quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Operação do Gaeco cumpre 74 mandados de prisão em SC contra golpe do seguro

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público (MP) de Joinville colocou em ação nesta quinta-feira a operação Corte Seguro, que visava terminar com um esquema de fraude contra seguradoras de veículos. O grupo agia no conhecido golpe do seguro. Somente em Santa Catarina, estão sendo cumpridos 74 mandados de prisão preventiva. Outros 72 ocorrem no Rio de Janeiro e quatro no Paraná. Os agentes também cumprem 110 mandados de busca e apreensão, sendo 100 deles em cidades catarinenses.

A investigação começou há um ano, com apoio das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda. Os mandados estão sendo cumpridos em 19 cidades de SC: Joinville, Garuva, Araquari, Barra Velha, Guaramirim, São Bento do Sul, Blumenau, Gaspar, Camboriú, São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Tijucas, Chapecó, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Imbituba e Cocal do Sul.

Segundo o Gaeco, o golpe iniciava com um grupo de aliciadores do Rio de Janeiro, que contatava proprietários de veículos segurados naquele Estado, ou seus intermediários, e adquiria os veículos, que eram transportados para Santa Catarina. Aqui no Estado, explica o MP, os veículos eram repassados para receptadores representantes de estabelecimentos comerciais, a fim de que fossem desmontados, tivessem seus sinais identificadores adulterados e as suas peças fossem clandestinamente inseridas no mercado.

De acordo com o Gaeco, após a chegada dos veículos em Santa Catarina, seus proprietários, objetivando o recebimento do seguro, faziam falsas comunicações de roubo em seu Estado, confeccionando boletins de ocorrência fraudados.

O MP de Joinville afirma que o grupo era formado por aliciadores, proprietários de veículos e seus representantes, transportadores, empresários e auxiliares do segmento de autopeças. Eles devem responder pelos crimes de integração de organização criminosa, falsa comunicação de crime, furto, roubo, estelionato, receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário