corajoso do político que realmente a amasse. Não se pode esperar que isso apenas ocorra quando se torna assunto lucrativo. Ora, nada mais proveitoso do que cuidar do cidadão, o Capital de Deus. 

As questões são múltiplas, mas esta é gravíssima: estamos respirando a morte. Encontramo-nos diante de um tipo de progresso que, ao mesmo tempo, espalha ruína. A nossa própria.

Comprova-se a precisão urgente de ampliar em largo espectro a consciência ecológica do povo, antes que a queda de sua qualidade de vida seja irreversível. Este tem sido o desafio enfrentado por vários idealistas pragmáticos.

Entretanto, por vezes, a ganância revela-se maior que a razão. O descuido no preparo de certas comunidades, para que não esterilizem o solo, mostra-se superior ao instinto de sobrevivência. (...)

A poluição que chega antes
A infinidade de poluições que vêm prejudicando a vida de cada um deriva da falência moral que, de uma forma ou de outra, inferniza a todos.

Viver no presente momento é administrar o perigo. Mas ainda há tempo de acolhermos a asserção de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944): "É preciso construir estradas entre os homens".

Realmente, porque cada vez menos nos estamos encontrando nos caminhos da existência como irmãos. Longe da Fraternidade, não desfrutaremos a Paz.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.