quarta-feira, 27 de julho de 2016

LBV leva esperança a municípios da região Sul que sofrem com o frio

A Legião da Boa Vontade (LBV) realiza a edição 2016 da campanha Diga Sim!, uma importante iniciativa de mobilização social. A ação emergencial visa entregar 6 mil cobertores a famílias que vivem em extrema pobreza e sofrem com o frio no Sul do país.
A entrega de cobertores ocorre em diversas cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, possibilitando maior proteção contra o frio à população que enfrenta as baixas temperaturas e, infelizmente, não tem recursos para a compra de um cobertor.
Além de todo o trabalho transformador que a Legião da Boa Vontade realiza diariamente em sua escola e centros comunitários, ela mobiliza mais uma vez a sociedade nessa ação solidária. Assim, juntos contribuiremos para reduzir os problemas sociais e levar a campo também a Solidariedade, o Amor Fraterno e a esperança para essas pessoas.

Saiba mais sobre essa importante iniciativa no perfil LBV Brasil no facebook. Para fazer doações, acesse lbv.org/digasim ou entre em contato com uma das unidades da Instituição (ver endereços no site www.lbv.org).

Fórum da Capital terá esquema especial de segurança para receber acusados de participar de atentados em SC

A última onda de atentados organizados contra ônibus do transporte coletivo, viaturas, bases policiais, além de agentes da segurança pública em Santa Catarina será o pano de fundo de uma audiência que dará início ao julgamento de 62 réus, a partir desta quarta-feira, no fórum central de Florianópolis.

Os acusados são apontados como membros da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC), denunciados por participação na sequência de ocorrências registradas entre setembro e outubro de 2014, a quarta e última onda de ataques no Estado.


Os crimes analisados são de associação para o tráfico de drogas e participação em organização criminosa, divididos em quatro processos: um envolve os supostos mandantes do grupo, outro diz respeito aos envolvidos diretamente nos ataques, enquanto o terceiro apura ligações com o tráfico de drogas e o quarto abrange três foragidos. 

Entre os réus há nomes já julgados e condenados por envolvimento em atentados anteriores, mas que teriam voltado a agir em incêndios e outras ações coordenadas nos períodos seguintes - em 2014, a Justiça catarinense sentenciou 80 acusados a penas que, somadas, alcançavam 1.049 anos de prisão.

A maioria dos réus está detida no sistema prisional catarinense e terá de ser escoltada até o auditório do Tribunal do Júri, onde está marcada a sessão. Devido aos riscos, um enorme aparato de segurança será mobilizado para garantir a movimentação dos presos e a proteção de testemunhas e servidores envolvidos na audiência. Será proibido o acesso de quem não tiver participação direta nos trabalhos.

Réus detidos em unidades prisionais de fora do Estado poderão acompanhar a audiência por meio de videoconferência. O auditório do Tribunal do Júri será equipado ainda nesta terça-feira com os recursos necessários para a sessão. 
Como é grande o número de envolvidos, nesta quarta serão ouvidas apenas as testemunhas de acusação. 

A previsão é de que a audiência continue na quinta-feira, sob as mesmas circunstâncias. Ao final das atividades, o juiz marcará os depoimentos das testemunhas de defesa e dos réus, que devem ocorrer com a mesma estrutura.
Nas etapas seguintes, acusação e defesa poderão pedir novas diligências e apresentar suas teses antes da sentença, nas chamadas alegações finais. Só depois o juiz terá condições de condenar ou absolver os envolvidos. 

Homens abandonam veículo furtado e fogem de policiais em Blumenau

Uma denúncia anônima na manhã desta terça-feira motivou uma perseguição policial no bairro Água Verde, em Blumenau. A Polícia Militar recebeu a informação de que homens estariam abastecendo uma caminhonete Amarok furtada, em um posto de combustíveis localizado na Rua Bahia, no Passo Manso.

Quando os três suspeitos avistaram a guarnição da PM, já na Rua General Osório, teriam feito uma manobra brusca para entrar na Rua Coruripe, uma transversal, onde deixaram o carro e fugiram em direção a um matagal. Buscas foram feitas, porémnenhum foi localizado.

Em averiguação, os policiais constataram que a caminhonete estava, na verdade, com placas de uma Montana de Blumenau, e sem registro de furto.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Último suspeito de planejar ataque durante a Olimpíada é preso

A Polícia Federal (PF) prendeu, neste domingo, o 12º suspeito de planejar um ataque durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. O último mandado de prisão em aberto da Operação Hashtag foi cumprido no Mato Grosso — o procurado foi localizado pela Polícia Militar na cidade de Comodoro, a 656 km de Cuiabá.
A PF não divulgou o nome do suspeito, e informou que ele será ouvido e depois encaminhado a um presídio federal. Os horários e locais não foram divulgados por questões de segurança.
Dez pessoas já haviam sido presas na manhã de quinta-feira. A captura dos suspeitos ocorreu em 10 Estados, com prisões no Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, entre eles. Na sexta-feira, um foragido se entregou na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. 
A ação foi organizada pela Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal, e, as prisões, ordenadas pela 14ª Vara Federal de Curitiba. O juiz Marcos Josegrei da Silva determinou a ação porque interpretou que os suspeitos agem como uma célula do Estado Islâmico no país. Eles teriam jurado fidelidade ao grupo e encomendaram armas no Paraguai.
As informações foram obtidas a partir das quebras de sigilo de dados e telefônicos e revelaram indícios de que os investigados "preconizam a intolerância racial, de gênero e religiosa, bem como o uso de armas e táticas de guerrilha para alcançar seus objetivos", assinalou nota da Justiça Federal. 

Justiça condena jovem por gravar cenas de nudez de adolescente

Tribunal de Justiça (TJ) confirmou na última semana a condenação de um jovem por ter gravado cenas de nudez de uma adolescente em Santa Catarina. Como o caso está em segredo de Justiça e envolve uma menor de 18 anos, a cidade onde o fato ocorreu e as identidades dos envolvidos não foram divulgadas.


De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, os dois estudavam juntos na mesma escola e o rapaz teria emprestado uma webcam para a garota de 16 anos. A intenção é que eles pudessem conversar fora do horário das aulas. Nesses encontros pela internet é que teriam ocorrido as gravações.
Depois disso, mesmo que não exista prova de autoria, segundo o TJ, o conteúdo foi postado no YouTube. A decisão do Judiciário seguiu a linha de entendimento do desembargador Getúlio Corrêa, relator da matéria na 2ª Câmara Criminal. Segundo ele, a prática configura crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em que independe o consentimento ou não da vítima.
Com a condenação, foi confirmada a pena dada na primeira instância de quatro anos de prisão em regime inicialmente aberto, que foi substituída por medidas restritivas de direito. Ele terá de prestar serviços comunitários durante o tempo da pena e pagar 10 salários mínimos para a vítima.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Motorista invade calçada e atropela mulher em Blumenau

Um motorista de 27 anos atropelou na quinta-feira à tarde uma mulher de 57 anos na Rua Das Margaridas, no bairro Itoupavazinha, em Blumenau. De acordo com informações da Polícia Militar, que foi acionada para dar apoio ao Corpo de Bombeiros, o condutor do carro Corsa, com placas de Blumenau, atingiu a senhora na calçada e bateu no muro de uma casa atingindo o portão e um veículo que estava estacionado na garagem. A colisão ocorreu por volta das 18h.

O homem foi submetido ao teste de bafômetro que acusou 0,56 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Foram aplicadas medidas de trânsito e o motorista encaminhado à Central de Polícia de Blumenau. A identidade do homem não foi informada pela PM.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Nelson Mandela

Paiva Netto

Nossa homenagem ao ilustre advogado e extraordinário líder político Nelson Rolihlahla Mandela, que retornou em 5 de dezembro de 2013 à Pátria Espiritual. 

Primeiro presidente negro da África do Sul, governando-a de 1994 a 1999, destemidamente lutou contra o apartheid, desumano regime de segregação racial que, por tanto tempo, infelicitou o extremo sul do continente africano. 

Em 18 de julho de 2016, Mandela completaria 98 anos. Foi um ser humano digno de admiração. Prêmio Nobel da Paz em 1993, ele foi condecorado no Brasil, para honra nossa, em 1997, com a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica, láurea concedida pelo  ParlaMundi da LBV, em Brasília/DF.

Hoje, Madiba, como era afetuosamente chamado, segue o seu ativismo pela causa da liberdade, agora, na condição de Espírito Eterno.

Lembro-me de reportagem de uma equipe do SBT que acompanhou uma aula no Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP, sobre a importância de Mandela para a democracia e a Paz. 

O respeito às diversas culturas e a vivência fraterna e ecumênica que diariamente despertamos nas crianças ficam demonstrados neste depoimento da aluna Lara Vitória, então com 8 anos: “Nós aprendemos desde pequeninos na escola que somos todos iguais e não importa se somos negros, brancos, de outras religiões. O que importa é o Amor que temos uns pelos outros”

Pedagogia pela Paz
“A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.” É um trecho do Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completará, em 10 de dezembro, 68 anos.

Irmanada a esse preceito, em 22 de novembro de 2013, na Lincoln Avenue School, em Orange/ Nova Jersey, ocorreu bela cerimônia de conclusão do programa Estudantes de Boa Vontade pela Paz, desenvolvido pela LBV dos Estados Unidos nos colégios norte-americanos, por meio da Educação com Espiritualidade Ecumênica.

De forma dinâmica e entusiasmada, quase mil alunos participaram da solenidade. A iniciativa visa incentivar a liderança solidária entre os educandos e favorecer um ambiente escolar livre de violência.

Ao longo de dois meses, em parceria, educadores da LBV e professores do local orientaram crianças e adolescentes sobre o tema “conscientizar, compartilhar e ajudar”. Os alunos decidiram, então, pôr em prática um pouco do aprendizado. Promoveram na comunidade, com o apoio de voluntários da LBV, uma campanha de alimentos para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social do Condado de Essex/NJ. Trata-se de exemplar atitude que proporcionou alegria aos atendidos no dia 28/11, feriado de Ação de Graças naquele país.

O embasamento desse esforço dos educadores vem das etapas do MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva) — a metodologia de aplicação da Pedagogia do Afeto (para crianças de até 10 anos) e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir de 11 anos), que trabalhamos nas escolas da LBV no Brasil.

Nos Estados Unidos, como em muitos outros países, o problema da violência nas escolas é preocupante. E, segundo me informa o representante da LBV na ONU, Danilo Parmegiani, nossa Pedagogia, com a sua Cultura de Paz, tem obtido relevantes resultados em terras norte-americanas, pois todos percebem os benefícios de conciliar o currículo formal com a experiência da Boa Vontade em ação.

A notícia nos mostra o alcance da Espiritualidade Ecumênica entre os estudantes. Em É Urgente Reeducar!, ressalto que ela é o berço dos mais generosos valores que nascem da Alma, a morada das emoções e do raciocínio iluminado pela intuição, a ambiência que abrange tudo o que transcende ao campo vulgar da matéria e provém da sensibilidade humana sublimada, a exemplo da Verdade, da Misericórdia, da Moral, da Ética, da Honestidade, do Amor Fraterno.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Tribunal de Justiça derruba liminar que proibia alvarás para prédio da Porsche em Itajaí

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) acatou um pedido da Procuradoria Municipal de Itajaí e derrubou a liminar que proibia a prefeitura de autorizar as obras do empreendimento Porsche Design Towers, parceria da Porsche Design com a construtora Carelli. O recurso se baseou no fato de a decisão em primeira instância ter suspendido o artigo 80 do Plano Diretor de Itajaí, que trata do aproveitamento de 75% dos terrenos que estão acima da cota 20 (20 metros de altura), e aos demais aplica as regras de Zona Urbana.

Na época, o parecer da juíza Manoelle Brasil Soldati, da Vara da Fazenda Pública de Itajaí, afirmou que há uma "possível ilegalidade" nesse quesito.

A procuradoria do município questiona o fato de o artigo ter sido suspenso sem que a prefeitura fosse ouvida a respeito — o que seria possível em casos de interesse público, regra que, no entendimento do Tribunal, não se aplica à situação de Itajaí. Para o desembargador Eduardo Mattos Gallo Júnior, relator do caso, a suspensão do artigo 80 é o que contraria o interesse da comunidade porque impede "empreendimentos que, além de aumentarem a arrecadação da Fazenda Pública, geram enorme número de empregos para a população daquela região, em tempos onde a situação financeira do país encontra-se em grandes dificuldades".

O projeto é o único da Porsche na América Latina e prevê a construção de quatro torres, com 740 apartamentos, "em meio a Mata Atlântica". A construtora afirma que ocupará 9,5% da área total do terreno, e que mais de 250 mil metros quadrados seriam preservados. Pré-lançado em fevereiro em uma grande festa em São Paulo, prestigiada por potenciais clientes, entre eles muitas celebridades, o Porsche Design Towers tem sido duramente combatido pelos ambientalistas.

O recurso do município ainda terá que passar pelo julgamento de mérito, assim como a ação civil pública em questão, que foi proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina. 

O Ministério Público de Santa Catarina, que é o autor da ação, ainda pode recorrer da decisão.

Homem morreu ao bater em muro de contenção na BR-470

Um motorista de 62 anos morreu na manhã desta quarta-feira no Km 27 da BR-470, em Gaspar. Segundo informações de testemunhas, o homem teria perdido o controle do veículo por volta das 8h e batido em um muro de contenção da rodovia. O Corolla tinha placas de Gaspar. 

O Corpo de Bombeiros de Gaspar esteve no local, mas o socorro não foi possível. A suspeita é de que ele tenha sofrido um mal súbito ou dormido antes da colisão. O Instituto Geral de Perícias esteve no local e o corpo do motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O corpo de Francisco Carlos Spengler foi identificado pela família e liberado ainda pela manhã.

Segundo o IML de Blumenau, a morte foi causada por politraumatismo. O motorista é a 41ª vítima fatal da BR-470 em 2016.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Começam as obras da passarela sobre a Lagoa do Cassino

Começaram ontem as obras da passarela sobre a Lagoa do Cassino, que vai ligar o Canto Norte ao Canto Sul da Praia Brava, em Itajaí. A estrutura é para pedestres e ciclistas, e faz parte de um acordo judicial firmado por donos dos terrenos do norte da praia. A previsão é que fique pronta em seis meses e custe R$ 500 mil. 

A passarela é parte de um projeto para transformar a lagoa e suas margens em Parque Linear. Além da travessia, a ação prevê a despoluição da Lagoa do Cassino, recuperação de suas margens e a construção de um local para abrigar guarda-vidas, segurança, administração do parque e banheiros públicos. 

Ao longo do Parque Linear, que vai da Rua Luci Canziani até a praia, serão criadas trilhas ecológicas e decks de contemplação. 

Pai sofre queimaduras ao salvar família de casa em chamas em Blumenau

incêndio em uma casa de madeira teve início por volta das 6h desta segunda-feira no bairro Velha Grande, segundo o Corpo de Bombeiros de Blumenau. De acordo com informações da equipe, ao chegar na Rua José Martins, no Morro da Dona Edite, eles localizaram o homem de 26 anos ferido.

Assim que percebeu as chamas dentro de casa, o pai da família retirou a filha e a mulher do local e por isso teria sofrido queimaduras de segundo grau no peito e de primeiro grau nas mãos. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Santo Antônio, onde permanece internado. 

De acordo com os bombeiros, o fogo na casa de aproximadamente 48 metros quadrados foi controlado com o uso de 6 mil litros de água.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Estadual da Série B começa com cinco jogos

Começou neste final de semana a 30ª edição do Campeonato Catarinense da Série B, com cinco jogos. O destaque foi o time do Barroso, que goleou o Porto por 4 a 0 jogando no estádio Camilo Mussi, em Itajaí.
Outro time que largou bem foi o Hercílio Luz, que visitou o Barra, no estádio Augusto Bauer, em Brusque e ganhou por 2 a 1. No derby de Jaraguá do Sul, o Sport Clube Jaraguá derrotou o Juventus por 1 a 0. Jogando como mandante em Imbituba, o Tubarão empatou sem gols com o Concórdia. E o Operário ganhou do Marcílio Dias, em Mafra, por 2 a 1. 
A segunda rodada será disputada no próximo final de semana e terá cinco partidas, sendo dois clássicos municipais: Hercílio Luz X Tubarão e Marcílio Dias X Barra. Os demais jogos são os seguintes: Jaraguá X Operário, Concórdia X Barroso e Porto X Juventus. 
O Catarinense da Série B terá a mesma fórmula da edição de 2015, que foi realizada em duas fases. Na fase inicial os clubes se enfrentam no sistema de pontos corridos, em turno e returno. Os dois primeiros colocados avançam para a segunda fase e disputam as finais, que confirmam os clubes na elite do futebol catarinense de 2017.
Classificação do turno
1º Barroso – 3 pontos
2º Hercílio Luz – 3 pontos
3º Operário – 3 pontos
4º Jaraguá – 3 pontos
5º Tubarão – 1 ponto
6º Concórdia – 1 ponto
7º Juventus – 0 ponto
8º Marcílio – 0 ponto
9º Barra – 0 ponto
10º Porto – 0 ponto

quinta-feira, 14 de julho de 2016

A queda de todas as bastilhas

Hoje se faz necessário pôr abaixo as bastilhas invisíveis, todavia, de consequências bem palpáveis: espirituais, morais, psicológicas, do sentimento.

Paiva Netto

Dia 14 de julho. Completam-se 227 anos da Queda da Bastilha, episódio que deflagrou a Revolução Francesa (infelizmente manchada pelo sangue dos guilhotinados), cujas origens remontam aos enciclopedistas, vanguardeiros do iluminismo. Relativo ao tema, selecionei apontamentos meus, ao longo do tempo, de palestras, programas de rádio, TV e de artigos publicados no Brasil e no exterior.

Não tenho pretensão de discutir aspectos históricos ― existem bons livros para isso ―, contudo extrair uma importante analogia sobre quanto ainda é forçoso trilhar a fim de que as populações da Terra deixem ruir de suas mentes e corações a pior de todas as bastilhas: a ignorância acerca da realidade gritante da vida após o fenômeno da morte. Fator decisivo para que a valorização do ser integral (corpo e Espírito) dite as regras dos governos das nações no Terceiro Milênio: Quando garoto, devia ter 9 para 10 anos, assisti com meu pai, Bruno Simões de Paiva (1911-2000), no Rio de Janeiro, a um filme sobre o 14 de Julho.

Nos séculos 17 e 18, o absolutismo monárquico atingira intensa projeção. Como geralmente acontece nas relações cotidianas, se afastadas do respeito ao Espírito Eterno do ser humano, houve por parte da monarquia francesa um descaso tremendo com as necessidades básicas do seu povo, cuja expressão mais grotesca seria a frase que teria sido proferida pela rainha Maria Antonieta (1755-1793), ao ser informada por um dos cortesões de que o barulho que a importunava vinha das massas famintas clamando por pão: “Por que não comem brioche?”

Tal contingência desumana tinha de desmoronar por força do curso inexorável da História. A população de Paris, em 14 de julho de 1789, desesperada, marchou contra a prisão, símbolo da tirania de que desejava livrar-se.

Abrir caminhos
Nesse filme há uma cena impressionante. Ela representa as pessoas que não temem abrir caminhos: o povo estava de um lado e aqueles que protegiam a Bastilha, do outro. Entretanto, os que ameaçavam invadi-la, com temor, não avançavam. De repente, um homem destacou-se do meio daquela multidão e atravessou a ponte que cobria o fosso, sendo abatido por uma descarga de tiros. Esse ato de coragem fez com que os demais o imitassem
e, assim, conseguissem entrar na fortaleza. Parece perspectiva romântica de um momento trágico, porém retrata de modo irretocável uma verdade: há sempre alguém que se sacrifica pela mudança substancial do status quo. Não é preciso levar bala para que as transformações ocorram. Há outros choques que ferem mais os vanguardeiros, a exemplo da incompreensão, da inveja, do preconceito, da perseguição e do boicote.

Na sequência do longa-metragem, observamos a tomada da prisão, destruída de cima a baixo.

Existem aqueles que, tentando minimizar o fato histórico, apresentam uma argumentação frugal de que o famoso cárcere não mais tinha relevância naquele período, pois apenas uns poucos presos lá se encontravam.

Ora, o que o povo demoliu não só foi a construção de pedra; no entanto, o mais expressivo emblema, para ele, do absolutismo dinástico!

E a palavra dinastia pode, por extensão, significar muita coisa, uma vez que funciona tanto no feudalismo quanto na burguesia, no capitalismo e no próprio comunismo. Dinastia não implica somente a sucessão por sangue. Existe uma pior: a da ambição desmedida que arrasa o ser vivente, sob qualquer regime.

Uma nova civilização
Hoje se faz necessário pôr abaixo as bastilhas invisíveis, todavia, de consequências bem palpáveis: espirituais, morais, psicológicas, do sentimento.

Façamos florescer uma civilização nova a partir da postura mental e espiritual elevada de cada criatura. Já dizia o filósofo: “A fronteira mais difícil a ser transposta é a do cérebro humano”. O homem foi à Lua, mas ainda não conhece a si mesmo.

O Templo da Boa Vontade — aclamado pelo povo como uma das sete maravilhas de Brasília e que, segundo dados oficiais da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), é o monumento mais visitado da capital do país — convida as criaturas a essa epopeia de empreender uma viagem ao seu próprio interior. Feito isso, sair até mesmo da Via Láctea será facílimo: desde que descubramos o âmago celeste de nosso ser, pois, na verdade, para o Espírito, o espaço não existe.

Assegurou Jesus: “Tudo é possível àquele que crê” (Evangelho, segundo Marcos, 9:23).

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor. 
paivanetto@lbv.org.br – www.boavontade.com

Funcionários sofrem queimaduras graves durante explosão de equipamento em empresa de Itajaí

Dois homens ficaram gravemente feridos em explosão de equipamento em uma empresa do bairro Salseiros, em Itajaí. Eles sofreram queimaduras de primeiro e segundo graus por todo o corpo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Itajaí, quando a ambulância chegou na Rode Removedores de Resíduos,os trabalhadores com idade entre 28 e 30 anos correram em direção aos socorristas, que fizeram os primeiros socorros e imediatamente levaram os dois ao Hospital Marieta Konder Bornhausen. 

Os bombeiros não chegaram a entrar na empresa e não sabem as circunstâncias do acidente de trabalho, mas os funcionários feridos teriam dito que houve uma explosão no martelete — equipamento usado para limpeza e perfuração de diversos tipos de estruturas. Os nomes e as idades das vítimas não foram divulgados.

A empresa atua com a limpeza de embarcações em áreas portuárias, logística e gerenciamento de cargas e resíduos perigosos, como petróleo.

Professor universitário é preso com simulacro de bomba no Aeroporto de Navegantes

A Polícia Federal de Itajaí mantém silêncio sobre a prisão de um professor universitário de 39 anos que tentou embarcar no Aeroporto de Navegantes com um artefato similar a uma bomba, na terça-feira. O objeto seria um simulacro, uma bomba falsa.

O homem estava acompanhado da família e deveria embarcar num voo para o Rio de Janeiro, às 8h5min. O objeto foi descoberto através do equipamento de raio-x, e ele foi impedido de seguir viagem. 

O professor foi preso em flagrante e levado à delegacia da Polícia Federal de Itajaí para prestar esclarecimentos. Segundo informações extraoficiais, ele teria sido liberado após pagar fiança. 

A Polícia Federal informou apenas que não vai se pronunciar sobre o caso. A segurança no Aeroporto de Navegantes foi reforçada devido à proximidade das Olimpíadas. 

A descoberta do objeto ocorreu horas antes do início do revezamento da tocha olímpica na região.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Palestras e oficinas foram destaques no Congresso de Educação da LBV

Com o objetivo de contribuir para a formação continuada de docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais de áreas ligadas à educação e demais interessados, a Legião da Boa Vontade (LBV) realizou a 16ª edição de seu Congresso Internacional de Educação na capital paulista, nos dias 29 e 30 de junho, e 1º de julho, em São Paulo/SP.

Sob o tema “Socialização do saber na aprendizagem coletiva: uma visão além do intelecto”, o evento contou com palestras e oficinas pedagógicas. A conferência inaugural foi feita pelo professor José Pacheco, mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal, especialista em leitura e escrita. O educador ressaltou a importância de compartilhar o saber, explicando que a aprendizagem deve ser entendida como um processo plural, em que o conhecimento precisa ser socializado. Ainda exaltou a relevância dos valores no processo educacional. “O professor não ensina aquilo que diz, mas sim, aquilo que é. (...) Quando a escola está vazia de amor, nada mais existe. Escolas são pessoas, não são edifícios. (...) E as pessoas são os seus valores; implícita ou explicitamente, eu manifesto valores no meu dia a dia”, ressaltou.

Após-doutorada, doutora e mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo, autora de livros e de artigos nas áreas de alfabetização e avaliação, Alessandra Gotuzo Seabra, na abordagem do tema “Neuropsicologia cognitiva e Educação: intercâmbio possível”, defendeu a necessidade de se entender as operações mentais para prevenir transtornos, facilitar e ajudar o indivíduo no processo de aprendizagem. Para ela, é importante realizar a prevenção da dislexia, a começar por brincadeiras linguísticas com crianças a partir de 6 anos. “O professor, estimulando [as habilidades cognitivas e neurológicas corretas], pode ajudar a criança. Existem formas e metodologias para isso”, destacou.

O economista Jamil Albuquerque, pós-graduado em Marketing, teólogo com ênfase em Filosofia, escritor e conferencista, trouxe à discussão a temática “Compartilhar o conhecimento: uma nova geração de pensadores”. Ele fez um breve panorama sobre os filósofos e escolas do pensamento que construíram a ideia do ensino ao longo da história e apresentou a educação como um processo libertador, que emancipa o indivíduo, expandindo sua visão de futuro e preparando-o para saber conduzir bem sua própria vida; chamou atenção para a linha educacional criada pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico: “Paiva Netto não é só um revolucionário, ele é um evolucionário, porque conseguiu entender que tudo aquilo poderia ser redirecionado, essa proposta da reeducação no planeta. É maravilhoso o que esse pensador tem construído. O futuro vai se encarregar de olhar para Paiva Netto como um dos grandes pensadores educacionais deste tempo, deste século e deste início de século 21. E essa proposta é uma proposta linda, maravilhosa, e o que é mais importante, é exercível. Porque, quando uma teoria não é possível de ser colocada em prática, ela é estéril. (...) E isso está sendo colocado em prática de forma tão bonita, de forma tão prática, de forma tão simples, mas não simplista nem simplória. Simples, porque todas as verdades são simples”.

Outra contribuição importante para o evento foi a do professor Gustavo Moretto, mestrando em Educação pela Universidade Del Salvador, na Argentina,com pós-graduações em Educação Cooperativa, em Programas de Qualidade Total e em Educação Ecológica. No assunto abordado por ele,“Gestão Escolar: criando equipes de alto desempenho na organização educacional”, explicou que a equipe multidisciplinar deve organizar seus planos pedagógicos com base em estratégias e ferramentas que tornem o processo de aprendizagem mais eficaz. Para que isso ocorra, segundo ele, o educador precisa analisar os processos com mais profundidade, monitorando as ações em sala de aula e agindo corretivamente. “A intenção de trabalhar em equipes de alto desempenho é pensar: ‘O que estou fazendo? Será que está bom?’”, afirmou Moretto.

A doutora em Educação, mestre em Psicologia, psicopedagoga clínica, neuropsicóloga e pesquisadora de assuntos educacionais, Rosita Edler, em sua palestra discursou sobre o tema “O cérebro vai para a escola e o coração vai junto” e pontuou que a aprendizagem deve ocorrer em um campo lúdico e prazeroso. De acordo com ela: “A afetividade emoldura todas as relações interpessoais. A gente reconhece o outro nas suas potencialidades, limitações e valoriza o outro em uma relação de alteridade, na qual a empatia está na pauta e não propriamente a filantropia”. Ela também ressaltou o papel que cabe ao professor de compreender os aspectos cognitivos do aluno e de “como funciona o órgão do conhecimento, que é cérebro”, para que o estudante acesse tudo que aprendeu em sala de aula e ative a memória de longa duração. Assim, a aprendizagem significativa é garantida.

Todas as palestras foram marcadas pela descontração, mas sempre de forma lúdica. A supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV, doutoranda em Educação (PUC-SP), Suelí Periotto, trouxe a temática “Socialização do saber solidário: uma visão além do intelecto”. A pedagoga explicou a proposta educacional da LBV, que é aplicada em todas as unidades de ensino da Instituição, bem como a importância do tema do Congresso, que aborda a terceira etapa do Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), firmado nos conceitos de Paiva Netto: a socialização do conhecimento. Nessa etapa, o aluno verbaliza aquilo que aprendeu, e o professor atua como mediador do conhecimento, trazendo o conteúdo da aula, valorizando e estimulando a participação do discente, pois, assim, ele irá se adaptar a falar e a expor o seu pensamento, compartilhando-o solidariamente com o outro.


A cobertura completa do evento ocorrerá no programa Educação em Debate e ao longo da programação da Boa Vontade TV. Para saber mais, acesse www.boavontade.com/tv ou http://www.lbv.org/congresso-de-educacao.

Universidade Federal de Santa Catarina lança concurso público com salário de até R$ 4 mil

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta segunda-feira a abertura de concurso público para a carreira técnico-administrativa em educação. O edital oferta 149 vagas para diversos cargos, distribuídos entre os campi Florianópolis, Araranguá, Blumenau e Curitibanos.

Há oportunidades para Ensino Fundamental, Ensino Médio e profissionais com formação superior, como engenheiros, psicólogos, analista de TI, nutricionista, biólogo, entre outros. A remuneração varia entre R$  R$ 2.197,04 e R$ 4.124,54 (incluindo o vale-alimentação). 

A inscrição deve ser feita somente via internet mediante o preenchimento de Requerimento de Inscrição, entre as 10h do dia 12 de julho e às 23h59min do dia 3 de agosto. O valor da inscrição varia entre R$ 50 e R$ 100, dependendo do cargo.

Mais informações no site http://015ddp2016.paginas.ufsc.br/.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Incêndio destrói casa em Blumenau

Um incêndio destruiu parcialmente uma casa na noite de domingo na Rua João Pessoa, no bairro da Velha, em Blumenau. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas na casa habitável localizada perto do Parque Vila Germânica começaram por volta das 21h30min, mas não havia ninguém no local quando o fogo tomou conta do imóvel.

Os bombeiros foram acionados e para extinguir o fogo na estrutura de alvenaria com três pavimentos com aproximadamente 500 metros quadrados foram usados 20 mil litros de água. A proprietária da casa relatou aos bombeiros que a residência era usada exclusivamente para fins comerciais. Cinco viaturas, sendo três caminhões ajudaram no combate às chamas.

Não foi possível identificar as causas do incêndio, como forma de prevenção a Celesc efetuou o desligamento de energia elétrica e também teve o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Trânsito. O local foi isolado. 

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Eduardo Cunha renuncia à presidência da Câmara dos Deputados

O deputado Eduardo Cunha renunciou à presidência da Câmara dos Deputados no início da tarde desta quinta-feira. O anúncio foi realizado em entrevista coletiva em Brasília. Com a decisão, Cunha tenta salvar o mandato de deputado federal pelo PMDB do Rio de Janeiro, já que, por decisão do Supremo Tribunal Federal, ele não pode frequentar a Câmara e articular a sua permanência. 
— Resolvi ceder aos apelos generalizados dos meus apoiadores. [...] Somente a minha renúncia poderá pôr fim a esta instabilidade sem prazo. A Câmara não suportará infinitamente — disse.
Ao divulgar a renúncia, Cunha lembrou dos atos realizados em seu mandato como presidente e apontou a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff como o mais importante. Afirmou também que o Ministério Público Federal é seletivo nas acusações quando comparado com outros casos de políticos com foro privilegiado.
Ao final da coletiva, o agora ex-presidente da Câmara se emocionou ao lembrar dos ataques à sua família e, principalmente, à sua mulher, a jornalista Cláudia Cruz. Nos últimos dias, Eduardo Cunha desmentiu por inúmeras vezes a renúncia à presidência da Câmara dos Deputados. Afirmou que tomou essa decisão agora devido aos apelos feitos por aliados e para terminar com a instabilidade política dentro da Casa.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Exército faz pesquisa de tráfego na BR-470

Quem passou pelo posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-470 em Blumenau nos últimos dias deve ter notado a presença de militares na beira da rodovia. Uma equipe de 30 homens do 23º Batalhão está auxiliando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na pesquisa Origem e Destino, feita simultaneamente em 60 locais de cinco Estados. Objetivo da pesquisa, segundo o DNIT, é criar um perfil dos usuários das rodovias federais, assim como as necessidades de melhorias e gargalos no sistema logístico nacional.
A coleta de informações começou no dia 2 e vai até o dia 8. Os militares utilizam tablets e preenchem informações que vão desde o tipo de veículo, carroceria, ano de fabricação e número de passageiros, até o motivo de escolha da rota, motivo da viagem e outros dados. Além disso, os motoristas ainda podem sugerir locais onde acreditam que deveria ser criado uma parada obrigatória de descanso para os caminhoneiros.
A pesquisa faz parte das ações do Plano Nacional de Contagem de Tráfego e deve contribuir para o planejamento da infraestrutura de transportes do país. Na região, além da 470 em Blumenau, os militares também estão trabalhando no posto da BR-101 em Itapema.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Polícia prende quatro homens por tráfico de drogas em Itajaí

O batalhão da Polícia Militar de Itajaí deflagrou uma operação nesta segunda-feira e prendeu quatro pessoas por tráfico de drogas. A ação ocorreu após quatro meses de investigação e atingiu alguns dos principais traficantes da cidade que, segundo a PM, movimentam uma grande quantidade de drogas na região. Foram cumpridos, além dos quatro mandados de prisão, outros cinco mandados de busca de apreensão.
De acordo com as informações divulgadas pela PM, a operação nas ruas começou às 5h nos bairros São Judas, São Vicente e Espinheiros. Além das quatro prisões, ao longo da investigação nas últimas semanas a polícia apreendeu 80 quilos de drogas, entre maconha e cocaína.
A operação contou com o apoio do Ministério Público na busca por provas sobre a participação de cada um dos envolvidos no esquema de tráfico.

Tribunal de Justiça espera arrecadar R$ 300 mil com leilão de veículos

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) vai leiloar 26 veículos na  tarde da próxima quinta-feira (7). A expectativa é de que sejam arrecadados cerca de R$ 300 mil com as vendas. De acordo com a assessoria do órgão, os veículos serão leiloados devido à quilometragem avançada. Serão vendidos: 16 Fiat Palio Fire, 1 Fiat Uno, 1 Renault Logan, 5 Renault Scenic, 2 Renault Grand Scenic e 1 furgão Renault Master Bus.
O leilão ocorrerá às 14h da próxima quinta-feira no edifício Casa do Barão, na Avenida Othon Gama d'Eça, no Centro de Florianópolis. Os lances podem ser dados presencialmente ou via internet, por meio endereço eletrônico do leiloeiro. 
Os veículos ficarão expostos para visitação na terça-feira e na quarta-feira na Rua Vereador Arthur Manoel Mariano, 501, bairro Forquilhinhas (Condomínio Forquilhinhas, ao lado do Restaurante Fofinho), em São José. O  veículo com o menor valor do lance inicial é um Renault Scenic 2007: R$ 8,6 mil. 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

PF cumpre mandados da 31ª fase da Operação Lava Jato em SP, RJ e Distrito Federal

Policiais federais cumprem mandados referentes à 31ª fase da Operação Lava Jato em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal desde a manhã desta segunda-feira (4). Ao todo, foram expedidos 35 ordens judiciais, sendo quatro de prisão temporária, uma de prisão preventiva, 23 de busca e apreensão, além de sete conduções coercitivas, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento.
A ação foi batizada pela PF de "Abismo" e investiga crimes como organização criminosa, cartel, fraudes licitatórias, corrupção e lavagem de dinheiro oriundo de contratos da Petrobras, em especial do contrato celebrado pelo Consórcio Novo Cenpes para a construção do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro.
O esquema no Cenpes envolve R$ 39 milhões em pagamentos de propina para empresa participante do certame, diretoria de Serviços da Petrobras e também para o PT, segundo as investigações.
Paulo Adalberto Alves Ferreira, ex-tesoureiro do PT, é alvo do mandado de prisão preventiva, mas ele já estava preso em São Paulo, desde o dia 24 de junho, quando foi alvo da Operação Custo Brasil, um desdobramento da Lava Jato. A PF também cumpriu um mandado de busca e apreensão de bens de Ferreira, em Brasília.
O ex-tesoureiro é suspeito de ter iniciado as tratativas e recebido valores ilícitos oriundos da Consist, pivô do esquema descoberto na Custo Brasil que teria desviado R$ 100 milhões do crédito consignado de funcionários públicos.
Ferreira é marido da ex-ministra do Desenvolvimento Social no governo Dilma, Tereza Campelo e próximo ao ex-ministro José Dirceu, já condenado na Lava Jato.
Edson Freire Coutinho, executivo da Schahin Engenharia, foi preso temporariamente no Rio de Janeiro, segundo a PF. Os outros presos são: Erastor Messias da Silva Jr e Genesio Schiavinatto Jr, ambos considerados foragidos, e Roberto Ribeiro Capobianco.

Diretor da Penitenciária de Blumenau é preso por dirigir embriagado, ameaçar mulher e atirar em via pública

O diretor da Penitenciária Industrial de Blumenau e ex-interventor do Presídio Regional de Blumenau, Marco Antônio Caldeira, foi preso na noite deste sábado em Gaspar. A abordagem ocorreu por volta das 19h50min, no km 40 da BR-470. Ele foi autuado em flagrante por supostamente dirigir embriagado, disparar com arma de fogo em via pública e por ameaçar a sua companheira de morte.

Segundo relato da mulher do diretor ao boletim de ocorrência, eles haviam saído de uma festa e, durante o trajeto de volta, quando ela conduzia o veículo, Caldeira teria sacado sua arma dizendo que iria atirar. Ela então teria parado o carro e ameaçado ir embora, mas Caldeira teria assumido o volante e chamado a esposa de volta ao carro. Os dois teriam seguido em alta velocidade e o agente prisional teria chegado a disparar com sua arma de dentro do veículo.
Segundo as informações do Boletim de Ocorrência, em determinado momento eles teriam parado o carro e Caldeira teria ameaçado matar a mulher e cometer suicídio. Ainda segundo o boletim, a esposa teria conseguido tirar a arma da mão do agente prisional em um momento de distração e foi embora com a ajuda de um veículo que parou para oferecer ajuda ao ver a movimentação. O agente ainda chegou a ir atrás do veículo, mas no trajeto foi abordado por uma viatura da PM e encaminhado à Central de Polícia.
Segundo o delegado regional da Polícia Civil de Blumenau, Rodrigo Marchetti, por volta do meio-dia deste domingo Marco Antônio Caldeira foi transferido da Central de Polícia para o Presídio Regional de Blumenau, onde aguardaria por uma decisão da Comarca de Gaspar. O caso foi comunicado ao juiz de plantão. Por volta das 17h, ele foi liberado após pagamento de fiança.