quarta-feira, 20 de maio de 2015

Redução do volume de materiais recicláveis provoca desemprego em Itajaí‏

O volume de lixo reciclável caiu cerca 50%, na Cooperativa da Foz do Rio Itajaí – Cooperfoz. De acordo com o presidente da cooperativa, Jonatas de Sousa, em 2013 eram 400 toneladas de reciclados por mês e no início desse ano a média de coleta não chega a 200 toneladas. Por causa dessa falta de material, 17 famílias que trabalham na cooperativa, foram dispensadas, por tempo indeterminado.
O problema que envolve questão social e ambiental foi constatado pelo Vereador Márcio José Gonçalves, durante uma visita à cooperativa nessa terça-feira (19). “A questão dos resíduos sólidos precisa ser encarada de forma urgente em nosso município. A atual situação que diagnosticamos na cooperativa, demonstra a pouca efetividade do programa de coleta seletiva, a consequente dificuldade relatada pelos cooperados com a falta de material e o comprometimento da subsistência da própria cooperativa”, ressalta o Vereador Márcio Dedé.
O vereador, que sempre buscou iniciativas e projetos relacionados ao tratamento de resíduos e coleta seletiva, também  é autor da lei que criou o Dia e a Semana do Lixo Zero em Itajaí.
A lei institui que seja integrado no calendário oficial de eventos do município de Itajaí, o Dia Municipal do lixo zero, a ser trabalhado, anualmente, no dia 30 de maio e a semana municipal do lixo zero, a partir dessa data.
A iniciativa teve origem na tese de mestrado do Vereador Márcio Dedé e prevê, além da redução da quantidade de resíduos sólidos a serem enviados para o aterro sanitário, tratar também da importância da coleta seletiva. O objetivo é que seja desenvolvido um trabalho de conscientização, para que as pessoas notem a necessidade de realizar a coleta seletiva no município, que além de colaborar com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, também é a fonte de renda de muitas famílias da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário