Dois suspeitos foram mortos pela Polícia Militar de Itajaí no fim da tarde desta quinta-feira. Eles trafegavam em um Gol roubado quando foram vistos por uma guarnição nas imediações da BR-101. Ao checar a placa, os policiais constataram o registro de assalto na última terça-feira e iniciaram a perseguição.
Conforme a PM, os suspeitos teriam desobedecido a ordem de parada e fugiram pelo acostamento da pista Sul da BR-101 pela contramão. Eles teriam parado após bater no guardrail da rodovia na altura da Colônia Japonesa.
Em seguida, teriam saído do carro com revólveres em punho e apontado as armas para os três policiais. A guarnição baleou um dos suspeitos, que morreu na hora, enquanto o segundo saiu correndo. Nesse momento, teria havido confronto e o segundo suspeito também foi atingido e morreu no local.
Itajaí, Navegantes, Blumenau, Litoral Norte, região do Vale e Alto Vale tem um novo canal de comunicação. Aqui você encontra de tudo um pouco: Informação, entretenimento, humor, esporte, previsão do tempo e muito mais...
sexta-feira, 29 de maio de 2015
quinta-feira, 28 de maio de 2015
Tribunal de Contas do Estado decide manter suspensão do edital de licitação do ferry boat que liga Itajaí e Navegantes
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu manter a sustação do edital de concessão do ferry boat que liga Itajaí e Navegantes. Numa decisão que deve ser divulgada hoje, o TCE elenca irregularidades no documento e dá prazo de 15 dias para que o Departamento de Transportes e Terminais (Deter), responsável pela licitação, apresente justificativas, corrija o edital ou anule a licitação.
As irregularidades apontadas pelo TCE incluem desde falta de audiências públicas para concessão do serviço até a falta de indicação de investimentos e de clareza sobre o destino a ser dado à estrutura, que foi construída pela atual permissionária do serviço, a Empresa de Navegação Santa Catarina.
Após o prazo de manifestação do Deter o processo volta à Diretoria de Controle de Licitações e Contratações do TCE para relatório, que será então enviado ao Ministério Público Estadual. Só depois o relator deve emitir novo voto para apreciação em plenário.
O edital do ferry boat já estava suspenso desde 6 de outubro do ano passado, quando seriam abertas as propostas da licitação. Na época, a sustação foi recomendada pelo TCE para que fossem avaliados questionamentos apresentados por uma empresa participante, que apontou ilegalidades. O edital também já havia sido questionado na Câmara de Vereadores de Navegantes.
A licitação foi determinada pelo Ministério Público de Santa Catarina e foi a primeira concorrência para esse tipo de travessia já feita no Estado. Hoje, os sistemas similares que estão sob responsabilidade estadual estão nas mãos de permissionárias.
Quinta-feira será de sol entre nuvens em Santa Catarina
O ciclone que provocou toda chuva dos últimos dias em Santa Catarina se afasta para o Rio Grande do Sul. Assim, a quinta-feira será de muitas nuvens em todas as cidades e com chance de chuva fraca, principalmente na Serra, Sul e Oeste.
A temperatura será baixa também durante a tarde entre Extremo-Oeste e as regiões de Planalto, onde não passa muito dos 14 a 16ºC. Litoral e áreas próximas deverão ter entre 21 e 23ºC.
O vento forte estará presente ao longo do dia, com destaque para Serra, Sul e Grande Florianópolis, onde pode se aproximar de 50 a 70 km/h, com rajadas maiores, próximas de 100 km/h, em pontos isolados.
A temperatura será baixa também durante a tarde entre Extremo-Oeste e as regiões de Planalto, onde não passa muito dos 14 a 16ºC. Litoral e áreas próximas deverão ter entre 21 e 23ºC.
O vento forte estará presente ao longo do dia, com destaque para Serra, Sul e Grande Florianópolis, onde pode se aproximar de 50 a 70 km/h, com rajadas maiores, próximas de 100 km/h, em pontos isolados.
Polícia Militar prende cinco traficantes em Itajaí
Foram dois meses de levantamento de informações e o resultado apareceu na tarde desta quarta-feira (27): cinco presos. A operação da Polícia Militar teve reforço do PPT e do canil e invadiu a casa de Josiane Helena Costa, 26 anos.
Nica comandava a distribuição de drogas direto de sua casa no bairro São Roque, em Itajaí. A traficante foi flagrada no momento em que negociava a venda de maconha com traficantes de Blumenau, no bairro São Vicente.
Os agentes do P2 (Serviço Reservado da PM) prenderam em flagrante Volnei Rodrigues Filho, 31 anos, Jullian Robert Barreto, 23, e Jefferson Rodrigues Ramos, 35. Eles ocupavam um Uno placa MCV 8735 de Blumenau.
Nica ocupava um VW Golf, placas MDO 4339, de Itajaí. Os dois veículos foram apreendidos.
Em seguida, com apoio do PPT e do Canil, os policiais foram até a casa da Nica, que era a boca de fumo e de distribuição de droga para a região.
No local, os policiais encontraram Jéssica Reis, 20 anos. Ela mostrou onde estava o estoque de droga da Nica. Foram encontrados 46 pacotes de um quilo de maconha, 100 gramas de crack, balança de precisão e material para embalar a droga.
Todos os detidos foram encaminhados para a Central Policial de Itajaí. Nica, Volnei e Jefferson estavam em regime de prisão albergue e voltam para o Cadeião da Canhanduba. Jéssica e Jullian não tinham passagens e depois dos procedimentos foram liberados.
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Camboriú FC apresenta reforços para a disputa da Série B
O Camboriú FC começou a terça-feira, dia 26, com mais três reforços no elenco que disputará a Série B do Campeonato Catarinense 2015. O Tricolor apresentou, de forma oficial, no início da tarde, o zagueiro Rodrigo Milanez, o volante Duda e o meia Leo Franco. Os três atletas já se juntaram ao grupo comandado pelo técnico Paulo Foiani.
Rodrigo da Rosa Milanez é zagueiro, tem 24 anos e foi formado nas categorias de base do Criciúma, time de sua cidade natal. Em 2014, o jogador conquistou dois acessos. Primeiro, na Série B, a quarta divisão do Campeonato Paulista, com o Capivariano. Depois, com o Inter de Lages, conquistou o título da Segundona Catarinense. Em 2015, Milanez defendeu o Atlético Ibirama no campeonato estadual.
Jhonatan Martins da Cunha, o Duda, tem 28 anos e é natural de Paranaguá-PR. O volante começou a carreira no Rio Branco, de Paranaguá, e já passou por muitos clubes do futebol paranaense. O último deles foi o Cascavel, onde, junto com o treinador Paulo Foiani, foi campeão da segunda divisão estadual em 2014 e levou o time até as quartas de final da elite do Paraná em 2015.
Para a criação das jogadas, o Tricolor apresentou o meia Leonardo Franco e Silva, o Leo Franco, de 28 anos. O jogador, natural de Ituiutaba-MG, começou a carreira no São José-SP. Em 2014, Leo Franco disputou o Campeonato Catarinense pelo Marcílio Dias. No segundo semestre, disputou a Série B do estadual pelo Inter de Lages.
O Tricolor segue na preparação para a disputa da Série B. A estreia da Cambura será no dia 14 de junho, contra o Porto, no Módulo Esportivo, em Porto União.
Idade: 24 anos (08-10-1990)
Posição: Zagueiro
Último clube: Atlético Ibirama-SC
.
Idade: 28 anos (08-02-1987)
Posição: Volante
Último clube: Cascavel-PR
.
Idade: 28 anos (13-08-1986)
Posição: Meia
Último clube: Inter de Lages-SC
José Maria Marin, ex-presidente da CBF é preso por corrupção na Fifa
O Escritório Federal de Justiça da Suíça confirmou, nesta quarta-feira (27), que o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, está entre os nove presos acusados de envolvimento em esquema de corrupção na Fifa, em lista que ainda conta seis executivos do alto escalão da entidade, entre eles o ex-presidente da Conmebol, o uruguaio Eugenio Figueredo. As prisões foram realizadas no Baur au Lac Hotel, em Zurique, a partir de pedido da promotoria de Nova York, durante uma operação anticorrupção feita pela polícia suíça e movida por um pedido do FBI, que lidera a investigação.
De acordo com informações publicadas pelo jornal americano The New York Times, autoridades suíças envolvidas no caso apontaram o antigo dirigente da CBF como um dos principais acusados de colaborar com algumas práticas ilegais dentro da Fifa nas duas últimas décadas. Entre elas, casos de fraude em eleições para a escolha do Qatar como sede da Copa do Mundo de 2022, lavagem de dinheiro e fraude eletrônica.
Além de José Maria Marin, outros importantes dirigentes que se encontravam na Suíça para o congresso anual da entidade foram detidos, como Jeffrey Webb, vice-presidente da comissão executiva da Fifa e mandatário máximo da Concacaf, que é das Ilhas Cayman, o uruguaio Eugenio Figueredo, ex-presidente da Conmebol; Jack Warner, de Trinidad e Tobago, que é ex-membro do comitê executivo acusado de numerosas violações éticas; Eduardo Li, oficial costarriquenho da Fifa; Nicolás Leoz, outro ex-presidente da Conmebol; Rafael Esquivel, Julio Rocha e Costas Takkas. Todos eles foram apontados pelas fontes como parte direta dos investigados no esquema de corrupção.
Contratos de marketing e transmissão dos jogos da principal competição da Fifa também estão inclusos nas acusações de corrupção por parte de alguns dirigentes da entidade. Marin, assim como os outros detidos, será extraditado para os Estados Unidos, onde os acusados responderão ao processo.
Segundo a reportagem, o governo americano suspeita que os dirigentes da Fifa tenham pago algo em torno de US$ 100 milhões (mais de R$ 310 milhões) em propinas desde os anos 90. Todas as acusações são baseadas numa investigação do FBI, que começou no ano de 2011, que aponta corrupção generalizada na Fifa nas últimas duas décadas — envolvendo a disputa pelo direito de sediar as Copas da Rússia (2018) e do Qatar (2022).
Outro veículo de comunicação americano que destaca o caso, a ABC garante que a polêmica eleição do Qatar para receber o Mundial de 2022 centra as investigações das autoridades dos Estados Unidos, que, aliás, buscavam o direito de receber o torneio — portanto, o cerne da investigação deverá levar os acusados para o país.
O atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, não foi citado pelas autoridades americanas na investigação. Ricardo Teixeira, outro ex-presidente da CBF, é outro que até o momento não teve seu nome envolvido. O rival de Blatter na eleição, o príncipe saudita Ali Bin Al Hussein, em entrevista à emissora inglesa BBC, lamentou o ocorrido em Zurique,
“Hoje é um dia triste para o futebol. É uma história em andamento — cujos detalhes ainda estão aparecendo”, disse o candidato da oposição.
Presidente da CBF entre os anos de 2012 e 2015, José Maria Marin comandou o futebol brasileiro durante a fase final das preparações do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, que, até o momento, ainda não é alvo de investigação por parte da FBI e da polícia suíça. Marco Polo Del Nero, candidato apoiado por Marin, venceu a eleição para comandar a entidade máxima do futebol brasileiro no ano passado e assumiu o cargo de dirigente mais importante da modalidade e substituiu Marin em 16 de abril deste ano.
Dupla furta loja em Brusque e é presa em Camboriú
Dois criminosos foram presos pela Polícia Militar após bater em uma viatura durante perseguição nesta madrugada em Camboriú. A dupla é suspeita de furtar uma loja na rodovia Antonio Heil, em Brusque. Os bandidos foram seguidos pelos policiais até Camboriú, onde ocorreu o cerco e a prisão. Com eles foram apreendidas diversas peças de roupa com etiqueta e R$ 146 em espécie.
A abordagem dos suspeitos foi feita pelo Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) na Rua Rio Amazonas, no interior do município. Os dois homens estavam em um automóvel Hyundai modelo I30, que acabou batendo na traseira de uma viatura que participava do cerco. Depois do acidente, os criminosos continuaram a fuga e um dos policiais fez um disparo contra o veículo.
Em seguida, segundo a PM, os bandidos teriam perdido o controle do carro e acabaram sendo parados por um atoleiro. A dupla ainda tentou fugir com os objetos do arrombamento, mas foi contida pela polícia, que fez alguns disparos contra o chão. Os homens de 36 e 35 anos foram presos e encaminhados à delegacia de polícia de Camboriú para procedimentos. O veículo em que eles estavam também foi apreendido e há suspeita que tenha sido clonado.
Tabagismo na idade escolar
Em entrevista concedida à pedagoga Suelí Periotto, a dra. Mônica Andreis, mestre em
psicologia clínica pela USP, vice-diretora da Aliança de Controle do Tabagismo
(ACT), destacou o papel da escola na prevenção desse vício: “É a oportunidade que o educando
tem de aprender um pouco mais sobre o tabagismo e, com isso, ter mais
consciência da importância de não começar a fumar. A escola pode contribuir
bastante não só enfocando a questão da saúde, contudo ir além, com a discussão
sobre por que as pessoas fumam, o papel da propaganda, o quanto isso afeta não
só a saúde, mas o meio ambiente em que se vive. Os estabelecimentos de ensino
podem abordar o assunto sob diferentes ângulos. O acúmulo de bitucas, por
exemplo, é uma das coisas que mais poluem as praias brasileiras, que matam
animais marinhos, porque se engasgam com aquilo; muitas florestas acabam sendo
devastadas para a produção de cigarro, pois se usa lenha, se usa papel. E essas
informações são muito importantes. Os alunos podem levar esse conhecimento para
casa e partilhar com seus pais, familiares ou a própria comunidade. A escola
pode organizar uma feira de ciências, e esse pode ser um tópico a ser
discutido; apresentar um filme, chamar a família para participar e depois fazer
um debate. Temos várias maneiras de explorar o assunto, e os educadores têm um
papel fundamental na prevenção do tabagismo”.
Lei antifumo
Segundo a dra. Mônica, a lei antifumo contribui de fato
para o desinteresse da criança pelo cigarro: “Hoje,
esse impedimento é um desestímulo para que ela comece a fumar, porque as
pessoas não estão mais fumando em todos os lugares como se fazia antigamente.
Isso, aliado a uma abordagem da escola sobre o tema, de uma forma constante,
acaba favorecendo para que não se comece a fumar na adolescência”.
O poder da influência
Indagada a respeito dos aspectos emocionais que podem
influenciar a criança e o jovem com relação ao tabagismo, a dra. Mônica
esclareceu ainda: “Alguns
fatores acabam favorecendo para que elas experimentem ou comecem a fumar. A
gente sabe que filhos de pais fumantes têm maior tendência de se tornar
fumantes no futuro. Muitas crianças começam a fumar por causa desse modelo que
elas têm em casa, ou mesmo na escola, daquele professor que admiram e que fuma.
Daí a necessidade dessa consciência por parte dos familiares e dos professores,
do poder de influência que possuem sobre a vida de uma criança. Além disso, na
adolescência, a gente passa por uma série de modificações. É natural que a
insegurança apareça e, às vezes, o cigarro é a válvula de escape na busca de um
prazer instantâneo. É importante que a criança tenha essa percepção de que
fumar não irá lhe trazer sustentabilidade ou lhe garantir sucesso na vida. O
cigarro é uma droga e, uma vez que a criança o experimente, pode torná-la
facilmente uma dependente química. Então, se ela tiver essa consciência,
consegue, naturalmente, dizer não”.
Morte evitável
Em suas considerações finais, a psicóloga Mônica Andreis
enfatizou que “o fumo passivo
é considerado pela Organização Mundial da Saúde a primeira causa de mortes
potencialmente evitável. É uma dimensão muito grande. Na verdade, como a gente
tinha antes toda uma avaliação cultural de que o tabagismo não era um problema
tão grave assim, as pessoas negligenciavam um pouco isso. Hoje temos informações
e a clareza do malefício do tabaco para a saúde. É importante também que a
escola possa valorizar isso e, de fato, implantar atividades para auxiliar os
jovens no conhecimento e na prevenção”.
Grato, dra. Mônica. Nas escolas da Legião da Boa Vontade
e nos seus programas socioeducacionais, o assunto é tratado com a seriedade
devida. É o nosso contributo a fim de alertar principalmente as futuras
gerações quanto ao efeito destruidor do tabagismo.
José de Paiva Netto, jornalista, radialista
e escritor.
Itajaí está em estado de atenção por causa das fortes chuvas
Depois da chuvarada que atingiu o litoral entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta, cinco pontos de Itajaí entraram em estado de atenção. O monitoramento da Defesa Civil da cidade aponta que os ribeirões da Murta e da Canhanduba e o rio Itajaí-Mirim estão com nível da água acima do normal. No entanto, nenhuma ocorrência grave foi registrada até a manhã desta quarta-feira.
A Defesa Civil informou ainda que nas últimas 24 horas choveu uma média de 37 milímetros em toda cidade — número considerado baixo em relação a média esperada para o mês, que é de até 110 milímetros.
— Itajaí não foi tão atingida pela chuva desta vez. São Francisco do Sul, por exemplo, foi mais castigada — explica o coordenador da Defesa de Itajaí, Everlei Pereira.
Cinco pessoas são presas com cocaína em Gaspar
Cinco pessoas foram presas na tarde desta terça-feira pela Polícia Civil, em Gaspar, suspeitas de envolvimento no tráfico de drogas. Com o grupo foram apreendidos um quilo de cocaína e cerca de R$ 15 mil. De acordo com as investigações, o entorpecente serviria para abastecer o tráfico em Gaspar e Blumenau.
A prisão ocorreu por volta das 15h no pátio de um restaurante nas proximidades da BR-470, no bairro Margem Esquerda, depois de 15 dias de investigação. A idade dos integrantes do grupo varia entre 23 e 45 anos. Três deles são de Blumenau.
Os suspeitos foram presos em flagrante e autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico.
Fibrafort comemora 25 anos com crescimento médio de 18% ao ano
Com 25 anos de atividades, a Fibrafort é uma empresa em
constante expansão. O estaleiro iniciou os trabalhos customizando produtos de
fibra, ampliou os serviços de acordo com a demanda de mercado e atualmente é a
maior fabricante da América do Sul em número de barcos produzidos por ano. Com
sede em Itajaí, no litoral catarinense, presente em 42 países e com 41 revendas em todo o
Brasil, é especializada na construção de embarcações de 16 a 40 pés, tendo
fabricado mais de 13 mil lanchas da consolidada linha Focker. Com crescimento
médio anual de 18% celebra o aniversário com uma nova ampliação, a produção de
barcos de grande porte. “Estamos em constante desenvolvimento. Nós avaliamos as
demandas do consumidor, do segmento e nos dedicamos a fazer unicamente o
melhor”, afirma Diretor comercial Giovani Borgomoni.
O pontapé inicial para o ingresso no novo mercado ocorreu
recentemente com o lançamento da F400 Gran Coupé, embarcação da linha Yatchs,
de altíssimo padrão que representa um crescimento para a instituição e para a
economia em geral. Com cerca de 300 funcionários, a Fibrafort abre novas
frentes de trabalho e mais portas para ação de diversas corporações no setor.
“Santa Catarina é um dos maiores polos náuticos do Brasil, mas pode conquistar
números ainda maiores e o estaleiro irá investir sempre para fazer estes
objetivos se tornarem realidade”, acrescenta Giovani. Para ampliar a área de
atuação, a empresa conta com parceria da Porsche Consulting para o
desenvolvimento de novos produtos com qualidade e otimização do sistema.
Destaque no segmento é detentora de diversos títulos. Com cerca de 95% de
satisfação, conquistou o prêmio de lancha mais vendida do Brasil pela revista
Náutica com a Focker 190 Style e também celebra a eleição do modelo 215 como o
barco com maior liquidez de mercado.
Trajetória de sucesso
Em 1990 a pequena empresa de acessórios à base de fibra
náutica observou que o setor estava em expansão e embarcou nesta tendência
fabricando a primeira embarcação com motor de popa. Em 1998 foi lançada a
consagrada linha Focker e apenas 10 anos depois ingressou na produção de
lanchas acima de 28 pés, considerada de médio porte. Desde então, o estaleiro
catarinense promove lançamentos constantes de barcos de lazer e apresenta
inovações a cada temporada. O desenvolvimento é fruto do comprometimento com a
satisfação do consumidor. Atendendo às necessidades dos clientes, surgiram as
premiadas embarcações da linha Focker. Desde o início, a Fibrafort cultiva
também a valorização da sustentabilidade e o investimento na capacitação dos
colaboradores. “São estes pilares que nos dão base e que nos conduzem até
hoje”, conta o Presidente e idealizador da empresa, Márcio Ferreira.
terça-feira, 26 de maio de 2015
Terça-feira com chuva forte em Santa Catarina
A terça-feira será mais um dia com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora, principalmente à noite, quando há alerta para pancadas fortes sobretudo nas cidades do Vale do Itajaí e Norte. Também à noite, rajadas de vento estão previstas. As temperaturas tem pouca variação entre o amanhecer e o turno da tarde ficando entre 20 e 22ºC em boa parte das cidades.
Durante a semana, a região de maior preocupação, segundo a Epagri/Ciram, é o Litoral Sul, onde deve chover, até quinta-feira, quase o triplo do volume normal para todo o mês de maio. No Oeste, o volume supera todo o esperado para o mês.
A Defesa Civil alerta para acumulados de chuva entre 20 e 40 mm em média no Estado e pontuais de 60 a 70 mm no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí somente nesta terça-feira
Durante a semana, a região de maior preocupação, segundo a Epagri/Ciram, é o Litoral Sul, onde deve chover, até quinta-feira, quase o triplo do volume normal para todo o mês de maio. No Oeste, o volume supera todo o esperado para o mês.
A Defesa Civil alerta para acumulados de chuva entre 20 e 40 mm em média no Estado e pontuais de 60 a 70 mm no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí somente nesta terça-feira
Homem morre atropelado na SC-413 em Navegantes
Um homem morreu após ser atropelado na noite desta segunda-feira em Navegantes. O acidente ocorreu por volta das 19h30, na SC-413, antes da entrada do bairro Escalvados, no sentido a Luís Alves.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, testemunhas contaram ter visto a vítima andando sobre a rodovia com sangramento na perna, antes de ser atropelada.
Os bombeiros militares informaram ainda que o homem já estava morto quando a equipe de socorro chegou ao local. Como ele estava sem documentos, não foi possível identificá-lo.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, testemunhas contaram ter visto a vítima andando sobre a rodovia com sangramento na perna, antes de ser atropelada.
Os bombeiros militares informaram ainda que o homem já estava morto quando a equipe de socorro chegou ao local. Como ele estava sem documentos, não foi possível identificá-lo.
quinta-feira, 21 de maio de 2015
Alterações da NR 18 entram em vigor em 2016
Para quem busca segurança em obras e projetos, é importante ficar atento às mudanças da legislação. No dia 8 de maio, foi sancionada a Portaria 597, que altera o item 18.14 da Norma Regulamentadora (NR 18). A alteração, decretada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego trata sobre a segurança, transporte e saúde dos trabalhadores da Construção Civil.
Entre as principais mudanças, está o uso de elevadores de cremalheira e a instalação de ganchos de segurança nas fachadas de prédios com mais de 13 andares ou altura equivalente. A partir de 1º de janeiro de 2016 não será mais permitido o uso do elevador de cabo único com freio de emergência (tipo flutuante) por ser um dispositivo comprovadamente inseguro. A nova regra obriga a substituição deste modelo por elevadores de obras com sistema eletromecânico para acionamento do freio que garante mais segurança para o trabalhador em situações de emergência. Porém, as obras que iniciaram até o dia 10 de maio com este tipo de elevador poderão utilizá-lo até o termino da construção.
A Portaria prevê, ainda, a instalação de ganchos para sustentar os andaimes e cabos de segurança ao longo de toda a fachada. Essa medida tem como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores que farão a manutenção da fachada de prédios. Esta regra é valida para novas edificações e para as já existentes. Também é possível usar redes de segurança como forma alternativa ao uso de plataformas secundárias de proteção.
Além disso, torna-se obrigatório apresentar o Laudo de Capacitação Técnica do Equipamento. Na última reunião do Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon), o assunto foi discutido e os associados que ainda tiverem dúvidas podem recorrer à entidade.
Ecumenismo dos corações
Paiva Netto
Em meu artigo “Oito Objetivos do Milênio”,
publicado na revista Globalização
do Amor Fraterno (português,
inglês, francês e esperanto), entregue aos chefes de Estado e demais
representações durante o High-LevelSegment
2007, da ONU, em Genebra (Suíça), ressalto o incomensurável valor do
ecumenismo para a manutenção da paz e da vida no Planeta Terra. Entre outros
temas, esclareço que ao falarmos em ecumenismo, queremos dizer Universalismo,
Fraternidade sem fronteiras, Solidariedade internacional, visto que entendemos
a Humanidade como uma família. E não existe uma só em que todos os filhos
tenham o mesmo comportamento. Cada um é um cosmos independente, o que não
significa dizer que esses “corpos celestes” tenham de esbarrar uns nos outros.
Seria o caos. (...)
Reportamo-nos, então, ao Ecumenismo dos
Corações, aquele que nos convence a não perder tempo com ódios e contendas
estéreis, mas a estender a mão aos caídos, pois se comove com a dor, tira a
camisa para vestir o nu, contribui para o bálsamo curativo do que se encontra
enfermo, protege os órfãos e as viúvas, sabe que a Educação com Espiritualidade
Ecumênica tornar-se-á cada vez mais fundamental para o progresso dos povos,
porque ecumenismo é Educação aberta à Paz, para o fortalecer de uma nação (não
para que domine as outras), portanto o abrigo de um país, qualquer que o seja,
e a sobrevivência do orbe, que nos agasalha como filhos nem sempre
bem-comportados.
Basta lembrar o lamentável fenômeno do
aquecimento global, a cada dia mais denunciado pelas maiores cabeças pensantes
do mundo. (...) Os vanguardeiros — entre eles, ativistas e ecólogos, políticos
e cientistas de ponta — já procuram soluções práticas para conter a poluição
que nos envenena desde o útero materno. (...)
Nunca como agora se fez tão indispensável
unir os esforços de ambientalistas e seus detratores, como também
trabalhadores, empresários, o pessoal da mídia, sindicalistas, políticos,
militares, advogados, cientistas, religiosos, céticos, ateus, filósofos,
sociólogos, antropólogos, artistas, esportistas, professores, médicos,
estudantes, donas de casa, chefes de família, barbeiros, taxistas, varredores
de rua e demais segmentos da sociedade, na luta contra a fome e pela
conservação da vida no planeta.
O assunto tornou-se dramático, e suas
perspectivas, trágicas. Pelos mesmos motivos, urge o fortalecimento de um
ecumenismo que supere barreiras, aplaque ódios, promova a troca de experiências
que instiguem a criatividade global, corroborando o valor da cooperação
sócio-humanitária das parcerias, como, por exemplo, nas cooperativas populares
em que as mulheres têm grande desempenho, destacado
o fato de que são frontalmente contra o desperdício. Há muito que aprender uns com os
outros. Um roteiro diverso, comprovadamente, é o da violência, da brutalidade,
das guerras, que invadiram os lares em todo o orbe. Resumindo: cada vez que
suplantarmos arrogância e preconceito, existirá sempre o que absorver de justo
e bom com todos os componentes desta ampla “Arca de Noé”, que é o mundo
globalizado de hoje.
José de Paiva Netto, jornalista, radialista
e escritor.
Prefeitura de Itajaí vai executar obra no trevo da SC-470 com a BR-101
O município de Itajaí decidiu que vai executar a obra no trevo da rodovia Jorge Lacerda com a BR-101. O prefeito Jandir Bellini confirmou a decisão e diz que agora aguarda a autorização da Autopista Litoral Sul e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para começar os trabalhos. Dos R$ 600 mil previstos para implantação de dois retornos funcionais no local serão necessários apenas R$ 300 mil, já que a prefeitura vai usar mão de obra própria.
Bellini explica que o município assumiu a obra para evitar que questões burocráticas e de falta de orçamento atrasassem as melhorias no trevo. Conforme o prefeito, a Secretaria de Obras é quem vai tocar os trabalhos com materiais que já haviam sido licitados. A previsão é que a implantação dos retornos inicie na primeira quinzena de junho e que a obra seja concluída em duas semanas.
— Acredito que a autorização da ANTT e da Autopista leve mais uma semana para sair. Depois disso, temos que pedir o aval da Câmara de Vereadores para fazer a obra, pois está fora da jurisdição do município — afirma.
O vereador Antônio Aldo da Silva (PP), que vem acompanhando a situação do trevo, acredita que a aprovação da Câmara ao projeto será unânime. De acordo com ele, todos os vereadores são a favor da obra, que vai beneficiar principalmente os moradores dos bairros São Roque, Salseiros, Espinheiros e dos loteamentos Santa Regina, Portal I e II e Volta de Cima.
— Esses retornos vão dar uma boa melhorada no trânsito do trevo. Se o município não tivesse assumido, essa obra só sairia em 2016 porque não está prevista no contrato de concessão da rodovia — completa.
Projeto cria alças de retorno
As duas alças de retorno que serão implantadas devem amenizar o intenso fluxo de veículos que passa pelo trevo e causa congestionamentos diários. As melhorias ficariam embaixo do viaduto, apenas com restrição de altura, e eliminariam parte do movimento da rótula, direcionando-o para as marginais da BR-101.
Um estudo feito pela Autopista calcula que quase 10 mil veículos circulem pelo local diariamente, das 7h às 21h. As alças de retorno vão dividir o tráfego, fazendo com que o movimento no entorno da rótula diminua cerca de 40%.
Rodovias federais em Santa Catarina serão concedidos à iniciativa privada até 2016
Cinco trechos de rodovias federais em Santa Catarina serão concedidos à iniciativa privada até 2016, sendo quatro deles incluídos no programa de concessões que a presidente Dilma Rousseff lançará no próximo mês. O quinto trecho, de 493,3 quilômetros das BRs-476/153/282/480 ente Lapa (PR) e Chapecó, integra um projeto já em andamento e, conforme as previsões do Planejamento, será terceirizado até o final deste ano.
No novo plano previsto para junho, entraram os trechos da BR-280 de Porto União a São Francisco do Sul, das BRs-163/282/158 de Guaíra (PR) a Chapecó, da BR-470 entre a divisa com o Rio Grande do Sul e Navegantes e das BRs-101/282 entre a divisa com o Rio Grande do Sul e Palhoça e de Florianópolis até o entroncamento com a BR-153 (próximo a Irani).
A União também quer conceder um trecho da BR-101 entre as cidades gaúchas de Osório e Torres, na divisa com o Estado. Assim, seria criado um corredor duplicado pelo litoral entre Florianópolis e Porto Alegre.
O modelo de concessão que o governo federal pretende adotar prevê a duplicação das estradas e a vitória no pregão de quem apresentar a menor tarifa de pedágio. O contrato seria de 30 anos, com a cobrança do pedágio autorizada somente após o concessionário duplicar 10% do trecho administrado.
As rodovias escolhidas foram discutidas na manhã desta quarta-feira pelo governador Raimundo Colombo (PSD), que participou de reunião no Ministério do Planejamento, em Brasília. Satisfeito com os quatro trechos, o catarinense deu aval para União abrir os estudos de viabilidade das concessões.
— A nossa malha rodoviária é um limitador para escoar nossa produção e para locomoção das pessoas. O plano contempla as principais rodovias de Santa Catarina. Não adianta querer que todas as obras sejam financiadas com recursos públicos. Este modelo de concessão, com a duplicação das rodovias incluída, trará benefícios – elogiou Colombo.
No caso de rodovias federais com obras em andamento na área que será concedida, o futuro administrador assumirá os trabalhos do ponto em que a União estiver no momento da assinatura do contrato.
Com rodovias, portos, aeroportos e ferrovias em todo o país, o plano de concessões é uma das grandes apostas do segundo mandato de Dilma Rousseff para melhorar a infraestrutura brasileira e reaquecer a economia. O governo federal ainda fecha os detalhes dos modelos de concessão e de financiamento em cada área.
No caso das rodovias, após o lançamento em junho do pacote, será aberto prazo de um mês para que as empresas interessadas se apresentem. Elas terão seis meses para concluir os estudos, chamados de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
O Planalto vai escolher um estudo, que definirá número de praças de pedágio, por exemplo. Ainda serão realizadas audiências públicas nas regiões afetadas pelas obras, e o leilão passará pela avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Diante do trâmite burocrático, a previsão do governo federal é ter as vias concedidas e as obras em andamento até o final de 2016.
No novo plano previsto para junho, entraram os trechos da BR-280 de Porto União a São Francisco do Sul, das BRs-163/282/158 de Guaíra (PR) a Chapecó, da BR-470 entre a divisa com o Rio Grande do Sul e Navegantes e das BRs-101/282 entre a divisa com o Rio Grande do Sul e Palhoça e de Florianópolis até o entroncamento com a BR-153 (próximo a Irani).
A União também quer conceder um trecho da BR-101 entre as cidades gaúchas de Osório e Torres, na divisa com o Estado. Assim, seria criado um corredor duplicado pelo litoral entre Florianópolis e Porto Alegre.
O modelo de concessão que o governo federal pretende adotar prevê a duplicação das estradas e a vitória no pregão de quem apresentar a menor tarifa de pedágio. O contrato seria de 30 anos, com a cobrança do pedágio autorizada somente após o concessionário duplicar 10% do trecho administrado.
As rodovias escolhidas foram discutidas na manhã desta quarta-feira pelo governador Raimundo Colombo (PSD), que participou de reunião no Ministério do Planejamento, em Brasília. Satisfeito com os quatro trechos, o catarinense deu aval para União abrir os estudos de viabilidade das concessões.
— A nossa malha rodoviária é um limitador para escoar nossa produção e para locomoção das pessoas. O plano contempla as principais rodovias de Santa Catarina. Não adianta querer que todas as obras sejam financiadas com recursos públicos. Este modelo de concessão, com a duplicação das rodovias incluída, trará benefícios – elogiou Colombo.
No caso de rodovias federais com obras em andamento na área que será concedida, o futuro administrador assumirá os trabalhos do ponto em que a União estiver no momento da assinatura do contrato.
Com rodovias, portos, aeroportos e ferrovias em todo o país, o plano de concessões é uma das grandes apostas do segundo mandato de Dilma Rousseff para melhorar a infraestrutura brasileira e reaquecer a economia. O governo federal ainda fecha os detalhes dos modelos de concessão e de financiamento em cada área.
No caso das rodovias, após o lançamento em junho do pacote, será aberto prazo de um mês para que as empresas interessadas se apresentem. Elas terão seis meses para concluir os estudos, chamados de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
O Planalto vai escolher um estudo, que definirá número de praças de pedágio, por exemplo. Ainda serão realizadas audiências públicas nas regiões afetadas pelas obras, e o leilão passará pela avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Diante do trâmite burocrático, a previsão do governo federal é ter as vias concedidas e as obras em andamento até o final de 2016.
quarta-feira, 20 de maio de 2015
Redução do volume de materiais recicláveis provoca desemprego em Itajaí
O volume de lixo reciclável caiu cerca 50%, na Cooperativa da Foz do Rio Itajaí – Cooperfoz. De acordo com o presidente da cooperativa, Jonatas de Sousa, em 2013 eram 400 toneladas de reciclados por mês e no início desse ano a média de coleta não chega a 200 toneladas. Por causa dessa falta de material, 17 famílias que trabalham na cooperativa, foram dispensadas, por tempo indeterminado.
O problema que envolve questão social e ambiental foi constatado pelo Vereador Márcio José Gonçalves, durante uma visita à cooperativa nessa terça-feira (19). “A questão dos resíduos sólidos precisa ser encarada de forma urgente em nosso município. A atual situação que diagnosticamos na cooperativa, demonstra a pouca efetividade do programa de coleta seletiva, a consequente dificuldade relatada pelos cooperados com a falta de material e o comprometimento da subsistência da própria cooperativa”, ressalta o Vereador Márcio Dedé.
O vereador, que sempre buscou iniciativas e projetos relacionados ao tratamento de resíduos e coleta seletiva, também é autor da lei que criou o Dia e a Semana do Lixo Zero em Itajaí.
A lei institui que seja integrado no calendário oficial de eventos do município de Itajaí, o Dia Municipal do lixo zero, a ser trabalhado, anualmente, no dia 30 de maio e a semana municipal do lixo zero, a partir dessa data.
A iniciativa teve origem na tese de mestrado do Vereador Márcio Dedé e prevê, além da redução da quantidade de resíduos sólidos a serem enviados para o aterro sanitário, tratar também da importância da coleta seletiva. O objetivo é que seja desenvolvido um trabalho de conscientização, para que as pessoas notem a necessidade de realizar a coleta seletiva no município, que além de colaborar com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, também é a fonte de renda de muitas famílias da região.
Timbó acaba com o pagamento de diárias a vereadores
A Câmara de Vereadores de Timbó tomou uma atitude que serve de exemplo. Aprovou, por unanimidade, uma resolução que extingue o pagamento de diárias a vereadores que precisem viajar representando o município. Com isso, apenas gastos de viagens de servidores para deslocamentos a trabalho serão custeados pela Câmara.
O autor da resolução é o vereador e presidente da Câmara Marcelo Luiz Ferrari (PT). Ele conta que decidiu apresentar a proposta porque entende que os parlamentares já recebem pelo trabalho de representar a Casa em eventos, cursos ou viagens a trabalho:
— O meu pensamento é de que o vereador não recebe salário, mas um subsídio, uma verba de representação para fazer seu trabalho, e estar em nome da Câmara em determinados momentos já está incluído nisto, então não acho correto que, além do valor mensal, recebam pagamentos por essas viagens.
Ferrari conta que aprovar a resolução não foi fácil. Quando apresentou o projeto, assinado também pelos outros dois vereadores da Mesa Diretora – o vice-presidente da Casa, Reimar Raddatz (PSB), e o secretário Rubens Borchardt (PT) – Ferrari foi chamado pela Comissão de Mérito da Câmara para explicar a ideia e ouviu dos integrantes um pedido para que o projeto fosse retirado da pauta. O presidente da comissão, vereador Guilherme Voigt Junior (PSDB), confirmou que houve descontentamento de parlamentares com o projeto, já que teriam que custear as próprias despesas:
— Alguns não concordaram porque (a medida) privou os vereadores de participarem de cursos, embora eu, que já estou no segundo mandato participei de um curso só e foi em Blumenau. Mas, por exemplo, se precisar ir a Brasília, que eu só fui uma vez em quase oito anos, vamos tirar do nosso bolso.
Mesmo com os posicionamentos contrários, Ferrari defendeu a ideia na comissão e viu a proposta ser aprovada por unanimidade pelos vereadores. O presidente da Comissão de Mérito explica que o fator que levou à mudança de opinião foi a aquisição pela Câmara de um veículo que, segundo ele, poderia ser usado pelos vereadores para compromissos fora do município. O carro – um Renault Sandero que custou R$ 45 mil – de fato foi adquirido, mas Ferrari afirma que a utilização do veículo não foi definida:
— Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O carro foi comprado para ser usado pelos servidores da Câmara, já que não tínhamos veículo e os funcionários usavam os próprios carros. O veículo já está aqui aguardando a documentação, mas o uso não foi regulamentado.
Sem informar valores, o presidente disse que os gastos com diárias não eram expressivos, mas houve casos em que vereadores pediam o pagamento de diárias para ir a Blumenau ou Jaraguá do Sul. Outra viagem comum é para Florianópolis, para levar demandas aos deputados estaduais.
— Acho que assim é bom para que os deputados da nossa região também estejam mais presentes nas cidades, e não apenas na época de campanha, e assim os vereadores não precisam gastar tanto para ir com frequência até a Capital — analisa.
Os vereadores recebem mensalmente R$ 4.057,16. Com os descontos, embolsam R$ 3,4 mil. Para o presidente da casa o montante é de R$ 6.085,74, sendo R$ 4,8 mil líquidos. Ferrari defende que o valor é suficiente para que custos de transporte e alimentação sejam bancados pelos parlamentares em caso de viagens.
O autor da resolução é o vereador e presidente da Câmara Marcelo Luiz Ferrari (PT). Ele conta que decidiu apresentar a proposta porque entende que os parlamentares já recebem pelo trabalho de representar a Casa em eventos, cursos ou viagens a trabalho:
— O meu pensamento é de que o vereador não recebe salário, mas um subsídio, uma verba de representação para fazer seu trabalho, e estar em nome da Câmara em determinados momentos já está incluído nisto, então não acho correto que, além do valor mensal, recebam pagamentos por essas viagens.
Ferrari conta que aprovar a resolução não foi fácil. Quando apresentou o projeto, assinado também pelos outros dois vereadores da Mesa Diretora – o vice-presidente da Casa, Reimar Raddatz (PSB), e o secretário Rubens Borchardt (PT) – Ferrari foi chamado pela Comissão de Mérito da Câmara para explicar a ideia e ouviu dos integrantes um pedido para que o projeto fosse retirado da pauta. O presidente da comissão, vereador Guilherme Voigt Junior (PSDB), confirmou que houve descontentamento de parlamentares com o projeto, já que teriam que custear as próprias despesas:
— Alguns não concordaram porque (a medida) privou os vereadores de participarem de cursos, embora eu, que já estou no segundo mandato participei de um curso só e foi em Blumenau. Mas, por exemplo, se precisar ir a Brasília, que eu só fui uma vez em quase oito anos, vamos tirar do nosso bolso.
Mesmo com os posicionamentos contrários, Ferrari defendeu a ideia na comissão e viu a proposta ser aprovada por unanimidade pelos vereadores. O presidente da Comissão de Mérito explica que o fator que levou à mudança de opinião foi a aquisição pela Câmara de um veículo que, segundo ele, poderia ser usado pelos vereadores para compromissos fora do município. O carro – um Renault Sandero que custou R$ 45 mil – de fato foi adquirido, mas Ferrari afirma que a utilização do veículo não foi definida:
— Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O carro foi comprado para ser usado pelos servidores da Câmara, já que não tínhamos veículo e os funcionários usavam os próprios carros. O veículo já está aqui aguardando a documentação, mas o uso não foi regulamentado.
Sem informar valores, o presidente disse que os gastos com diárias não eram expressivos, mas houve casos em que vereadores pediam o pagamento de diárias para ir a Blumenau ou Jaraguá do Sul. Outra viagem comum é para Florianópolis, para levar demandas aos deputados estaduais.
— Acho que assim é bom para que os deputados da nossa região também estejam mais presentes nas cidades, e não apenas na época de campanha, e assim os vereadores não precisam gastar tanto para ir com frequência até a Capital — analisa.
Os vereadores recebem mensalmente R$ 4.057,16. Com os descontos, embolsam R$ 3,4 mil. Para o presidente da casa o montante é de R$ 6.085,74, sendo R$ 4,8 mil líquidos. Ferrari defende que o valor é suficiente para que custos de transporte e alimentação sejam bancados pelos parlamentares em caso de viagens.
Vinte creches fechadas no primeiro dia de greve dos servidores de Itajaí
No primeiro dia de greve dos servidores públicos de Itajaí, das 64 creches municipais, 20, de acordo com o sindicato da categoria, e 19, segundo a prefeitura, deixaram de funcionar. Isso porque, a maior adesão conforme a prefeitura e o sindicato, ocorreu por parte dos funcionários da educação infantil. Escolas municipais também foram afetadas e funcionaram parcialmente. Nos postos de saúde, o sindicato informou que foi mantida a porcentagem mínima exigida por lei de 30% dos funcionários trabalhando. O quadro de funcionários da Codetran também esteve reduzido.
terça-feira, 19 de maio de 2015
Círculo S.A. vai decorar Parque Ramiro Ruediguer com enfeites de crochê e tricô
Engajada com projetos da comunidade em que atua, a Círculo S.A., especializada em fios e linhas, convida os amantes de crochê e tricô para ajudarem confeccionar e aplicar enfeites que serão colocados em uma grade no Parque Ramiro Ruediguer no dia 24 de maio. A intervenção cultural Crochetando na Praça promovida pela empresa faz parte da campanha 100 em 1 dia Blumenau, iniciativa do Rotaract, que visa reunir projetos que instiguem e motivem as pessoas a pensar e construir uma cidade melhor. No dia 30 de maio, data em que será realizado oficialmente o festival 100 em 1 dia Blumenau, a equipe da Círculo estará no local para apresentar o painel decorado colaborativo, estimulando e envolvendo o público a conhecer um pouco mais sobre as técnicas de crochê e tricô.
A Círculo optou por realizar uma intervenção urbana, conhecida como Yarn Bombing, movimento criado por fãs de crochê e tricô e que aplicam a técnica para decorar cidades. Os interessados em colaborar, podem tricotar e crochetar peças criativas para compor a decoração que será pendurada em uma grade no parque. Para a ação será usado o novelo Mollet da Círculo, um fio especial feito de acrílico, que resiste aos fatores ambientais, indicado para seguir a proposta de ser um enfeite permanente. É necessário enviar os pedaços de crochê ou tricô até o dia 22 de maio. Mais informações sobre como participar enviando enfeites ou ajudando a montar o painel no parque, podem ser obtidas através do e-mail: informe@circulo.com.br
Ministro do Trabalho estará em Itajaí nesta sexta-feira
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, confirmou presença na cidade de Itajaí na próxima sexta-feira (22). Ele virá à Santa Catarina, exclusivamente, para cumprir compromisso com empresários da Intersindical Patronal de Itajaí, entidade que reúne 16 sindicatos patronais, dos mais vários setores econômicos como comércio, alimentação e indústria naval. A previsão é que o ministro chegue por volta das 11h30 da manhã.
Ele aceitou o convite para visitar a entidade e conhecer de perto como é o modelo de gestão dos sindicatos que se organizam juntos, com a finalidade de melhorar suas respectivas categorias sindicais representadas.
Após o pronunciamento do Sr. Ministro, as Entidades patronais aproveitarão para entregar um documento com reivindicações e sugestões para o aperfeiçoamento do setor sindical.
Policial Militar mata assaltante em Itajaí
Um homem suspeito de assalto morreu e outro ficou ferido após confronto com um policial militar nesta segunda-feira em Itajaí. De acordo com o relato da PM, a dupla teria tentado assaltar uma madeireira no bairro Cordeiros. O policial estava no local fazendo um orçamento e deu voz de prisão aos criminosos. No entanto, os suspeitos atiraram contra o agente, que revidou e atingiu os dois homens.
Vagner Furtado, de 34 anos, morreu no local. Leandro Fagundes, de 27 anos, recebeu atendimento médico e foi encaminhado ao Hospital Marieta com um tiro no abdômen. O confronto ocorreu por volta das 16h40 na Madeireira Aderson, localizada na Rua Reinaldo Schmithausen.
Assinar:
Postagens (Atom)