Itajaí, Navegantes, Blumenau, Litoral Norte, região do Vale e Alto Vale tem um novo canal de comunicação. Aqui você encontra de tudo um pouco: Informação, entretenimento, humor, esporte, previsão do tempo e muito mais...
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Polícia investiga caso inédito em que homem se diz agredido pela ex-mulher
Crime inédito
Segundo a delegada Sandra Andreatta, o registro de ocorrência para este tipo de crime é inédito em Florianópolis e considerado uma violência doméstica. A última agressão aconteceu na noite de quarta-feira, quando o homem ligou para a delegacia pedindo socorro, pois a mulher gritava e chutava a porta de sua casa. Os danos, nestes anos, são os mais diversos: roupa rasgada, peito e rosto arranhados, faca no pescoço e dinheiro roubado de sua carteira, o que caracterizam lesões corporal e deterioração ao patrimônio dele, que atualmente trabalha na construção civil.
Polícia investiga denúncias
A delegada conta que desde que assumiu o caso, em 6 de julho, três processos já foram contabilizados. Um inquérito foi instaurado e dois termos circunstanciado foram assinados pela a agressora. O juiz a advertiu para que ela se mantivesse longe do ex-marido. Mas não adiantou.
Ameaça até na delegacia
No início do mês, a Polícia Militar (PM) levou a agressora para a 2ª Delegacia de Polícia. De acordo com a delegada, a mulher ameaçou de morte o ex-marido dentro da própria delegacia. No mesmo dia, considerado como caso emergencial, foi marcado audiência com o Juizado Especial, fato que demora em média um mês para ocorrer, segundo Sandra. A agressora, de 36 anos, que atua com serviços gerais, deve ser chamada para novo depoimento no início do próximo mês. A maior parte dos registros já foram encaminhadas ao Fórum, onde correrão os processos.
Chuva adia jogo de futebol
Situação em Camboriú
— Estivemos verificando in loco o berço dos rios e acreditamos que o índice pluviométrico ainda não preocupa — declarou a coordenadora da Defesa Civil de Camboriú, Carla Rosana Krug.
Prefeito de Ilhota diz que não há deslizamentos
Quando chegou em casa disse que não há deslizamentos em Ilhota, nem no Complexo do Baú. Reafirmou que neste sábado vai resolver se vai decretar situação de emergência na cidade. A cidade, assim como todo o Estado, está em situação de alerta.
Defesa Civil vistoria Complexo do Baú
O coordenador do órgão, Paulo Drun, disse que a intenção era vistoriar os locais e a real situação das 12 famílias que estam isoladas no Alto Baú. Ainda não havia confirmação se a Defesa Civil retiraria as pessoas do local.
No final da tarde, autoridades do município se reuniram para discutir a situação. O decreto de situação de emergência começou a ser elaborado e deve ser emitido neste sábado.
Itajaí, alerta é para alagamentos
Defesa Civil retira família de residência em Blumenau
Defesa Civil em alerta
Recomendações
Durante a ocorrência de vento forte, a orientação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados. No caso de alagamentos, a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como os banheiros das casas; que janelas e portas sejam fechadas; e que não se manuseie nenhum equipamento elétrico ou telefone, devido a descargas elétricas provocadas por raios e relâmpagos. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Chuva forte a partir desta sexta em Santa Catarina
Chuva no fim de semana
De acordo com a Central RBS de Meteorologia, a atuação de diferentes sistemas vai provocar a formação de fortes áreas de instabilidades nos próximos dias. Haverá grande variação no tempo: em alguns momentos a nebulosidade diminui e o ar fica abafado, depois volta a chover forte. No domingo, um sistema de baixa pressão pode intensificar a chuva e gerar ventos moderados a fortes ao longo do dia, principalmente pelo Litoral. No Oeste, o sol volta a aparecer entre nuvens e o ar aquece um pouco, o que pode provocar temporais.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Reconstrução
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Celesc tem prejuízo de R$ 2 milhões com ligações clandestinas
terça-feira, 28 de julho de 2009
Mulher é baleada em frente ao Banco do Brasil
A bala saiu da arma de um assaltante. Ele havia tentado roubar o malote de uma comerciária na porta do banco, mas foi surpreendido por um policial aposentado, que tentou segurá-lo. O ladrão e o comparsa acabaram fugindo pela Rua Felipe Schmidt, em uma moto Honda Falcon preta.
Em frente à agência do Banco do Brasil, muita gente se apavorou ao ouvir os disparos e saiu correndo, às 15h30min. O montador John Lenon Aguiar, que presenciou a tentativa de assalto, contou que o bandido atirou sem alvo, em direção ao interior do banco:
– O ladrão desceu da moto e foi até a porta, mas algumas pessoas se apavoraram e correram de novo para dentro do banco, aí ele atirou. Assim, na direção de qualquer um.
Segundo a versão apurada pela Polícia Militar, a funcionária de uma loja de móveis entrava no banco para fazer um depósito.
O bandido se aproximou com a arma, mas ela teria resistido para entregar o malote. Um policial aposentado que passava pelo local viu o homem puxando o malote e, sem perceber a arma, avançou sobre o marginal. Os dois atravessaram a rua em frente ao banco em luta corporal, até que o assaltante desistiu do roubo e atirou. A polícia conseguiu registrar a placa da moto e recolheu munições que os bandidos deixaram cair na via pública, mas os homens não foram capturados.
A vítima estaria saindo do banco na hora do confronto e levou o tiro, acima do joelho. Ontem à noite, Rita aguardava, em observação, o resultado dos exames, no Pronto Socorro do Hospital Marieta Konder Bornhausen.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Volta às aulas
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Amizade verdadeira
**Observação final: **
Pensamento do dia:
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Litoral prepara plano contra estragos da chuva
Treinamento do Projeto Oásis termina hoje em Blumenau
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Jovem com gripe A continua internado em Blumenau
sábado, 18 de julho de 2009
Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração
Num clima de muita alegria, tive a honra de comandar, em 4 de julho corrente, a sessão solene de encerramento do 34o Fórum Internacional da Juventude Ecumênica Militante da Boa Vontade, cujo tema foi inspirado no meu artigo “É urgente reeducar”. Esse documento, também editorial da revista “Sociedade Solidária”, foi encaminhado pela LBV à Organização das Nações Unidas, ONU, em vários idiomas.
Durante o evento, transmitido pela Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV e Internet), apresentei trechos de outra página minha, constante do livro “O Capital de Deus”. Atendendo a pedidos, trago alguns apontamentos que fiz naquele dia memorável:
O Espírito do Ser Humano, na Terra, é, no campo social, o começo de tudo. Não se pode modificá-lo por decreto.
É claro que as leis que promovem educação, saúde, alimentação, emprego, condições melhores de vida vão dar resultado, se bem estruturadas, regulamentadas e respeitadas. Contudo, não se transforma realmente uma pessoa por pura e simples imposição.
Trata-se de largo trabalho que deve, além de instruir e educar, principalmente reeducar, o que significa dizer: iluminar a instrução comum com o luzeiro da Espiritualidade Ecumênica. A cultura humana, por milênios de progresso intelectual, tem se firmado em termos gerais na falsa perspectiva de que as criaturas podem por inteiro realizar-se pelos bens materiais ou circunstâncias fora delas próprias. Torna-se imprescindível grande força de vontade individual e disciplina interior para romper a ignorância e perceber que a maior e mais completa de todas as riquezas, que é o Reino de Deus, “está dentro de nós”. (Evangelho de Jesus, segundo Lucas, 17:21)
Conforta-nos o conhecimento de que o Universo é dotado de sábio mecanismo para nos resgatar dos pesadelos terrenos, desde que estejamos, de fato, decididos a deixá-los para trás. Antigo ditado oriental ensina que “quando o discípulo está pronto, o mestre aparece”. E Albert Einstein define: “Deus é sutil, mas não é maldoso”.
Insisto que não se trata apenas de ampliar os horizontes culturais do educando, o que é necessário, mas não é tudo. Em geral, quando se fala em cultura neste mundo, resume-se somente ao intelecto, e não é o suficiente. No Instituto de Educação da LBV em São Paulo e em suas escolas no país, encontra-se, em destaque, logo na entrada: Aqui se estuda. Formam-se cérebro e coração.
Luz e sabedoria espiritual
Aquele que experimenta, um pouco que seja, dos cenários divinos que habitam sua alma não mais se conforma com as recompensas superficiais e efêmeras do egoísmo. Ao contrário, lutará incessantemente para despir-se das ilusões de seu ego, a fim de trajar-se com o cintilante tecido do Amor e da Justiça universais. Essa metamorfose espontânea do indivíduo — descoberta da verdadeira identidade espiritual — é fórmula segura e duradoura para a almejada reforma da sociedade, que não virá em sua plenitude se o Espírito do cidadão (ou cidadã) não for levado em alta conta.
O Novo Céu da consciência de cada um, gerando a Nova Terra da harmonia e do respeito entre todos, na religião, na política, na ciência, no esporte, na arte, na economia, na vida doméstica e na vida pública, e assim por diante, é instaurar no planeta a civilização que o Divino Estadista aguarda de nós.
Saúde Global
De Genebra, Suíça, a jovem portuguesa Eduarda Pereira, assessora de comunicação da Legião da Boa Vontade na cidade do Porto e componente da equipe que representou a LBV na Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas — no qual a instituição possui status consultivo geral desde 1999 —, ocorrida entre os dias 6 e 9 de julho, relatou no portal Boa Vontade (http://www.boavontade.com/) que “as recomendações apresentadas pela LBV no âmbito da melhoria da saúde global foram muito bem recebidas e elogiadas por todos os que participaram desse grandioso evento no Palais des Nations. Entre os painéis paralelos da quarta-feira, 8/7, o governador de São Paulo, José Serra, mostrou as ações desenvolvidas no estado paulista. Na ocasião, ele foi homenageado pela ONG World Family Organization por fomentar políticas públicas de saúde. Após a reunião, Serra, em entrevista à Boa Vontade TV, assim se manifestou: “O trabalho da LBV é de solidariedade, de interesse pelo próximo, que é muito bem-vindo. Ela tem um significado e uma dimensão grande e admiro aqueles que dedicam sua vida à solidariedade ao próximo”.
Grato, governador. Suas palavras retratam o que a LBV realiza há quase 60 anos em prol do povo.
José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@uol.com.br — www.boavontade.com
Praiana aumenta passagem
De acordo com o diretor administrativo da empresa, Marco Aurélio Seára Júnior, o aumento foi repassado aos passageiros porque a empresa precisou aumentar o salário dos funcionários, além disso houve também um no valor da manutenção dos ônibus. Ele ainda explica que a mudança no valor da passagem foi autorizada pelo Deter no dia 8 de julho, e só agora esse aumento está sendo repassado aos usuários do transporte.
O diretor administrativo justifica ainda que já fazia um ano que a empresa não aumentava o valor da passagem e que hoje o transporte coletivo de Itajaí cobra R$ 2,35 apenas para o transporte dentro do município.
Por enquanto as linhas que terão o aumento no valor da passagem são: de Itajaí a Camboriú, Itapema e Balneário Camboriú, Itapema até a subida do morro do boi e dali até Balneário Camboriú. As passagens para a região de Bombinhas e Tijucas ainda não sofreram aumento.
Tragédia anunciada (2)
LAURO EDUARDO BACCABiólogo e ambientalista - Fonte: Jornal de Santa Catarina
ISTO NÃO É PROBLEMA MEU!
Ela voltou com febre.Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.A mulher não melhorou e acabou morrendo.Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.Na próxima vez que você ouvir dizer alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.No seu posto de serviço , o problema de um é problema de todos!”
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Ponta Aguda recebe Bazar Solidário Itinerante
Palmeiras - Jorginho evita falar de efetivação: 'Sou permanente há dois anos'
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Enem 2009: Unicamp vai aceitar nota da parte objetiva até de quem zerar na redação
Até o ano passado, o processo seletivo da Unicamp exigia que os vestibulandos tivessem alguma pontuação na dissertação da prova do MEC (Ministério da Educação), para considerar os pontos dos testes na composição da nota da primeira fase. A mudança ocorreu devido ao calendário de aplicação do exame pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - os resultados da parte escrita vão sair tarde demais para que possam ser utilizados pela Unicamp.A Comvest (Comissão para os Vestibulares da Unicamp) reitera que, para o vestibular 2010, os candidatos interessados em aproveitar a nota do Enem poderão usar apenas o Enem 2009. Não será aceito o Enem 2008. Os candidatos precisam autorizar sua utilização no formulário de inscrição do vestibular, que estará disponível na internet. O Enem 2009 poderá contribuir com até 20% da nota da primeira fase.As inscrições para o Enem 2009 serão encerradas nesta sexta-feira (17). As inscrições para o vestibular da Unicamp acontecem de 13 de agosto a 6 de outubro exclusivamente pela internet.
terça-feira, 14 de julho de 2009
OMS alerta que ritmo de produção de vacina contra gripe suína é insuficiente
Em discurso durante uma conferência internacional sobre propriedade intelectual, Chan afirmou que em um caso de pandemia como a da gripe suína é previsível que a maior parte das vacinas produzidas seja destinada aos países ricos.
A diretora-geral reconheceu que isto será um novo exemplo de como a falta de recursos resulta em negar aos mais pobres o acesso aos serviços e produtos de saúde. A OMS já pediu diversas vezes que os países mais ricos e laboratórios ajudem no fornecimento da fórmula para os países mais pobres.
Chan revelou que a vacina ideal para a atual pandemia de gripe seria uma que ao mesmo tempo proteja da versão comum da doença e também dos potenciais vírus pandêmicos --fórmula que ainda não foi desenvolvida.
Saúde
Chan afirmou ainda que a pobreza é um obstáculo para a criação de produtos para tratar de uma série de doenças deixadas de lado porque afetam, justamente, os mais pobres. Segundo suas estimativas, as despesas vinculadas à saúde empurram 100 milhões de pessoas para abaixo da linha da pobreza anualmente.
Em tom crítico, ela questionou se é possível esperar que a indústria farmacêutica, cujo objetivo é obter lucros, invista na pesquisa sobre doenças que afetam grupos de população sem poder aquisitivo.
"Temos aqui um problema crítico. Os sistemas e regras, tais como os de propriedade intelectual e de proteção de patentes que fazem sentido em muitos setores, geram algumas perguntas quando se aplicam à saúde humana", sustentou a diretora-geral.
Em consequência, ressaltou, "as forças do mercado e os incentivos, como a proteção de patentes, não podem resolver por si próprios as necessidades de saúde dos países em desenvolvimento".
Sintomas
O México é considerado epicentro do vírus que foi identificado em março e se espalha ainda sem controle pelo mundo. A OMS (Organização) declarou nível pandêmico em 11 de junho passado, alerta que se refere à rápida transmissão do vírus e não a periculosidade da doença.
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Jogos Colegiais do Paraná (Jocop´s) - Itaipulândia e Paiçandu vão decidir o futebol MB
As vitórias por 5 a 3 do Colégio Estadual Princesa Isabel, de Paiçandu sobre o Isidoro Dumont, de Itapejara do Oeste e nas penalidades por 3 a 1 do CE Costa e Silva, de Itaipulândia sobre o CE Mariliz Pirotelli, de Cascavel, confirmou as duas equipes na decisão do futebol masculino da classe B (12 a 14 anos). Os jogos foram disputados na manhã desta segunda-feira, no campo Belog e foram válidos pelos 56º. Jogos Colegiais do Paraná (Jocop´s), que termina nesta terça-feira (14), em Curitiba.
Na primeira semifinal, o Princesa Isabel deixou o intervalo da partida desmotivado. O motivo era óbvio – os três gols marcados Alisson foram um balde de água fria, pois, deixava a equipe distante de uma vaga na decisão. Entretanto, com a bola rolando na segunda etapa, o que se viu foi um time batalhador. Sobre o comando do técnico Carlos Roberto Lemos, a equipe de Paíçandu teve uma reação impressionante e marcou cinco vezes. Rodrigo, Alan, Bruno, Henrique e Iremar comandaram o grupo a decisão da competição. Ao final da partida, lágrimas e mais lágrimas completaram o cenário para a comemoração da vaga.
A menos de cinco minutos da etapa final, Denis deixou tudo igual para levar a decisão para as penalidades e garantir o triunfo com gols de Jean, Eder e Carlos. Daniel marcou para Cascavel, Felipe teve uma cobrança defendida por Dimmer e Dener, que deu até paradinha, chutou para fora. Segundo o técnico Bruno Ferraz, sua equipe foi batalhadora, e teve competência para chegar ao empate e garantir presença na final. “Vocês fizeram sua parte e estão de parabéns”, disse aos atletas que saíram em comemoração como se fosse título de Copa do Mundo. Com essa vitória, a equipe também registra o melhor resultado em dois anos de participação. Em 2008, perdeu na semifinal para Itaguagé.
Sarney anula 663 atos secretos e determina devolução de dinheiro
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Segundo IBGE, emprego na indústria brasileira tem maior queda anual desde 2001
No ano, o nível de emprego acumula queda de 4,7%. O índice de média móvel trimestral -considerado menos volátil- teve a sétima taxa negativa, de 0,7%, "porém com queda menos acentuada que nos meses anteriores".O IBGE informou ainda que o número de horas pagas na indústria declinou 1,1% em maio ante abril, também o oitavo mês de baixa. Ante maio do ano passado, o declínio foi de 6,7%.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Lula dá camisa da Seleção a Obama
Lula entregou a Obama uma camiseta da Seleção brasileira autografada por todos os jogadores que foram campeões da Copa das Confederações na África do Sul no mês passado.Os Estados Unidos foram adversários do Brasil na final da Copa. Apesar de terminarem o primeiro tempo do jogo com uma vantagem de 2 a 0, os americanos acabaram derrotados pelos brasileiros por 3 a 2.No dia anterior ao encontro com Obama, Lula havia brincado dizendo que a Seleção conseguiu virar o jogo e vencer os Estados Unidos usando o lema da campanha de Obama à Presidência.O Obama apareceu na televisão dizendo 'Nós podemos, nós podemos' e quase que a seleção dos Estados Unidos ganha da gente, mas quando estava 2 a 0 para eles eu comecei a dizer 'Nós podemos, nós podemos', e a seleção brasileira ganhou", brincou Lula.Na quarta-feira, Lula já havia distribuído camisas da Seleção brasileira após uma reunião do G5 (grupo dos países emergentes formados por Brasil, China, Índia, África do Sul e México). O G5 participa como convidado da cúpula do G8, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia.Além de Obama, Lula prometeu ainda entregar camisas da Seleção brasileira ao premiê da Itália, Silvio Berlusconi, e ao presidente do Egito, Hosny Mubarak, cujos países também foram adversários do Brasil na Copa das Confederações. O líder egípcio também participa como convidado da cúpula do G8
Feira da Amizade começa amanhã
Muricy Ramalho próximo de acerto com Verdão
Nota do Editor: Já que o Muricy tem proposta do Catar, ele que vá se catar. Não Verdão não dará certo. Tomara que eu esteja errrado.
Apertando o cerco ao H1N1
O Rio Grande do Sul registrou a primeira vítima fatal no Brasil — um gaúcho de 29 anos, que faleceu na manhã de 28/6 de insuficiência respiratória.
Diante da crescente onda de contágio, o ministro da Saúde, dr. José Gomes Temporão, vem aconselhando não se deslocar para áreas de risco. Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos e México são destinos a serem evitados.
Segundo ele, trata-se apenas de uma recomendação. Como ainda não há, por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), restrições de viagens aos referidos locais, o governo não pode limitar o ir-e-vir simplesmente. Outro fator importante é o cuidado redobrado que mulheres grávidas, pacientes soropositivos, com câncer e/ou baixa imunidade, crianças menores de 2 anos e idosos com 60 anos ou mais devem ter. No momento, a preocupação é com a chegada das férias de julho, já que aumenta a quantidade das viagens. As recomendações da Vigilância Sanitária continuam valendo e o monitoramento em todo o país prosseguirá.
Enfrentando o vírus H1N1
Em entrevista ao programa “Viver é Melhor”, na Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), o infectologista, professor e pesquisador da Universidade Cidade de São Paulo (Unicic) Alexandre Piva falou-nos sobre o vírus H1N1. Quando indagado sobre qual a correta denominação para esse vírus que, a partir do México, tem causado grande alarme em todo o mundo, a ponto de a OMS decretar o grau 6 de pandemia, pontuou: “Achei um tanto quanto precipitado o nome gripe suína, porque ela seria importante no começo da sua epidemiologia, dos primeiros casos que vieram de pessoas que tinham proximidade com porcos. A preocupação, agora, não é mais com os suínos, porque já há contágio de pessoa para pessoa, fazendo com que esse vírus tenha uma característica pandêmica. Seu nome correto é H1N1”.
Diante do grau elevado de patogenicidade do vírus, o Dr. Alexandre comentou que estava mais preocupado no começo da epidemia. Porém, esclareceu que não se pode baixar a guarda: “Tem de se continuar com todas as medidas de vigilância, nos aeroportos, nos portos. Mas estou menos pessimista do que antes, porque o índice de mortalidade, nos primeiros casos, era muito alto. Então, diante do número de pessoas acometidas pelo vírus, existia um alto índice de mortalidade, variando entre 6% e 8%. E hoje é registrado um índice de mortalidade igual ao da gripe sazonal, aquela de todos os anos”.
Sobre a necessidade de uma vacina para controle dessa pandemia, o infectologista informou que as autoridades estão se mexendo: “Acredito que se deva ter uma vacina em seis a oito meses. Por que demora um pouquinho? Porque você tem de conhecer todo o material genético do vírus para poder produzir uma vacina. Agora, com relação a tratamento, temos remédios eficazes, que estão centralizados com o Ministério da Saúde. E acho muito bom que seja assim, senão cada pessoa vai começar a tomar remédio desnecessariamente e daqui a pouco vamos obter um vírus resistente a esse remédio”.
Na oportunidade, apresentou à população algumas formas efetivas de enfrentamento no combate ao vírus: “O que tem evidência científica, que realmente funciona, seria evitar aglomerações. Uma providência extremamente eficiente é lavar as mãos com frequência. Outra coisa que também é efetiva, mas não sei se a gente vai conseguir modificar, pois é uma cultura, é o cumprimento com abraços e beijos; numa eventualidade dessas, é melhor evitar o contato físico”.
Eis aí. Com os devidos cuidados somados à colaboração de sociedade e governo, poderemos conter ou, pelo menos, reduzir o alcance desse vírus.
José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.paivanetto@uol.com.br — www.boavontade.com
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Cientistas afirmam ter criado espermatozoides em laboratório
Células tronco
Os cientistas começaram a pesquisa com linhagens de células tronco derivadas de embriões humanos doados após tratamentos de fertilização artificial.As células tronco foram removidas dos embriões masculinos com poucos dias de vida e armazenadas em tanques de nitrogênio líquido.As células tronco então foram trazidas à temperatura do corpo e colocadas em uma mistura química que estimulou seu crescimento. Elas foram "rotuladas" com um marcador genético para que os cientistas pudessem identificar e separar aquelas que dão origem a óvulos e espermatozoides.As células tronco masculinas passaram pelo processo de meiose, dividindo pela metade seu número de cromossomos. As células sexuais (óvulos e espermatozoides) tem apenas 23 cromossomos, enquanto todas as outras células do corpo têm 23 pares de cromossomos, num total de 46. O processo de criar e desenvolver os espermatozoides durou de quatro a seis semanas.
Entendendo os espermatozoides
Os cientistas da Universidade de Newcastle afirmam que os espermatozoides criados no processo alcançaram maturidade e mobilidade, e produziram um vídeo documentando os resultados.O professor Karim Nayernia, da Universidade de Newcastle e do NorthEast England Stem Cell Institute disse que "este é um avanço importante, já que vai permitir aos pesquisadores estudar em detalhes como os espermatozoides se formam e levar a uma melhor compreensão sobre a infertilidade entre os homens â?" por que ocorre e o que a causaria"."Esta compreensão poderia nos ajudar a desenvolver novas formas de ajudar casais que sofrem de infertilidade para que possam ter um filho que seja geneticamente deles.""Isto também permitiria aos cientistas estudar como as células envolvidas na reprodução são afetadas por toxinas, por exemplo, ou por que meninos jovens com leucemia que passam por quimioterapia podem ficar inférteis para o resto da vida â?" e possivelmente levar a uma solução."Mas o biólogo Allan Pacey, especialista em espermatozóides da Universidade de Sheffield, disse que não estava convencido de que os espermatozoides tenham se desenvolvido totalmente."A qualidade das imagens não tem resolução suficientemente alta e eu precisaria de mais dados. Eles são espermatozoides jovens, mas seriam necessários testes funcionais para saber exatamente o que foi alcançado."Os espermatozoides produzidos em laboratório não podem ser usados em tratamento de infertilidade, já que isso é proibido pelas leis britânicas. Os cientistas de Newcastle afirmam que são necessários pelo menos mais cinco anos para que a técnica seja aperfeiçoada. A pesquisa também levantou algumas questões éticas. Josephine Quintavalle, do grupo Comment on Reproductive Ethics (Corethics), afirmou que "este é um exemplo de loucura imoral. Embriões humanos perfeitamente viáveis foram destruídos para a criação de espermatozoides sobre os quais haverá grandes questões sobre sua saúde e viabilidade".
"É tirar uma vida em ordem para, talvez, criar outra. Sou muito a favor de curar a infertilidade, mas não acho que você possa fazer o que quiser."
Assalto a marretadas
terça-feira, 7 de julho de 2009
Cirugia de mudança de sexo de filha da cantora Cher pode se transformar em reality show
Segundo o tabloide National Enquirer, Chaz, como prefere ser chamado, pode estrelar um documentário com fins educativos, já que também é militante LGBT. "Ele está estudando propostas de produtores de reality shows que querem mostrar a operação de mudança de sexo ao vivo", diz um amigo da família.
A revista diz ainda que Cher apoia a decisão da filha de mudar de sexo mas não concorda com a exposição da família num programa de TV. "Cher ficou chocada com Chaz cogitar a possibilidade de documentar a mudança de sexo. Cher valoriza sua privacidade", afirmou uma outra fonte.
A troca de comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro não deve mudar muita coisa
"Já tivemos dois chefes na Polícia Civil e três comandantes-gerais na Polícia Militar durante o governo do Sérgio Cabral (PMDB), mas o secretário é o mesmo", diz o coronel Paúl. "É sinal de que a área de segurança não está indo bem".Para Paúl, um dos desafios do novo comandante-geral da PM do Rio será chefiar uma corporação que sofre com a morte de "um policial a cada 15 dias, em média" e que perdeu parte de sua identidade ao deslocar as atividades para o combate ao tráfico nos morros da capital fluminense."A Constituição diz que a PM é uma força ostensiva, com o objetivo de manter a ordem pública. A ação da PM tem que ser preventiva", diz. O oficial acredita que esse deslocamento de atividades fragiliza o policiamento e falha no combate à criminalidade. "A PM do Rio está virando um grupo de guerrilheiros urbanos. Lugar de PM é nas ruas. Quem tem que prevenir e reprimir o tráfico de drogas e o contrabando de armas é a Polícia Federal. Polícia Militar e Polícia Civil fazerem isso é desvio de função", afirma Paúl. O coronel reformado também avalia que Mário Sérgio de Brito Duarte terá de enfrentar resistência dos coronéis mais antigos à sua nomeação ao cargo. "O Mário Sérgio foi promovido há menos de um ano ao posto de coronel e todo mundo sabia que ele era o preferido do secretário. Acredito que ele vai exonerar os coronéis antigos [que estão no comando-geral, na corregedoria e no Estado-maior] e rejuvenescer a polícia", afirma.
Festival de Danças Folclóricas de Blumenau - Vem pra cá!!
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Palmeiras joga bem e faz 3 a 0 no Avaí em Floripa
O Palmeiras foi até Florianópolis para enfrentar o Avaí neste domingo, às 18h30, no estádio da Ressacada, pela nona rodada do Brasileirão 2009. Mostrando um bom futebol e contando com um Obina inspirado, o Verdão venceu por 3 a 0 e subiu para a quarta colocação do Brasileirão 2009. A equipe alviverde começou a partida no 4-4-2, com Fabinho Capixaba substituindo Wendel, suspenso, na lateral direita. O Avaí, vice-lanterna da competição, precisava da vitória para sair da incômoda zona de rebaixamento, mas foi o Palmeiras que teve a primeira grande chance do jogo com Obina, aos 5min. Depois de uma saída de bola errada do adversário, o atacante finalizou para o gol, mas a tentativa foi para fora. O Avaí respondeu aos 12min, com Marcus Winícius, mas o chute também saiu com a direção errada. A equipe de Florianópolis começou a ter mais posse de bola, mas o Palmeiras explorava bem os contra-ataques. Aos 25minu da etapa inicial, Obina fez bela jogada dentro da grande área e foi derrubado. Pênalti pro Verdão, convertido pelo próprio Obina: 1x0. As duas equipes erravam muitos passes no meio campo. O Avaí ainda teve duas boas chances em cobranças de escanteio, mas quando a defesa palmeirense não afastou, o travessão salvou o Palmeiras. Durante o intervalo do jogo, a equipe do Avaí protestou muito sobre o Pênalti marcado em Obina e, na confusão, o atacante William, que estava no banco da equipe catarinense, foi expulso por reclamação. Aos 7min do segundo tempo, Cleiton Xavier cobrou bela falta, Diego Souza desviou e Obina, na segunda trave, fez o segundo gol dele no jogo e o segundo gol do Palmeiras. O Avaí tentava responder. Aos 10min, o time da Ressacada teve grande chance com Marcus Winícius, mas Marcos fez excelente defesa. Aos 20min, foi a vez de Muriqui tentar o gol, mas novamente o “Santo” alviverde evitou o gol. Logo depois, o técnico Jorginho colocou Willians no lugar de Ortigoza para ajudar a puxar os contra-ataques. O Verdão cresceu em campo e, aos 29min, Cleiton Xavier pegou um forte chute da entrada da área para ampliar o placar: 3x0. A última grande chance do Avaí no jogo foi aos 39min, após chute de Marquinhos, mas a bola passou à esquerda do gol de Marcos. O Técnico Jorginho ainda fez duas outras alterações, colocando Edmílson no lugar de Fabinho Capixaba e Jumar no lugar de Souza. Fim de jogo em Floripa: 3x0 para o Verdão.
Ficha técnica: Avaí 0 x 3 Palmeiras Local: Ressacada, em Florianópolis (SC) / 05/07/2009 Horário: 18h30. Arbitragem: Evandro Rogério Roman, Gilson Bento Coutinho e José Amilton Pontarolo. Cartões vermelhos: William (Avaí). Cartões amarelos: Marcus Winícius, Anderson Luís, Caio (Avaí) Diego Souza e Ortigoza (Palmeiras) Gols: Obina, aos 25min do 1º tempo e aos 7min do 2º tempo, Cleiton Xavier, aos 29min do 2º tempo (Palmeiras).
Avaí
Eduardo Martini; Ferdinando, Emerson, Anderson Luís e Uendel (Caio); Marcus Winícius (Bruno), Léo Gago, Marquinhos e Muriqui; Lima (Cristian) e Luiz Ricardo. Técnico: Silas.
Palmeiras
Marcos; Fabinho Capixaba (Edmilson), Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Souza (Jumar), Cleiton Xavier e Diego Souza; Obina e Ortigoza (Willians). Técnico: Jorginho.
Educação Ambiental
Com ajuda dos pais, crianças produziram roupas de materiais recicláveis e apresentaram em desfile
BLUMENAU - A caixa de leite ainda estava pela metade, mas Maria Eduarda já lembrava aos pais que o material deveria ser guardado. Era para o trabalho da escola. Estudante do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Tereza Amelia Ehlke Augsburger, no Bairro Salto do Norte, a menina de cinco anos aprende desde os dois a importância de separar e reciclar o lixo. Desta vez, o material virou moda nas mãos das crianças e dos pais.Junto com Maria Eduarda, outros 28 colegas do Jardim 2 guardaram sacos plásticos, sacolinhas de supermercado, caixas de leite, garrafas pet, copinhos de iogurte e outros materiais recicláveis para montar um traje ecologicamente correto. E para mostrar o trabalho feito pelas famílias, as professoras Tatiana Uhlmann Ribeiro, Vera Seefeldt e Alissandra Philippi Melo organizaram um desfile, onde os alunos foram os modelos e os pais, os estilistas. Agora, as peças fazem parte de uma exposição no próprio CEI.Maria Eduarda desfilou um vestido prateado que deixava à mostra a parte interna das caixas de leite. A mamãe Luciana Merlo de Freitas contou que a filha se envolveu bastante no trabalho e queria até colocar mais detalhes na criação, como copinhos de iogurte. A garota também não decepciona quanto ao aprendizado.– Não jogo lixo no chão, no mato nem no rio. Não pode jogar lixo no meio ambiente, senão pode dar enchente – alerta a menina.
daniela.pereira@santa.com.br DANIELA PEREIRA
Jornal de Santa Catarina - 06/07/2009
A ostra e a pérola
Pérolas são produtos da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.
"As pérolas são feridas curadas"...
Na parte interna da concha há uma substância lustrosa chamada NÁGAR. Quando um grão de areia a penetras, as células do NÁGAR começam a trabalhar e cobrem os grãos de areia como camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada...
Alguém já feriu você?
Então a partir disso produza uma Pérola!
Cubra suas mágoas com várias camadas de amor, permitindo que elas cicatrizem e se tornem pérolas... e cuidado para não se tornar "ostra vazia", não por não ter sido ferida, mas por não ter perdoado.
Lembre-se:
"Trabalhe suas mágoas e as transforme em valiosas pérolas..."
DEUS LHE DIZ ASSIM:
"Obstáculos são medidas para a avaliação de nossa fé em Deus e em nós mesmos"
sábado, 4 de julho de 2009
Polícia abre inquérito para investigar Marçal
Resultado
De acordo com a investigação, o promotor procurou Marçal, o presidente da Câmara, Jens Mantau (PSDB), e a direção do Serviço Autônomo municipal de Transito e Transportes (Seterb). Conforme a documentação, o vereador enviou ofício a Merelles se colocando à disposição, mas informou que “não tem nada a declarar sobre o assunto”.Mantau, por sua vez, encaminhou à Promotoria toda a documentação produzida pela Procuradoria Jurídica da Câmara sobre o pedido de cassação do mandato do progressista, que culminou no pedido público de desculpas. Por fim, o Seterb respondeu ao promotor com informações e documentos comprovando a irregularidade da van que gerou toda a polêmica.Concluída a investigação, Merelles pode ou não oferecer denúncia criminal à Justiça contra Marçal por desacato à autoridade e/ou mover ação civil pública por atos de improbidade administrativa.
Relembrando o caso
No fim de março, o vereador João José Marçal (PP) tentou impedir a ação de agentes de trânsito da Guarda Municipal, que autuavam uma van que fazia o transporte de crianças e estava irregular, com problemas de documentação, conforme gravações.Em virtude do episódio, no dia 19 de maio, o diretório municipal do PT apresentou à Câmara de Vereadores denúncia de abuso de autoridade e indício de quebra de decoro parlamentar contra Marçal, requerendo a abertura de uma CPI para investigar o caso. O pedido foi acatado pelo presidente da Casa, Jens Mantau (PSDB), e encaminhado à análise da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCJ).No dia 21 de maio, após se reunir, a CCJ apontou que faltava embasamento legal para a abertura do processo investigatório. Dessa forma, o requerimento foi à votação no plenário, sendo rejeitado por 11 votos a dois, mais a abstenção de Marçal. Ainda assim, a direção da Mesa aplicou uma advertência escrita ao progressista que, na tribuna, também pediu desculpas pelo episódio.No dia 29 de maio, Uma semana mais tarde, os petistas Jefferson Forest e Vanderlei de Oliveira protocolaram no Ministério Público duas representações contra Marçal, sugerindo a investigação contra ele por suposto desacato a autoridade e improbidade administrativa.Uma semana mais tarde, no dia 5 de junho, o Ministério Público, acatando a representação dos petistas, abriu um procedimento investigatório. O promotor Gustavo Merelles, titular da 12ª Promotoria de Justiça da Defesa da Moralidade Administrativa de Blumenau, tem 90 dias para concluir a investigação.
Folha de Blumenau - Edição 283
Muita festa no desembarque do Palmeiras em Florianópolis
Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Kléber promete dedicar título do Cruzeiro aos palmeirenses
"O que eu disse depois da vitória sobre o São Paulo deve ter feito muitos palmeirenses passarem a torcer pelo Cruzeiro na Libertadores. Se a gente ganhar o campeonato, vai ser um pouco para os palmeirenses também", sorriu Kléber, que trocou o antigo Palestra Itália paulista pelo mineiro no início do ano.
Kléber sempre deixou clara a sua intenção de permanecer no Palmeiras, porém o clube não pagou o que o Dínamo de Kiev exigia para liberá-lo. "Eu estava em casa, mas me fizeram sair", lamentou, depois da vitória sobre o Grêmio nas semifinais da Libertadores. "Agora me sinto muito feliz no Cruzeiro. Sempre foi meu sonho jogar uma decisão de Libertadores."
Na final, a equipe mineira enfrentará o Estudiantes, da Argentina, nos dias 8 e 15 de julho. "A tendência é que seja um jogo mais difícil para nós, pois em final todo mundo está mais concentrado. Mas o time está unido e buscará esse título", prometeu Kléber. Aos cruzeirenses e aos palmeirenses.
fonte: Gazeta esportiva
quinta-feira, 2 de julho de 2009
João Paulo, o irresponsável - Muito boa!!
João Paulo, o irresponsável
Ontem de manhã, João Paulo embarcou num vôo de apresentação da JadLog junto com o Rufinus e o Mantau. Eu estava lá e não pude acreditar no que vi. E se o avião caísse? E se acontecesse alguma coisa com os três? Pus-me a rezar baixinho. Longe de estar especialmente preocupado com a saúde de qualquer um deles, me preocupo comigo e com você. Afinal, quem iria assumir a Prefeitura? A Norma Dickamnn? O Jovino? O Napoleão? Iriam chamar o Forest de volta? E se fosse o Décio? João Paulo saneou as minhas dúvidas quando saía do aeroporto. Ele reconheceu que um vôo com os três juntos não era muito recomendável. Explicou-me que o Fábio Fiedler assumiria por três meses e teria que convocar nova eleição municipal. Ainda bem que todos chegaram sãos e salvos. Já imaginou uma outra campanha com o Latinha repetindo toda aquela ladainha?