segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Litoral Norte de SC tem quase metade dos pontos avaliados impróprios para banho

A temporada de verão no Litoral Norte catarinense vai começar com a balneabilidade em xeque. O último relatório feito pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) mostra que quase 44% dos 57 pontos analisados na região estão impróprios para banho – as análises anteriores a esta, que são feitas semanalmente, apresentaram índices semelhantes.
O percentual é considerado expressivo, principalmente porque o litoral pouco avançou em saneamento básico nos últimos anos e os impactos desse atraso se refletem diretamente nas praias. O diretor de proteção dos ecossistemas da Fatma, Márcio Luiz Alves, explica ainda que é preciso considerar uma série de fatores na análise.
– Quando há vento forte e chuva a tendência é que a situação da balneabilidade piore, já que todo material depositado incorretamente nas ruas e córregos acaba chegando ao mar. Além disso, a contaminação da praia não necessariamente é feita pelo município litorâneo. No caso de Balneário Camboriú, há rios que trazem esses resíduos de outras cidades que não têm tratamento de esgoto para a praia – afirma.
Balneário foi um dos municípios que apresentou situação pouco satisfatória, com quase metade dos pontos analisados impróprios para banho. Já Porto Belo é campeã nesse quesito, com todos os seis pontos analisados impróprios. Em seguida vem Penha com cinco pontos e Itapema com quatro pontos inadequados.
– Também temos que considerar o desenho da costa, pois isso dificulta que as correntes marítimas entrem e levem embora esses materiais poluentes. Porto Belo e Penha são áreas com muitos recortes e quanto mais calma a praia mais propícia da água estar imprópria – observa Alves.
De acordo com o diretor, a balneabilidade é avaliada pela quantidade de coliformes fecais em cada 100ml de água – quando a amostra tiver mais de 800 coliformes o ponto é considerado impróprio. Um dos problemas que agrava essa situação é a destinação incorreta do esgoto sanitário. Porém, segundo Alves, a falta de ação do poder público não exime a responsabilidade do cidadão, que pode adotar sistemas alternativos para fazer o tratamento.
– Nós temos muitas sazonalidades e épocas em que aumenta significativamente a população do litoral. Com isso também aumenta a produção de material contaminante. Eu diria que a situação atual de balneabilidade é considerada satisfatória, mas podemos e devemos melhorar principalmente na questão do esgoto – avalia.

Jovem é morto pela polícia em Camboriú

Um jovem de 18 anos foi morto pela Polícia Militar em Camboriú durante uma ocorrência, na noite de sexta-feira. De acordo com a PM, Cleverton Hennicka Gonçalves, 18 anos, teria ameaçado apontar uma arma contra os policiais quando foi atingido. Ele morreu no local. 

O confronto ocorreu na Rua Monte Cruzeiro, no Bairro Monte Alegre. Segundo o relato da PM, três grupos de policiais (inclusive dois do Pelotão de Policiamento Tático, o PPT), avistaram um grupo de homens armados em frente a uma casa. 

Ao perceberem a aproximação da polícia, os homens teriam fugido e pulado muros de casas vizinhas. Ainda de acordo com a PM, Gonçalves estava entre eles. Policiais o localizaram na garagem de uma residência e pediram que ele saísse do local com as mãos na cabeça. Ele teria, porém, puxado uma arma _ e um policial revidou.

Gonçalves não tinha nenhuma passagem pela polícia.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Ação da Polícia Civil prende quatro pessoas em operação contra o tráfico de drogas em Gaspar

Polícia Civil prendeu quatro pessoas durante uma operação contra o tráfico de drogas em Gaspar, na tarde desta quinta-feira. A ação na Cohab do bairro Gaspar Mirim envolveu cerca de 30 policiais e teve apoio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Blumenau, 1ª Delegacia de Blumenau e Canil da Polícia Militar de Blumenau.

Foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão que resultaram na prisão de quatro pessoas: três homens de 29, 24, 25 anos, e uma mulher de 40 anos. O detido de 29 anos era quem comandava o tráfico no local, conforme a polícia, separando a droga e repassando para os outros venderem.
Também foram apreendidos crack, cocaína, maconha, rádios comunicadores, balança de precisão, outros produtos utilizados para embalar a droga, duas espingardas de pressão e três armas de mentira.
O quarteto conduzido foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. O Delegado de Polícia Civil Egídio Ferrari, que coordenou a ação, ressalta que todos eles já tinham passagens pela polícia por variados crimes, como roubos, para os quais o líder de 29 anos estaria recrutando adolescentes e aliciando-os para a prática criminosa.
Os nomes dos detidos não foram divulgados.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Operação Dupla Face - Justiça acata denúncia contra 10 denunciados

A juíza Sônia Moroso Terres, titular da 1ª Vara Criminal, acatou denúncia do Ministério Público contra 10 dos investigados na Operação Dupla Face, que apurou supostos crimes de corrupção em diversos setores na prefeitura de Itajaí. Outros seis dos denunciados pela promotoria terão 15 dias de prazo para apresentarem a defesa antes da manifestação do Judiciário. A magistrada entendeu que eles se enquadram em crimes que preveem direito a fiança.

A denúncia foi aceita contra agentes públicos e particulares: o advogado André Xavier; João Luiz Bresciani Dias; o empresário Flávio Mussi e a filha, Laila Mussi; o empresário Marcelo Arruda; a consultora Raquel Oliveira Mattos da Silva Flores; os ex-procuradores do município Ricardo Bittencourt e Rogério Ribas; o ex-diretor da Secretaria de Urbanismo, Sérgio Ardigó, e o empresário Vanderlei Kuhn.

Na segunda lista, dos que ganharam prazo para manifestação, estão os vereadores Douglas Cristino da Silva (PSD), Afonso Arruda (PMDB) e Laudelino Lamin (PMDB), o ex-secretário municipal de Habitação, Sadi Pires (PMDB), os ex-servidores Hemerson Ricardo Pereira e Roberto Marquetti dos Santos.

A decisão da juíza inclui a revogação da suspensão das funções públicas do ex-secretário de Obras, Tarcísio Zanelato, do ex-secretário de Administração, Marcos Andrade (que não chegou a ser denunciado pelo MPSC), e do ex-servidor Edson Dognini, assessor do vereador Douglas Cristino. 

O afastamento havia sido determinado pela Justiça no dia 24 de agosto, quando foi deflagrada a operação Dupla Face pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). 

Os trechos do inquérito que dizem respeito a Zanelato, Dognini, Eliane Cristino da Silva, Tito Arruda, Kalil Mussi e Osvaldo Dias da Silva foram arquivados pela Justiça. A juíza também não acatou a denúncia contra o secretário municipal de Saúde, Osvaldo Gern.

Crime ambiental será investigado
A decisão da juíza Sônia Moroso Terres determina o envio à 10ª Promotoria de Justiça de Itajaí, responsável pelo meio ambiente, fatos que surgiram durante as investigações do Grupo de Atuaçao de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e que dão indícios de crimes ambientais na aprovação de dezenas de projetos na construção civil.

Além de solicitar o compartilhamento de dados, a magistrada pede que seja “apurada eventual responsabilidade” do ex-secretário de Urbanismo, Paulo Praun Cunha Neto, que foi indiciado no inquérito apresentado pelo delegado Daniel Garcia, do Gaeco, mas não está na lista dos denunciados.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Briga entre manifestantes encerra sessão da Câmara em Itajaí

Em menos de 20 minutos, o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí Luiz Carlos Pissetti (DEM) abriu e encerrou a sessão desta terça-feira, que marcaria o retorno de José Alvercino Ferreira (PP) às reuniões plenárias.
Com muita gente presente na plateia, uma briga entre apoiadores de Zé e manifestantes contrários levou Pissetti a chamar a polícia, suspender as transmissões da sessão pela internet e, minutos depois, encerrar o encontro em um acordo com os demais vereadores.
Apesar de ter confirmado que estaria presente na sessão, uma ligação do Hospital do Coração de Balneário Camboriú comunicou que Zé está internado na instituição.
Segundo o advogado Celso Almeida da Silva, o vereador está com problema de pressão arterial e está internado desde a manhã desta terça-feira.

Retroescavadeira pega fogo e homem morre em empresa em Blumenau

Um homem de 57 anos morreu na tarde desta terça-feira após um incêndio na empresa Momento Engenharia Ambiental, na Vila Itoupava em Blumenau. O Corpo de Bombeiros chegou ao local por volta das 15h30min e trabalhou para conter o incêndio em decorrência de uma explosão.
Avadir Ethur, trabalhador de uma empresa terceirizada que morreu no local, operava uma retroescavadeira que pegou fogo. De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, Ethur utilizava os equipamentos de proteção no momento do acidente, que foi considerado como uma "fatalidade" pela empresa.
A área afetada é uma usina de solidificação, onde são depositados aerosóis, que em contato com o fogo da retroescavadeira causaram a explosão. Os motivos que deram início ao fogo no equipamento ainda são desconhecidos e os órgãos ambientais municipal e estadual já foram notificados.
A empresa aguarda a conclusão da perícia que deve apontar as causas do incêndio. Outro trabalhador também foi vítima do incêndio: ele teve queimaduras leves no braço esquerdo, foi atendido e liberado. Segundo o assessor de comunicação, Rodrigo Ramos, todo o suporte necessário está sendo dado à família do trabalhador morto.
O empreendimento, localizado na Rua Paulo Litzenberger, 1400, nas proximidades do limite com Massaranduba, é especializado em tratamento e destinação de resíduos industriais. Cerca de cem funcionários trabalham no local. O telhado de uma área de 2,5 mil m² também foi atingido pela explosão. No entanto, os trabalhos na empresa não foram interrompidos.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Predomínio da nebulosidade em Santa Catarina nesta terça-feira

A terça-feira será de muitas nuvens no céu de Santa Catarina. As temperaturas sobem um pouco mais, podendo chegar aos 28ºC tanto no Litoral Norte quanto no Oeste do Estado. De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, do Grupo RBS, há chance de chuva isolada, principalmente na faixa leste.
—  No Litoral, Sul, Vale do Itajaí e Norte teremos predomínio de nuvens, menores aberturas, e chuva que no geral é fraca e passageira. Importante destacar que teremos mais nuvens que instabilidade em boa parte das cidades — diz .
Ainda segundo Puchalski, o sol pode aparecer ao longo do dia no Oeste, Meio Oeste e parte dos Planaltos, onde a chance de chuva é mais para o final do dia e o começo da noite, sempre de maneira isolada. 

Reflexão de Boa Vontade - Einstein, Planck e a frequência do Espírito

Paiva Netto

Quando Albert Einstein (1879-1955) revolucionou a Física com sua teoria relativística, compreendida na extraordinária equação E = mc2, ninguém pôde mais referir-se à massa e à energia como coisas distintas, porque uma é a outra em condição diversa. Da mesma forma, o pai da física quântica, Max Planck (1858-1947), enunciou o E = hν,trazendo outra equivalência entre grandezas científicas. Trata-se, portanto, de uma questão de frequência. Assim, mutatis mutandis, ocorre entre matéria e Espírito. O corpo humano (massa), Você vê, toca, sente o cheiro, ouve, e de tal modo “comprova” uma “realidade” palpável. Com a energia (Espírito), isso não sucede. Porém, não significa que ela, a energia, não exista, pois que o efeito de sua açãose espalha por toda a parte. Nossos cinco sentidos materiais comumente conhecidos é que são (ainda) bastante falhos diante da ocorrência verdadeira (ainda) invisível que nos cerca. Exceção apenas para os que têm especial sensibilidade mediúnica, o chamado sexto sentido — que pode muito bem não ser o último —, para captar do Mundo Espiritual o que o ser terreno comum até agora não assinala.

Negar o Espírito é repudiar o átomo
Se vamos contestar a presença viva dos Espíritos, comecemos então por negar a existência do átomo, que continua imperceptível aos olhos humanos desarmados, mas existe. Parece uma coisa louca à mentalidade afeita a prosseguir agindo sob o orgulhoso pensamento geoantropocêntrico, mesmo sabendo não ser a Terra o centro do Universo e o ser humano uma fração, de fração, de fração do Cosmos. Graça Aranha (1868-1931), o célebre autor de Canaã, um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras, abre-nos a mente para o infinito do saber ao declarar que “a marcha da Ciência é como a nossa na planície do deserto: o horizonte foge sempre”.

Da busca intelectual à busca espiritual
Ora, a Ciência é uma busca intelectual constante. Dia virá em que todos compreenderão que seu supremo apanágio será o da busca espiritual permanente. Como afirmamos aqui, há uma Ciência das esferas divinas além da Ciência da dimensão humana. Ademais, há muitos pensadores e acadêmicos que corajosamente se dedicam ao desvelamento desses considerados “mistérios”. E encontram-se — enfrentando tabus alimentados pelos seus próprios iguais — no caminho certo que vanguardeiros cientistas de escol vêm trilhando pelos séculos. Um exemplo geral, que nem carece de justificativa, é Galileu Galilei (1564-1642). Já se vão mais de 400 anos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas pelo “avô da física”.


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

_______________________________________


Trecho extraído da entrevista concedida pelo jornalista, radialista e escritor Paiva Netto à também jornalista portuguesa Ana Serra, em 19 de setembro de 2008. A íntegra da transcrição encontra-se publicada em http://www.lbv.pt/pt/entrevista.pdf.

Funcionários da Verde Vale retornam ao trabalho em Blumenau

Os trabalhadores da Viação Verde Vale que haviam paralisado o serviço de transporte coletivo na manhã desta segunda-feira em Blumenau por conta do não recebimento do adiantamento salarial retornaram ao trabalho às 14h. O pagamento de todos os motoristas e colaboradores foi feito pela empresa no início da tarde.

Segundo o gerente administrativo da Viação Verde Vale, Luiz da Silva, o atraso teria ocorrido por falta de receita. Após o pagamento ser efetuado, todas as 15 linhas atendidas pela empresa voltaram a circular normalmente. Dos 180 funcionários da Verde Vale, 110 recebem 40% do salário no dia 20 e os outros recebem o valor integral no dia 5 de cada mês. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Gaspar (Sindetranscol), Ari Germer, os funcionários da empresa Verde Vale — responsável por 13% das linhas de ônibus na cidade — já estão atendendo normalmente à população. 

Segundo a Verde Vale, os funcionários que recebem em cheque receberam o valor integral do pagamento na sexta-feira e quem recebe via depósito bancário teve 30% do valor depositado na semana passada. Os outros 70% foram quitados nesta segunda-feira.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Acidente com ônibus deixa cinco mortos e pelo menos 21 feridos em Corupá

Um acidente com ônibus deixou cinco mortos e pelo menos 21 feridos na BR-280 em Corupá, no Norte de Santa Catarina. A batida entre um carro com placas de Guaramirim e um ônibus de turismo da empresa Mirotur com placas de Sombrio, ocorreu por volta das 8h30 no km 93. 

Segundo pessoas que estavam em uma lanchonete em frente ao local onde ocorreu o acidente, o motorista do veículo de turismo teria perdido o controle do ônibus e atingido o carro. 

O CrossFox subia a serra quando bateu de frente com o ônibus, que saiu de Foz do Iguaçu e voltava para Sombrio, no Sul de Santa Catarina, com 32 passageiros além de dois motoristas. Os dois veículos então caíram em uma ribanceira de cerca de 60 metros, na lateral da pista.

Os quatro ocupantes do carro morreram no local, são eles: Gilberto da Silva, 28 anos; Lucineia Camargo, 40 anos, Douglas da Silva, 23 anos, e uma bebê, Eduarda da Silva, de um mês. Apesar de estarem em um carro com placas de Guaramirim, a família é de Jaraguá do Sul. Izenia Fermino, de 60 anos, que era passageira do ônibus, também morreu no local. 

As vítimas que se feriram no acidente foram levadas para o PA de Corupá e para o Hospital São José, em Jaraguá do Sul. Este último informou ter prestado atendimento para aproximadamente 15 pessoas, a maior parte em estado estável. 

O motorista Luíz Moura, 50 anos, que dirigia o ônibus no momento da batida, foi encaminhado para o Hospital São José de Joinville pelo helicóptero Águia. Ele passou por cirurgia na tarde deste domingo e está na sala de recuperação em estado grave.

Segundo o Major Machado, o Águia também socorreu o passageiro Moacir Lima, de 53 anos, que foi levado ao hospital São José, em Jaraguá, passou por cirurgia e está na UTI. 

O trânsito ficou interrompido no local ao longo de todo o dia, tendo liberações pontuais para aliviar as filas. A abertura total das vias só ocorreu por volta das 17h30. 

Os helicópteros Águia e Arcanjo auxiliam no resgate das vítimas. Nove ambulâncias além de uma viatura de combate a incêndio e outra de resgate veicular participaram dos trabalhos de socorro.

Os bombeiros de Corupá estiveram no local com duas ambulâncias, uma viatura de resgate veicular e outra de combate a incêndio. Jaraguá do Sul deu suporte com duas ambulâncias dos bombeiros e uma do Samu, enquanto São Bento do Sul auxiliou com duas ambulância dos bombeiros. Os bombeiros de Schroeder e Joinville participaram do socorro com uma ambulância cada. 

Policial militar e agente penitenciário são baleados em Itajaí

Um policial militar e um agente penitenciário foram baleados na madrugada deste domingo em Itajaí. Os dois trafegavam pela BR-101 em um automóvel Ford/ Fiesta com outras duas pessoas, um homem e uma mulher, quando foram atacados. De acordo com a Polícia Militar, uma caminhonete Hyundai encostou ao lado do veículo e fez vários disparos contra as vítimas.
A tentativa de homicídio ocorreu por volta das 5h no sentido Sul da BR-101, próximo ao bairro Espinheiros. O policial foi atingido por dois tiros, no braço e na perna esquerda; o agente foi baleado por um disparo na perna. O homem de 29 anos que estava junto com eles foi atingido por um disparo na região abdominal. Como o tiro transfixou, a vítima precisou passar por cirurgia. Já a mulher de 26 anos foi atingida por dois tiros, um em cada perna.
As vítimas foram encaminhadas aos hospitais Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e ao Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. A PM ainda não sabe a motivação para o crime, nem quem seriam os possíveis suspeitos. A Polícia Civil vai investigar o caso.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Justiça determina e Zé da Codetran está livre

A juíza Sonia Maria Mazzetto Moroso Terres, da 1ª Vara Cívil de Itajaí, concedeu na tarde desta quinta-feira liberdade provisória ao vereador José Alvercino Ferreira (PP), o Zé, preso desde julho no Complexo Penitenciário da Canhanduba em decorrência da Operação Parada Obrigatória 2.
Zé deixou o presídio por volta das 17h20min desta quinta-feira, acompanhado pelo advogado e familiares.
Na decisão, a juíza explica que todas as testemunhas de acusação já foram ouvidas e, com isso, não seria mais necessário manter o parlamentar preso. No entanto, Zé terá que comparecer a todos os atos processuais nos quais a presença dele seja indispensável, terá que ir a cada dois meses à Justiça apresentar-se e informar suas atividades, além de estar proibido de manter contato com testemunhas e as pessoas envolvidas com os fatos sob investigação.
O vereador também está impedido de deixar a comarca de Itajaí por mais de oito dias, terá que pagar fiança estipulada em 15 salários mínimos, estar em casa todos os dias no máximo até as 20h e entregar seu passaporte à Justiça.

Cidades de Santa Catarina registram danos por vento forte

Ventos fortes atingiram o Oeste e o Norte de Santa Catarina na última quinta-feira e deixaram estragos em diversas cidades. Meteorologistas da Epagri ainda avaliam o caso, e não está descartada a suspeita de que um pequeno tornado tenha atingido Chapecó - os ventos chegaram a 72 km/h. Segundo o órgão, informações preliminares ainda mostram que pode se tratar de uma micro-explosão.
Enquanto a Epagri não confirma, a sexta-feira será para reconstruir as residências e prédios afetados pelos ventos. Em Chapecó, por exemplo, quatro bairros foram atingidos, a maioria na zona rural. Seis residências ficaram parcialmente destruídas e outras quatro foram ao chão. Quatro pessoas ficaram feridas na cidade, segundo o Corpo de Bombeiros.
Em Planalto Alegre, também no Oeste, o grande prejuízo foi nos aviários da localidade de Linha Karoba. Três ficaram completamente destruídos e outros seis parcialmente, de acordo com a Defesa Civil. Outras cinco residências foram destelhadas.
Um hospital registrou pontos de alagamento e alguns danos na estrutura em Treze Tílias, no Meio-Oeste. A cidade também teve árvores caídas em ruas e destelhamento em 10 casas.
Na região Norte de Santa Catarina, a cidade mais atingida foi Jaraguá do Sul. Cerca de 40 minutos foram o suficiente para destelhar casas, derrubar árvores e barreiras. Pelo menos 30 mil unidades consumidoras ficaram sem luz durante a noite na cidade. Corupá Schroeder ficaram completamente no escuro.
GuaramirimBarra Velha e São João do Itaperiú também registraram prejuízos pelos fortes ventos.

Suspeita de bomba no ferry boat que faz a travessia Itajaí-Navegantes interdita parcialmente a Avenida Beira-Rio

suspeita de uma bomba isolou parte da Avenida Beira-Rio de Itajaí e interditou parcialmente o ferry boat entre Itajaí e Navegantes na noite desta quinta-feira. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar foi acionado e esteve no local verificando o objeto, que era falso, não passando de um artefato feito com pedras e algodão. Todos os procedimentos técnicos para confirmar do que se tratava foram realizados.
Funcionários do ferry boat encontraram o artefato suspeito por volta de 19h, após uma travessia de Navegantes para Itajaí, atrás dos coletes guarda-vidas. Ele estava dentro de uma caixa com inscrições que seriam uma palavra em árabe. O pacote foi então levado para fora da balsa, nas proximidades da bilheteria em Itajaí.
Por segurança, até que o Bope chegasse, apenas uma das duas balsas do ferry boat funcionou normalmente. Além disso, o trecho da Beira-Rio próximo ao local foi isolado para o trânsito de veículos e pedestres. A liberação total da avenida e do ferry boat ocorreu às 23h15min.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Rapaz morre após ser atingido por pilha de pallets em Itajaí

Um jovem de 18 anos morreu após ser atingido por uma pilha de pallets nesta quarta-feira em Itajaí. O acidente de trabalho ocorreu por volta das 16h em uma empresa localizada na Avenida Adolfo Konder, no bairro São Vicente.
O Corpo de Bombeiros relatou que funcionários terceirizados estavam desmontando o interior da empresa quando ocorreu o acidente. Segundo os socorristas, Leonardo de Araújo Carvalhal estava ao lado de uma pilha de pallets com cerca de 12 metros de altura quando ocorreu o acidente.
Uma empilhadeira teria atingido a pilha, que acabou caindo sobre o jovem. Ele morreu antes da chegada dos Bombeiros.

Corpos são encontrados em rios de Balneário Camboriú

O Corpo de Bombeiros auxiliou no resgate de dois cadáveres encontrados em rios nesta quarta-feira em Balneário Camboriú. O primeiro chamado foi no bairro Canhanduba, às 13h30, onde foi achado o corpo de um homem em avançado estado de decomposição.
Os Bombeiros resgataram o corpo a pedido do Instituto Geral de Perícias (IGP), pois o local era de difícil acesso, próximo a marginal. A vítima não foi identificada.
A segunda solicitação ocorreu por volta das 15h nas proximidades da Marina Tedesco. Segundo os Bombeiros, uma pessoa que passava pelo local de jet sky viu o corpo boiando e acionou os socorristas. A vítima foi identificada como Josinei Zambuzzi Rosa, de 39 anos.

Câmara de Itajaí reduz gastos com diárias em 72%

À sombra das tempestades políticas que assolam Itajaí neste ano, a Câmara de Vereadores do município tem um motivo para comemorar: apertou o cinto e deve fechar o ano com uma boa economia em gastos com diárias e despesas pessoais dos parlamentares.
Só em relação às despesas com viagens, os R$ 52,3 mil usados até o dia 15 de novembro representam uma queda de 72% no valor gasto durante o mesmo período do ano passado, quando a Câmara registrou despesas de R$ 189,7 mil. Entre janeiro e dezembro de 2014, a soma chega a R$ 232 mil.
Nas despesas pessoais, a determinação da Justiça de que o Legislativo passasse a detalhar o que cada gabinete consome de dinheiro público também surtiu efeito: enquanto em 2014 teve parlamentar que gastou quase R$ 40 mil, até o dia 15 de novembro nenhum gabinete teve despesas que passassem dos R$ 15 mil.
O presidente da Câmara, Luiz Carlos Pissetti (DEM), diz que a contenção de gastos se estende a todos os setores da Casa, mas que uma mudança no processo de análise dos pedidos de diárias — que agora passam pela Controladoria do Legislativo — foi determinante na redução dos custos.
— Cada pedido é analisado. A Controladoria vê qual a real necessidade do pagamento, o interesse público envolvido nessa diária. Nesse momento de crise, é importante que a Câmara dê uma resposta à sociedade _ explica.
Ainda segundo Pissetti, outras medidas estão sendo criadas, como a fixação de uma cota de R$ 100 por telefone celular e o corte de cópias coloridas nos gabinetes.
Com as medidas de economia, a Câmara de Vereadores estima que vai devolver R$ 8 milhões dos R$ 21,5 milhões enviados pelo Executivo para o orçamento anual da Casa. No ano passado, a devolução aos cofres da prefeitura de Itajaí foi de R$ 108,6 mil.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Reflexões da Alma


Homem tenta matar irmã, foge e morre em acidente na BR-470

Um acidente no Km 93 da BR-470, em Ascurra, no limite com a cidade de Apiúna, deixou uma pessoa morta no final da manhã desta terça-feira, no Médio Vale o Itajaí. Adilson Lima, 48 anos, morreu depois que o veículo em que ele estava, um Siena, bateu de frente com um caminhão. 

Segundo o delegado da Polícia Civil de Ascurra, Fabio Estuqui, Lima teria esfaqueado a irmã, Gislaine de Lima, 33 anos, durante uma briga pela posse de um imóvel. Eles teriam discutido na rua, em um cruzamento da BR-470 com a Rua Getúlio Vargas. 

Lima teria golpeado a irmã várias vezes, que foi socorrida e encaminhada pelo Samu ao Hospital Beatriz Ramos com a faca ainda presa às costas e em estado grave. Na sequência ele teria fugido pela rodovia federal, quando se envolveu no acidente. 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Ascurra, o carro de Lima teria invadido a pista contrária e colidido de frente com o caminhão. Ele morreu no local do acidente. Já o condutor do caminhão, que ainda não foi identificado, foi encaminhado ao Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, com ferimentos leves. 

Apesar da morte do motorista do carro, o delegado afirma que será instaurado um inquérito policial para apurar a tentativa de homicídio de Lima contra a irmã e também a morte do homem no acidente.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Três homens são baleados após tentar assaltar policial militar na BR-470 em Indaial

Três homens foram baleados após tentar assaltar um policial militar na BR-470 em Indaial. De acordo com a própria Polícia Militar, que prestou auxílio na ocorrência por volta da 1h desta terça-feira, os homens interceptaram o carro do policial ainda na pista e o ameaçaram com uma arma. A vítima, entretanto, estava armada e conseguiu se defender. Os homens foram atingidos por disparos na cabeça, peito e braço, mas ainda conseguiram fugir. 

O carro usado pelos criminosos, um Agile de cor branca que havia sido furtado em Massaranduba no último domingo, foi encontrado pela PM na Rua Bagé, bairro Encano do Norte, ainda em Indaial. Ferido na cabeça, um dos homens estava deitado no interior do veículo e foi encaminhado para atendimento médico em Blumenau. O outro homem, que não teve a identidade revelada, deu entrada no hospital de Navegantes, mas foi transferido para Itajaí. O terceiro homem que participou da ação ainda não foi localizado. 

A polícia ainda apreendeu munições calibre .22 e maconha, que estavam dentro do carro abandonado. Segundo informações da PM, as características desses criminosos são similares a de autores de outros crimes, como roubos em Gaspar, Blumenau, Ascurra e Massaranduba.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Barra é campeão estadual na Série C

A Série B do Campeonato Catarinense já tem definido seu novo integrante para 2016. No domingo, o Barra fez a sua parte, venceu o Litoral por 4 a 2 em Ibirama, e, na combinação de resultados, garantiu o título do Estadual da Série C com uma rodada de antecipação.
A conquista do time de Balneário Camboriú veio com uma campanha invicta até agora: campeão do turno e agora do returno, em 12 partidas disputadas, o Barra venceu 11 e empatou uma. O time fez 47 gols — quase quatro por jogo — e sofreu 11.
Os resultados da penúltima rodada do returno foram os seguintes: Barra 4 X 2 Litoral, Jaraguá 1 X 1 Fluminense e Curitibanos 2 X 0 Maga. Na próxima rodada, o campeão vai enfrentar o Fluminense, em Joinville, e, independentemente do resultado, consolidará o título. Apenas o campeão ganha uma vaga na Série B.
Confira a classificação completa do returno:
1 — Barra (Balneário Camboriú) — 15 pontos
2 — Fluminense (Joinville) — 10 pontos
3 — Santa Catarina (Imbituba) e Litoral (Itajaí) — 9 pontos
5 — Jaraguá — 7 pontos
6 — Curitibanos — 3 pontos
7 — Maga (Indaial) — 0 ponto

Desarmar os corações

Paiva Netto
Relendo o meu livro Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade, lançado em 8 de novembro de 2014, achei alguns modestos apontamentos, os quais gostaria de apresentar a vocês, que me honram com a leitura.
Por infelicidade, os povos ainda não regularam suas lentes para enxergar que a verdadeira harmonia nasce no íntimo esclarecido de cada criatura, pelo conhecimento espiritual, pela generosidade e pela justiça. Consoante costumo afirmar e, outras vezes, comentarei, eles geram fartura. A tranqüilidade que o Pai-Mãe Celeste tem a oferecer — visto, de lado a lado, com equilíbrio e reconhecido como inspirador da Fraternidade Ecumênica — em nada se assemelha às frustradas tratativas e acordos ineficientes ao longo da nossa História. O engenheiro e abolicionista brasileiro André Rebouças (1838-1898) traduziu em metáfora a inércia das perspectivas exclusivamente humanas:
— (...) A paz armada está para a guerra como as moléstias crônicas para as moléstias agudas; como uma febre renitente para um tifo. Todas essas moléstias aniquilam e matam as nações; é só uma questão de tempo. (O destaque é nosso.)
Ora, vivenciar a Paz desarmada, a partir da fraternal instrução de todas as nações, é medida inadiável para a sobrevivência dos povos. Mas, para isso, é preciso, primeiro, desarmar os corações, conservando o bom senso, conforme enfatizei à compacta massa de jovens de todas as idades que me ouviam em Jundiaí/SP, Brasil, em setembro de 1983 e publiquei na Folha de S.Paulo, de 30 de novembro de 1986. Até porque, como pude dizer àquela altura, o perigo real não está unicamente nos armamentos, mas também nos cérebros que criam as armas; e que engendram condições, locais e mundiais, para que sejam usadas, que pressionam os gatilhos e os dedos os quais apertam os botões.
Armas sozinhas nada fazem nem surgem por “geração espontânea”. No entanto, são perigosas mesmo que armazenadas em paióis. Podem explodir e enferrujam, poluindo o ambiente. Elas são efeito da causa ser humano quando afastado de Deus, a Causa Causarum3, que é Amor (Primeira Epístola de João, 4:16). Nós é que, se distantes do Bem, somos as verdadeiras bombas atômicas, as armas bacteriológicas, químicas, os canhões, os fuzis, enquanto descumpridores ou descumpridoras das ordens de Fraternidade, de Solidariedade, de Generosidade e de Justiça do Cristo, que é o Senhor Todo-Poderoso deste orbe.
No dia em que o indivíduo, reeducado sabiamente, não tiver mais ódio bastante para disparar artefatos mortíferos, mentais e físicos, estes perderão todo o seu terrível significado, toda a sua má razão de “existir”. E não mais serão construídos.
É necessário desativar os explosivos, cessar os rancores, que insistem em habitar os corações humanos. Eis a grande mensagem da Religião do Terceiro Milênio, que se inspira no Cristo, o Príncipe da Paz: desarmar, com uma força maior que o ódio, a ira que dispara as armas. Trata-se de um trabalho de educação de largo espectro; mais que isso, de reeducação. E essa energia poderosa é o Amor — não o ainda incipiente amor dos homens —,  mas o Amor de Deus, de que todos nós nos precisamos alimentar. Temos, nas nossas mãos, a mais potente ferramenta do mundo. Essa, sim, é que vai evitar os diferentes tipos de guerra, que, de início, nascem na Alma, quando enferma, do ser vivente.
As pessoas discutem o problema da violência no rádio, na televisão, na imprensa ou na internet e ficam cada vez mais perplexas por não descobrir a solução para erradicá-la, apesar de tantas e brilhantes teses. Em geral, procuram-na longe e por caminhos intrincados. Ela, porém, não se encontra distante; está pertinho, dentro de nós: Deus!
— (...) o Reino de Deus está dentro de vós.
Jesus (Lucas, 17:21)
E devemos sempre repetir que o Pai Celestial é Amor! Não o amor banalizado, mas a Força que move os Universos. Lamentavelmente, a maioria esmagadora dos chamados poderosos da Terra ainda não acredita bem nesse fato e tenta em vão desqualificá-lo. São os pretensos donos da verdade... Entretanto, “o próximo e último Armagedom mudará a mentalidade das nações e dos seus governantes”, afiançava Alziro Zarur. E eu peço licença a ele para acrescentar: governantes sobreviventes.
Conforme anunciado no austero capítulo 16, versículo 16, do Livro da Revelação,
— Então, os ajuntaram num lugar que em hebraico se chama Armagedom.
(Armagedom, local onde reis, príncipes e governantes são agrupados para a batalha decisiva.)
Sobrepujar os obstáculos
Zarur dizia, "na verdade, quem ama a Deus ama ao próximo, seja qual for sua religião, ou irreligião".
Recordo uma meditação minha que coloquei no livro Reflexões da Alma (2003): O coração torna-se mais propenso a ouvir quando o Amor é o fundamento do diálogo.
E um bom diálogo é básico para o exercício da democracia, que é o regime da responsabilidade. 
Ao encerrar este pequeno artigo, recorro a um argumento que apresentei, durante palestras sobre o Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração, apropriado igualmente aos que porventura pensem que a construção responsável da Paz seja uma impossibilidade: (...) Isso é utopia? Ué?! Tudo o que hoje é visto como progresso foi considerado delirante num passado nem tão remoto assim. (...)
Muito mais se investisse em educação, instrução, cultura e alimentação, iluminadas pela Espiritualidade Superior, melhor saúde teriam os povos, portanto, maior qualificação espiritual, moral, mental e física, para a vida e o trabalho, e menores seriam os gastos com segurança. "Ah! é esforço para muito tempo?!". Então, comecemos ontem! Senão, as conquistas civilizatórias no mundo, que ameaçam ruir, poderão dar passagem ao contágio da desilusão que atingirá toda a Terra.
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Homem morre baleado na Praia Brava em Itajaí

Um homem, identificado como Leonardo Almeida da Silva Júnior, foi encontrado morto na Praia Brava, em Itajaí. De acordo com a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência neste domingo, o Instituto Geral de Perícias constatou que Júnior foi atingido por oito tiros. 

Ainda conforme a polícia, o homem, que já tinha antecedentes criminais, estava jurado de morte por traficantes de Balneário Camboriú. Na sexta-feira à noite, a vítima teria sofrido uma tentativa de ataque no local do crime, mas saiu ileso. Porém, ao retornar à praia entre a noite de sábado e madrugada de domingo foi surpreendido por vários disparos de arma de fogo e não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações do tenente Rodrigo Ribeiro de Farias, que atua na Polícia Militar de Itajaí, os agentes trabalham com a hipótese do crime estar ligado com o tráfico de drogas na região. O homicídio, conforme o tenente Ribeiro, pode ter sido um acerto de contas. Detalhes sobre o suspeito, que teria fugido à pé do local do crime, não foram divulgados para não comprometer as investigações.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Metropolitano joga o Catarinense 2016 em Jaraguá do Sul

Metropolitano está a uma assinatura de mudar de casa em janeiro do ano que vem. Após uma reunião com o presidente do Juventus nesta quinta-feira, o time de Blumenau acertou a sua ida para Jaraguá do Sul, onde vai disputar o Campeonato Catarinense de 2016. Sem poder usar o estádio do Sesi por conta da reforma na pista de atletismo do complexo, o Metrô deve levar toda a sua estrutura para Jaraguá em janeiro e jogar suas partidas no estádio João Marcatto.

De acordo com o presidente do Metropolitano, Ivan Kuhnen, o acerto está confirmado e as equipes jurídicas dos dois clubes vão trabalhar nesta sexta-feira para formular o contrato, que provavelmente será assinado na segunda-feira. No acordo, o time de Blumenau assumirá a partir do dia 1º de janeiro a estrutura física do Juventus, e se responsabilizará a pagar a manutenção do estádio, contas de luz e água, melhorias no campo e demais gastos diários com a estrutura, inclusive de alojamento de jogadores, que irão se mudar para Jaraguá do Sul e treinar na cidade durante todo o campeonato. A apresentação da equipe deve acontecer no dia 2 de janeiro, já na nova casa temporária.

Ainda faz parte do acordo o uso de cinco placas de propaganda no campo para o Juventus, 100 lugares nas partidas do Metropolitano para sócios do clube do Jaraguá e uma divisão da receita do bar do estádio. Outro ponto que, segundo Kuhnen, não deve entrar no contrato mas foi firmado entre os presidentes, é o apoio do Metropolitano ao Juventus na disputa da série B do Catarinense, com suporte logístico e até empréstimo de jogadores.

Embora tenha conseguido uma casa para disputar o Catarinense depois de cogitar até desistir da competição, a situação é problemática para a já delicada situação financeira do Metropolitano. Para o presidente do clube, o caso é um incentivo para o investimento em um estádio próprio:
– Estamos pagando o preço da cidade não ter investido em futebol por 50 anos. Com essa questão do Sesi temos que pensar cada vez mais em um estádio próprio para o futuro do Metropolitano – afirmou.

De acordo com o presidente do Juventus, Jeferson de Oliveira, o estádio João Marcatto está em dia para receber jogos do Catarinense. As licenças estão válidas até abril do ano que vem, com exceção de uma, que vence em janeiro, que o clube já está regularizando.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Polícia Civil faz operação para combater exploração sexual de crianças e adolescentes em Porto Belo

A Polícia Civil de Porto Belo desencadeou nesta quarta-feira a Operação Anjo da Guarda, que investiga crimes como estupro de vulnerável e exploração sexual de crianças. Cinco pessoas foram presas e seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos. 

Segundo informações preliminares da polícia, as vítimas, que têm entre 10 e 15 anos, eram aliciadas e “recompensadas” com R$ 10 a R$ 20 para manterem relações sexuais com homens entre 60 e 85 anos. 

O delegado Rodrigo Andrade, responsável pela operação, pretende concluir o inquérito até o fim da semana.

Pedágio de Bombinhas volta a valer no domingo

O pedágio ambiental de Bombinhas volta a ser cobrado neste domingo, 15 de novembro, com novidades. Uma alteração na lei vai permitir que os proprietários de imóveis que não têm carros emplacados na cidade possam cadastrar quantos veículos quiserem para obter gratuidade _ desde que estejam em seu nome.
A legislação permitia, até então, apenas um carro por proprietário.
A limitação provocou ações judiciais movidas por donos de imóveis de veraneio, que acabaram conquistando na Justiça o direito à gratuidade (vale lembrar que, para quem tem carro emplacado em Bombinhas, a gratuidade é automática).
Haverá também mais pontos de registro das placas dos veículos que entram na cidade para cobrança. Quando a taxa voltar a valer o acesso alternativo a Bombinhas, pelo Morro de Zimbros, terá equipamentos instalados. Com isto, todos os pontos de entrada e saída do município estarão cobertos.
A boa notícia é que, agora, os valores do pedágio serão arredondados para baixo. A taxa para os carros, por exemplo, passará de R$ 21,83 para R$ 21,50. Para motos, a redução é de R$ 2,73 para R$ 2,50.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Operação Dupla Face - Vereador Lamin pede para deixar a CPI mas presidência não deixa

O vereador Laudelino Lamin (PMDB), pediu afastamento da CPI da Codetran depois que seu nome apareceu entre os 22 indiciados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em decorrência da Operação Dupla Face, que investigou suspeitas de corrupção na prefeitura de Itajaí. Negada pelo presidente da comissão, Thiago Morastoni, a solicitação foi o ponto alto da mais longa reunião desde o início dos trabalhos da CPI, há dois meses. A sessão durou quatro horas.
Lamin, indiciado por ter, supostamente, pedido dinheiro e uma viagem de navio a uma construtora, afirmou que gostaria de deixar a comissão para evitar “atrapalhar” os trabalhos de investigação. Thiago Morastoni se disse “pego de surpresa” e afirmou que não acataria a desistência por entendê-la precipitada:
_ Devemos respeitar o processo legal. Me sentiria constrangido se o senhor não for denunciado e tomarmos o ato precipitado de afastá-lo da CPI _ afirmou o vereador, dizendo que o indiciamento ainda não passava de “informação de jornal”.
Morastoni completou a recusa garantindo que, caso Lamin seja denunciado, “entende os motivos da saída” do vereador da comissão. O inquérito, com mais de 2300 páginas e sete volumes, está nas mãos do promotor Luiz Eduardo Couto de Oliveira Souto. A expectativa é que, caso haja denúncia, ela seja apresentada à Justiça até o fim do mês.