quinta-feira, 21 de maio de 2015

Prefeitura de Itajaí vai executar obra no trevo da SC-470 com a BR-101

O município de Itajaí decidiu que vai executar a obra no trevo da rodovia Jorge Lacerda com a BR-101. O prefeito Jandir Bellini confirmou a decisão e diz que agora aguarda a autorização da Autopista Litoral Sul e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para começar os trabalhos. Dos R$ 600 mil previstos para implantação de dois retornos funcionais no local serão necessários apenas R$ 300 mil, já que a prefeitura vai usar mão de obra própria.

Bellini explica que o município assumiu a obra para evitar que questões burocráticas e de falta de orçamento atrasassem as melhorias no trevo. Conforme o prefeito, a Secretaria de Obras é quem vai tocar os trabalhos com materiais que já haviam sido licitados. A previsão é que a implantação dos retornos inicie na primeira quinzena de junho e que a obra seja concluída em duas semanas.
— Acredito que a autorização da ANTT e da Autopista leve mais uma semana para sair. Depois disso, temos que pedir o aval da Câmara de Vereadores para fazer a obra, pois está fora da jurisdição do município — afirma.
O vereador Antônio Aldo da Silva (PP), que vem acompanhando a situação do trevo, acredita que a aprovação da Câmara ao projeto será unânime. De acordo com ele, todos os vereadores são a favor da obra, que vai beneficiar principalmente os moradores dos bairros São Roque, Salseiros, Espinheiros e dos loteamentos Santa Regina, Portal I e II e Volta de Cima.
— Esses retornos vão dar uma boa melhorada no trânsito do trevo. Se o município não tivesse assumido, essa obra só sairia em 2016 porque não está prevista no contrato de concessão da rodovia — completa.
Projeto cria alças de retorno
As duas alças de retorno que serão implantadas devem amenizar o intenso fluxo de veículos que passa pelo trevo e causa congestionamentos diários. As melhorias ficariam embaixo do viaduto, apenas com restrição de altura, e eliminariam parte do movimento da rótula, direcionando-o para as marginais da BR-101.
Um estudo feito pela Autopista calcula que quase 10 mil veículos circulem pelo local diariamente, das 7h às 21h. As alças de retorno vão dividir o tráfego, fazendo com que o movimento no entorno da rótula diminua cerca de 40%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário