Chegou a cinco o número de municípios em situação de emergência por causa do grande volume de chuva e vendavais dos últimos dias. Lontras, no Vale do Itajaí, encaminhou o decreto na manhã desta quarta-feira para a Defesa Civil Estadual. Pelo menos 1,6 mil pessoas foram afetadas na cidade.
Segundo a Defesa Civil, Lontras registrou enxurradas e alagamentos em vários pontos, principalmente nas áreas de agricultura, além de quedas de barreira em estradas. Até esta manhã, 30 municípios já registraram estragos. São cerca de 130 mil pessoas afetadas de alguma forma pelo mau tempo desde domingo no Estado.
Na terça-feira, Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, e Três Barras, no Norte, decretaram situação de emergência por causa de enxurrada. Cordilheira Alta, no Oeste, Lages, na Serra, decretaram devido ao vendaval.
Somando as 30 cidades afetadas, já são 2,6 mil desalojados (deslocados para casa de amigos e parentes) e 312 desabrigados (em abrigos da prefeitura).
Os prefeitos de Rio Rufino, Cordilheira Alta, Xanxerê, Piratuba e Rio do Sul manifestaram interesse em decretar situação de emergência, mas os pedidos ainda não haviam sido homologados.
O município que fica em situação de emergência tem mais facilidade (sem a necessidade de licitação) para captar recursos destinados aos reparos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário