quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Prece, União e Esperança

Homenagem à delegação da Chapecoense, incluindo jogadores, jornalistas, tripulação e demais passageiros



O mundo uma vez mais se uniu em demonstrações de fé e fraternidade diante de um momento de grande dor. Comoventes gestos de afeto e apoio de várias partes do planeta marcaram o último dia 29 de novembro de 2016, quando a aeronave que levava à Colômbia a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, incluindo jogadores, profissionais da imprensa brasileira, tripulação e demais passageiros caiu na cidade de La Unión, próximo a Medellín, deixando 71 mortos e 6 sobreviventes (até o fechamento desta edição). O time de Santa Catarina disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Club Atlético Nacional.


Vista aérea da cidade de Chapecó/SC. 

Profundamente sensibilizado por esse triste acontecimento, peço-lhes permissão para, nesta hora, fazer uso da prece, procurando mitigar o sofrimento de familiares, amigos das vítimas do acidente e do povo de Chapecó. São modestas palavras que elevei a Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, em Santa Maria do Arnoso, Portugal, em 10 de setembro de 2001.
Aos Pés de Jesus
Jesus, sois a misericórdia de todos os que padecem, Providência dos sofredores e aflitos. Ó Sublime Educador, Mestre da Serenidade Infinita, Alma Celestial, espelho de toda a Generosidade, Potência Divina de nossa crença e de nossa Fé, em Quem permanentemente depositamos a confiança! Nós Vos amamos!
Jesus, sois o Maior e o Melhor dos Amigos, o Decifrador de todos os mistérios e das equações do Universo Infinito.
Ó Senhor! Conduzi-nos, por Vossas Seguras Mãos, pelos iluminados caminhos que só Vós conheceis, rumo ao destino que erguestes para nós, humildes servos, consoante o merecimento de cada um, pois sois o Realizador das Determinações Corretíssimas da Justiça que promana de Deus, Nosso Pai.
Em Vós confiamos sempre, Companheiro Fiel dos que, neste e no Outro Mundo, lutam sem cessar pela concretização do Vosso Reino, conforme anunciastes em Amor, Espírito, Justiça e Vida.
Sabemos que — de acordo com as Vossas Palavras, no Evangelho e no Apocalipse — apenas aguardais de nós a pertinácia na Fé e o inderrotável esforço no trabalho.
Quem em Vós realmente crê não perde o próprio tempo.
Fidelissimamente, em Vós confiamos.
Humildemente, ajoelhados, elevamos aos Vossos Pés esta promessa em forma de oração.
Recebei, Senhor, a nossa comovida súplica.
 A todos os que passam por este tempo de luto a nossa solidariedade, rogando ao Pai Celestial que lhes conforte os corações de modo que, fortalecidos, possam reconstruir suas vidas. Aos que partiram inesperadamente, mas continuam vivos, pois os mortos não morrem, a nossa vibração de Paz.
José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Avião que transportava time da Chapecoense cai na Colômbia


Um avião que transportava a delegação do clube de futebol Chapecoense sofreu um acidente na madrugada desta terça do Brasil quando se aproximava do aeroporto José María Córdova, na cidade de Medellín, na Colômbia. A aeronave, da companhia boliviana LAMIA, tinha 81 pessoas a bordo, sendo 72 passageiros entre membros da equipe e jornalistas, e nove membros da tripulação. Até o momento, o Governo colombiano afirma que seis pessoas foram resgatadas com vida. O jogador Alan Ruschel foi a primeira vítima a chegar no hospital de La Ceja, a localidade mais próxima do ocorrido, segundo relato da agência EFE, para onde parte dos feridos foi transportada.


Avião com a equipe da Chapecoense, antes do embarque em Guarulhos (Foto: Reprodução)A aeronave, com matrícula CP2933, deveria ter pousado em Medellín às 21h33 (0h33 pelo horário de Brasília), mas perdeu contato com a torre de controle quando sobrevoava o município de La Ceja. O plano inicial era que o voo fretado pelo time sairia do aeroporto de Guarulhos, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não autorizou,pois afirmou que o acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê operações como a solicitada. Segundo a agência, o pedido da companhia ao órgão brasileiro foi feito na sexta-feira, dia 25, e a Anac o respondeu no dia 27, domingo, véspera do voo previsto, informa a repórter Talita Bedinelli. Com isso, o time embarcou de Guarulhos, às 15h15 de segunda-feira, em um voo comum da companhia Boliviana de Aviación até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde embarcou no voo fretado da Lamia, rumo a Medellín.

Segundo o primeiro comunicado do aeroporto de Medellín, a aeronave relatou “falhas elétricas”. As autoridades ativaram um plano nacional de emergências. O aeroporto Córdova, que havia anunciado inicialmente o desaparecimento da aeronave, informou que o lugar do acidente só pode ser acessado por via terrestre, “devido às condições climáticas”. O prefeito do Medellín, Federico Gutiérrez, informou pelo Twitter que se dirigia para o local. “É uma verdadeira tragédia o que aconteceu esta noite", disse o prefeito. “Oferecemos toda a colaboração técnica e humana para atender este acidente.” As autoridades solicitaram à população que, dadas as más condições climáticas e do terreno, não se dirijam ao local da queda. “Solicita-se à comunidade se abster de ir ao local do acidente, para evitar um colapso. Organismos de emergência trabalham conjuntamente.”

A equipe da Associação Chapecoenese de Futebol, de Chapecó (SC), viajava para disputar nesta quarta-feira o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional – seria a partida mais importante da história do time catarinense.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Detento mata colega de cela na Penitenciária Industrial de Blumenau

Um detento da Penitenciária Industrial de Blumenau estrangulou até a morte um colega de cela na madrugada desta segunda-feira. 

De acordo com informações do delegado de Polícia Civil Bruno Effori, o crime ocorreu por volta das 2h. O autor, identificado como Paulo Ricardo Borba, 26 anos, que seria conhecido como "Coveiro", confessou o crime. Segundo o delegado, ele alegou ter se defendido após ter sido agredido por Sidineis Siqueira dos Santos, 28 anos, durante uma discussão envolvendo grupos de criminosos rivais de Santa Catarina.

Apesar de ter confessado a autoria do crime, Borba, que seria ex-integrante do Primeiro Grupo Catarinense (PGC), não informou ao delegado se faz parte de algum grupo e nem quais facções estariam envolvidas na discussão. 

De acordo com informações que agentes penitenciários teriam repassado ao delegado, o autor do crime também teria tentado simular um suicídio, amarrando uma corda ao pescoço de Santos. Outros sete detentos estavam na cela do momento do crime e o delegado ainda vai interrogar as testemunhas:

— A prisão tem a lei do silêncio e provavelmente eles não vão falar. Para tentar se livrar da culpa, o autor tentou camuflar o crime, mas não tem dúvidas. O homicídio já foi caracterizado pelo IGP e ele também confessou — diz Bruno, ressaltando que Borba possui registros de passagem pela polícia por homicídio, roubo e porte ilegal de arma de fogo. O autor foi autuado em flagrante e ficará à disposição da Justiça. 

Palmeiras bate Chapecoense e conquista o Campeonato Brasileiro


Palmeiras x Chapeconese poster (Foto: Marcos Ribolli)


Não importa o que digam. O Palmeiras é o campeão brasileiro de 2016. Não. É mais. É o maior de todos os campeões nacionais. Com a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, neste domingo, em sua arena lotada, o Verdão chegou ao nono título brasileiro. Ultrapassou o Santos e se tornou o time que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro. É enea!

Não perca a conta. O Palmeiras foi campeão em 1960, 1967 (Taça Brasil), 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1969, 1972, 1973, 1993, 1994 e, agora, 2016.
O título deste ano, o primeiro do Verdão nos pontos corridos, vem de forma incontestável. Em 37 partidas (ainda há uma rodada a ser disputada), a equipe do técnico Cuca, que previu o título, somou 77 pontos: 23 vitórias, oito empates e seis derrotas. É o time que mais venceu, menos perdeu, mais marcou gols (60) e menos sofreu (31). 

Almirante Barroso é campeão da série B



O Almirante Barroso, da cidade de Itajaí, é o campeão do Campeonato Catarinense da Série B de 2016. O vice campeonato ficou com o Atlético Tubarão, com os dois times já garantidos na elite do futebol catarinense de 2017.

A conquista foi confirmada na tarde deste domingo, mesmo com o Almirante Barroso perdendo de 1 a 0 para o Atlético Tubarão. É que no primeiro jogo decisivo, disputado em Itajaí, o Almirante Barroso venceu por 3 a 1 e ficou com o título já que no“placar agregado”, o resultado final ficou sendo Almirante Barroso 3 x 2 Atlético Tubarão.

sábado, 26 de novembro de 2016

Fidel Castro morre aos 90 anos

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu à 1h29 (hora de Brasília) deste sábado (26), aos 90 anos, na capital Havana. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV estatal cubana.
"Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz", disse Raúl Castro.
"Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas" deste sábado, prosseguiu o irmão.
Figura controversa
Visto como um grande líder revolucionário por uns, e como ditador sanguinário por outros, Fidel foi saindo de cena progressivamente ao longo da última década, morando em lugar não divulgado e fazendo aparições esporádicas nos últimos anos.

As últimas imagens de Fidel Castro são do dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. Antes, ele foi visto em um ato público foi no dia 13 de agosto, na comemoração de seu 90º aniversário. A festa reuniu mais de 100 mil pessoas. Na época, Fidel apresentou um semblante frágil, vestido com um moletom branco e acompanhado pelo seu irmão Raúl e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Os planos do Blumenau Esporte Clube para a Série C do Catarinense

"Pés no chão", "sem fazer loucuras", "gastar só o que pode". Essas foram algumas frases ditas ontem por Wanderlei Laureth, presidente do Blumenau Esporte Clube, ao se referir sobre o novo projeto para colocar o Tricolor nos gramados no ano que vem.

Sem entrar em campo desde 5 de julho de 2015, após a derrota para o Juventus de Seara por 9 a 0, a equipe quer esquecer o passado recente e recomeçar. E para fazer isso, a nova diretoria quer pagar todas as dívidas até o início de 2017. Entre débitos trabalhistas, aluguel do Estádio do Sesi e pendências com a Federação Catarinense de Futebol, o clube acumula R$ 35 mil.
Esse valor corresponde a pouco mais de 10% do que o Blumenau pretende captar para conseguir o acesso à Segunda Divisão do Campeonato Catarinense, mas tido como essencial, segundo Laureth, para mostrar que o novo projeto é sério.

Em campo, a ideia é iniciar 2017 com a abertura de uma ou duas escolinhas para as categorias de base — para garotos entre cinco e 17 anos — e a conclusão de parcerias com instituições de formação de atletas já consolidadas na cidade. Fora das quatro linhas, o objetivo é comercializar cotas de sócio-torcedor e sócio-patrocinador, para garantir a base financeira na largada do ano que se aproxima.
— Temos alguns apoiadores apalavrados para o ano que vem, como é o caso da Oktoberfest na camisa, mas por enquanto não estão acertados — explica Laureth.

Entre algumas coisas já confirmadas está o Sesi como a casa do Blumenau. O cronograma dos trabalhos para a montagem do elenco profissional, de certa forma, também já está definido.

O Tricolor deve contratar um gerente de Futebol até março, para que em abril ele já esteja com a comissão técnica definida e comece a conversar com jogadores e iniciar as contratações faltando dois meses para o início da Série C do Estadual.

Para evitar os problemas de um ano atrás e fazer com que eles não se repitam, o presidente aponta:
— Se eu tiver R$ 20 mil, vou gastar R$ 20 mil. O que aconteceu em 2015 nunca mais vai acontecer. Vejo um horizonte promissor, porque a tempestade já passou. Agora é só continuar com a mentalidade de um trabalho sério, transparente, pés no chão, social e profissional, que tudo vai crescer — garante.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Carga de cigarros é roubada em Blumenau

Uma carga de cigarros foi roubada em um assalto nesta quinta-feira de manhã em Blumenau. De acordo com a Polícia Militar, um funcionário da empresa Souza Cruz fazia as entregas em um furgão por volta das 7h30min quando foi abordado na Rua Frederico Jensen, na Itoupavazinha.

Um assaltante armado rendeu o funcionário e ordenou que ele ficasse deitado no chão. A vítima foi amarrada e o ladrão levou o carro até uma rua próxima onde outros homens o esperavam para saquear a carga. Os cigarros foram colocados em outro veículo e o furgão da empresa foi abandonado. A quantia levada pelos assaltantes não foi divulgada.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Deap bloqueia acesso à Penitenciária Industrial de Blumenau após tumulto

A Guarda Municipal de Trânsito e o Departamento de Administração Prisional (Deap) bloquearam nesta quinta-feira de manhã o acesso à Penitenciária Industrial de Blumenau, na Rua Silvano Cândido da Silva Sênior, no bairro Ponta Aguda.
Desde a quarta-feira à noite, há tumulto na unidade. Barulhos de tiros e bombas foram ouvidos. Mulheres dos detentos estão no local à espera de informações. O Deap teria dito a elas tratar-se apenas de um procedimento interno e um agente informou que havia pessoas feridas. Viaturas do Samu e Corpo de Bombeiros entraram e saíram da unidade.
As visitas de familiares, por enquanto, estão proibidas nesta quinta-feira e os advogados também foram impedidos de entrar na penitenciária. O Deap informou, via assessoria de imprensa, que o tumulto já foi controlado dentro da penitenciária, mas não repassou informações sobre feridos.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Doe sangue

Paiva Netto

Estamos na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorada, desde 2003, sempre no fim do mês de novembro. Um pedido recorrente do Ministério da Saúde é que as pessoas sejam doadoras também durante o período das férias, para que o estoque dos bancos de sangue nos hemocentros esteja assegurado.

Atendamos a essa convocação. Saiba antes se você possui as condições físicas ideais para ser um doador. Seu gesto de Caridade pode salvar muitas vidas.

Deus tem muitos sinônimos
Tudo que do Amor Divino nasce é verdadeiramente sublime. De certo, firmado nessa realidade, o dramaturgo e poeta francês Victor Hugo (1802-1885) ensinava que “o Espírito se enriquece com aquilo que recebe, e o coração, com o que dá”. Portanto, sem o Amor, que é Deus, o ser humano vive desgovernado, longe da Verdade, que é a Palavra Dele. (Evangelho de Jesus, segundo João, 17:17: “Pai, Tua Palavra é a Verdade”.)

Se você não crê na existência do Pai Celestial, não se sinta excluído pela minha afirmativa. Pense, então, em bom senso, porque quem não o exercita também vive em desgoverno.

Deus tem muitos sinônimos, tais como Amor, Fraternidade, Solidariedade, Compaixão, Clemência, Generosidade, Misericórdia, Altruísmo e tudo o mais que valoriza as criaturas, conduzindo-as à Paz consigo mesmas e com os outros.

Por consequência, o Criador não apoia manifestações de ódio em Seu Santo Nome. Muito apreciada, pois, esta admoestação de Martinho Lutero (1483-1546): “Não desejo que as pessoas lutem em favor do Evangelho pela força e pelo morticínio. O mundo tem de ser conquistado com a palavra de Deus”.

De que Deus fala o grande reformador? Evidentemente que a respeito Daquele enunciado por João Evangelista, na sua Primeira Epístola, 4:16: “E nós conhecemos e cremos no Amor que Deus tem por nós. Deus é Amor. E aquele que permanece no Amor permanece em Deus, e Deus, nele”.

E tamanha é a compreensão que Lutero tinha do magnânimo Sentimento Divino que o versículo de sua preferência na Bíblia fala por si, a quem tem “olhos de ver e ouvidos de ouvir”: “De tal maneira amou Deus ao mundo, que lhe mandou o Seu Filho Unigênito, de forma que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna”. (Evangelho do Cristo, segundo João, 3:16.)

O velho pregador alemão sabia que não há outro caminho senão o do Amor, que é sinônimo de Caridade. Outro grande sábio da História, Dante Alighieri (1265-1321), em A Divina Comédia, escreveu: “O Amor é a força que move o Sol e outras estrelas”. Por isso, viver afastado Dele é sofrer a orfandade da Alma. Deus não tem bigode nem barba. A Sua Face é o Amor.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 

Homem que manteve sua mulher em cárcere privado por dois meses é preso em Itajaí

Um homem foi preso em Itajaí nesta terça-feira à noite após manter a mulher trancada em casa por dois meses e agredi-la. Ele foi detido por volta das 23h quando a Polícia Militar foi acionada na rodovia BR-101, no bairro Espinheiros, para atender uma ocorrência de suposta violência doméstica, cárcere privado e lesão corporal.

Ao chegar no local, os policiais encontraram a vítima, uma jovem de 21 anos, que relatou ter sido mantida trancada dentro de casa pelo companheiro por dois meses. Nesta terça-feira ele teria saído e esquecido de trancar a porta, momento em que ela foi até a garagem e fugiu de carro levando os dois filhos. Enquanto ela dirigia em direção à Navegantes, o homem a encontrou e jogou seu carro contra o dela próximo ao retorno do bairro Canhanduba. Após a colisão, ele a agrediu com socos e fugiu. A vítima foi socorrida por pessoas que passavam pelo local e foi encaminhada ao Pronto Atendimento de Saúde, onde chamou a polícia.

A PM fez buscas pela região e encontrou o homem de 35 anos, que foi preso e levado à Central de Polícia. Foi confirmado que ele já tinha 29 boletins de ocorrência registrados por lesão corporal dolosa contra homem e contra mulher, ameaça, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, violência doméstica, resistência, furto em comércio, abuso de autoridade e difamação.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Casep Itajaí só volta a funcionar em fevereiro de 2017

Interditado há um ano e sete meses para reforma, o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório de Itajaí ( Casep) está pronto desde julho para voltar a receber adolescentes infratores. No entanto, permanece de portas fechadas. 

O Estado aguardou o fim das eleições municipais para dar sequência ao processo de contratação de uma ONG para administrar a unidade. Zeno Augusto Tressoldi, diretor do Departamento de Administração Socioeducativo ( Dease) diz que os termos do convênio estão em fase final de elaboração – o que significa que o edital será lançado em breve. A abertura do Casep, entretanto, não deve ocorrer antes de fevereiro do ano que vem. 

Desde que a unidade foi fechada, a inserção de adolescentes que praticaram crimes na região em projetos educacionais e de ressocialização se tornou quase impossível. Segundo estimativa feita no primeiro semestre pelo Ministério Público de Santa Catarina, mais de 90% dos adolescentes que foram detidos pela Polícia Militar em Itajaí e nas cidades do entorno, desde o fechamento do Casep, foram liberados. 

– Raramente se encontram vagas em outros locais, mas isso é em casos excepcionais. Qualquer equipamento de ressocialização que falte ou que deixe de funcionar causa problemas para todos – diz o comandante regional da PM, coronel Claudio Roberto Koglin. 

Hoje, segundo dados do Dease, há apenas dois adolescentes de Itajaí internos em unidades de ressocialização no Estado. As apreensões, entretanto, são diárias – o que demonstra o impacto da falta do Casep na região.

Rapaz morre em acidente de moto em Blumenau

Um jovem de 20 anos morreu nesta segunda-feira à noite em Blumenau em um acidente de trânsito. De acordo com a Guarda de Trânsito, Fernando Marcos Cunha Júnior, de 20 anos, pilotava uma moto Honda CB 600 quando bateu contra a lateral de uma caminhonete com placas de Florianópolis. Fernando morreu no local.

O acidente ocorreu na Rua Hermann Tribess, próximo ao número 420, no bairro Tribess, por volta das 19h20min. O SAMU foi acionado e prestou os atendimentos também ao motorista do carro, um homem de 38 anos que não se feriu.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Depois de várias mortes Ministério do Trabalho poderá mudar o modelo de atuação sobre o setor pesqueiro

A morte do pescador Linaldo Galdino de Brito, 32 anos, vítima de uma mordida de tubarão na costa do Rio Grande do Sul semana passada, elevou para 11 o número de óbitos registrados em embarcações de pesca catarinenses nos últimos 30 dias. Os casos acenderam o alerta no Ministério do Trabalho (MTE) e poderão mudar o modelo de atuação sobre o setor pesqueiro. A partir de janeiro, a Coordenadoria de Trabalho Aquaviário e Portuário do MTE, hoje mais concentrada nos portos, vai apertar a fiscalização sobre a pesca em Santa Catarina.

— Itajaí, com a maior frota pesqueira do país, tem em torno de 300 barcos. É uma população de trabalhadores pequena para essa quantidade de mortes — diz Alexandre Stefano Paranzini, que coordena a fiscalização do setor no Estado.

Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), há pelo menos duas décadas não se registrava uma quantidade tão grande de óbitos em curto espaço de tempo. E agrava a situação o fato de que nove das 11 mortes tenham sido provocadas por naufrágios: um em Imbituba, no dia 20 de outubro, outro em São Francisco do Sul, no dia 26. Inquéritos instaurados pela Marinha, ainda sem prazo de conclusão, dirão se esses acidentes poderiam ter sido evitados.

As condições de mar nos últimos meses foram atípicas, consequência do El Niño,  com grandes ressacas nas últimas semanas. A pergunta que terá que ser respondida pela investigação é se todos os pré-requisitos de segurança foram aplicados.

Classificada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma das profissões mais perigosas do planeta, com alto risco de acidentes, a pesca oceânica tem uma longa lista de problemas. Os mais fáceis de detectar são os altos índices de informalidade, estimados em mais de 80% no país, segundo a própria OIT, e a falta de formação adequada. É nas viagens para alto-mar, entretanto, que estão os maiores riscos à saúde do trabalhador. De acordo com o Ministério do Trabalho, as irregularidades vão desde barcos com falta de espaço para descanso adequado nas embarcações, até a exposição a gases de motor ou a instalações elétricas precárias.

O MTE não informou quantas multas foram aplicadas à pesca nos últimos meses, mas o setor está entre os que mais recebem autuações apesar do pequeno contingente de fiscais: apenas quatro para atividades portuárias e aquaviárias em todo o Estado.

— Encontramos em Santa Catarina barcos que nem vaso sanitário têm. Estranhamos que isso exista ainda, e a percepção do pescador é de que isso faz parte do cotidiano. Isso deixa a fiscalização atônita. O pescador ainda não entende que é um trabalhador com os mesmos direitos dos demais – afirma Paranzini.

Procurador do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT), Anestor Mezzomo, representante suplente da Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa), ressalta que as fiscalizações exigem uma logística de parceria, com o apoio da Capitania dos Portos, Polícia Federal, Marinha e Ministério do Trabalho, já que os flagrantes só podem ser feitos em alto-mar  – o que dificulta as ações. Mas há possibilidade de identificar irregularidades mesmo à distância. O MPT mantém em sua página na internet um espaço para denúncias, que podem ser feitas anonimamente.

— Santa Catarina tem o maior parque pesqueiro do Brasil , bem como o maior parque industrial de beneficiamento de pescado, onde há muitas irregularidades, que também vêm sendo combatidas.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Campeonato Catarinense 2017 terá final disputada em jogo único

Sem muito segredo ou surpresas, Federação Catarinense de Futebol (FCF) e clubes optaram, na tarde desta quinta-feira, por manter o regulamento do Estadual desse ano para 2017. O dia foi marcado por uma série de encontros entre os dirigentes esportivos para definir, em consenso, qual seria a fórmula de disputa do Campeonato Catarinense. A única diferença para 2016 é que o campeonato terá 19 e não 20 datas - ou seja, com decisão em apenas uma partida.
O Campeonato Catarinense começará no dia 29 de janeiro e se estenderá até 7 de maio. A tabela será divulgada pela FCF até o dia 29 deste mês.
Depois de duas horas em sala fechada na sede da FCF, em Balneário Camboriú, presidentes e federação optaram por respeitar o Estatuto do Torcedor e repetir a fórmula de 2016.
Wilfredo Brillinger, mandatário do Figueirense, disse que esperava algo diferente, mas entende a questão legal como algo essencial para evitar problemas jurídicos no Estadual do próximo ano.
– Nós esperávamos algo que pudesse deixar o Catarinense mais emocionante, mas esbarramos na questão legal – afirma Brillinger, que propôs um campeonato com turno, returno e quadrangular final.
O presidente do Avaí, Francisco José Battistotti, disse não ver problemas na fórmula de disputa e que o bom senso, no fim da história, prevaleceu. Battistotti se posicionou de forma que, na opinião dele, dá força aos clubes pequenos.
– Não posso defender uma fórmula, como alguns queriam, que deixasse o campeonato curto. Isso ia prejudicar os cinco pequenos que disputam o Estadual e que basicamente dependem disso – defende.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Mulher é presa tentando vender a filha em Balneário Camboriú

Uma mulher de 32 anos foi presa pela Polícia Militar nesta terça-feira em Balneário Camboriú por tentar vender a própria filha. De acordo com as informações divulgadas, por volta das 16h30min a PM recebeu a denúncia de que a mulher estaria com a criança em um bar na Avenida Palestina, no bairro Nações. Ao chegar no local, os policiais encontraram a mulher embriagada tentando vender a filha de quatro anos por R$ 500 para pessoas que estavam no bar.

De acordo com uma testemunha, uma mulher chegou a tentar comprar a criança, mas foi impedida. A criança apresentava várias lesões pelo corpo e estava em visível sinal de abandono. Frequentadores do local confirmaram que a mulher ia com frequência ao bar para beber e abandonava a menina. O Conselho Tutelar foi acionado e a mãe foi presa por abandono de incapaz.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Brasil — vocação para o progresso

Paiva Netto

Nas comemorações dos 127 anos da Proclamação da República, reflitamos sobre o papel do Brasil no contexto mundial que é também o de iluminar as consciências com sua cultura imanente de fraternidade. No ensaio Sociologia do Universo, comento a respeito de como vem se formando nossa História, cuja vocação trilha o caminho do êxito:

Não se edifica uma pátria sem generosidade de Alma e espírito pragmático. Demanda tempo, pois este ainda não é um mundo de seres pacificados. Neste planeta de tantos desafios, é trabalhoso, mas possível. Apesar de os povos estarem se tornando cada vez mais impacientes. Gamal Abdel Nasser (1918-1970), que nacionalizou o canal de Suez, com o inesperado apoio dos Estados Unidos, no governo de Dwight D. Eisenhower (1890-1969), e deu início, com financiamento da ex-União Soviética, à construção da grande represa de Assuã, carpido pelas lutas para erguer um Egito moderno, concluiu: “Construir fábricas é fácil, levantar hospitais e escolas é possível, mas erigir uma nação de homens é tarefa longa e árdua”.

Urge fazer-se entendido pelo coração das criaturas. Quem vai ao cerne da criança chega ao jovem. Quem ensina a mocidade pacifica a Alma do adulto. E quem tem este último espiritualizado levanta uma nação. É pelo exemplo que se constrói. Já dizia Napoleão Bonaparte (1769-1821) que “as palavras indicam o caminho, mas os exemplos arrastam”. O Corso continua repleto de razão. (...)

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Prefeitura de Blumenau prevê pagar cerca de R$ 19 milhões pela coleta de lixo na cidade

Depois de seis meses de contrato emergencial o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau enfim conseguiu lançar o edital de licitação para escolher a empresa que vai prestar o serviço de coleta de lixo na cidade. 

Desta vez o serviço inclui o recolhimento do material reciclável, que hoje é feito pelo Samae. Além disso, a empresa vencedora também será responsável pela distribuição de novos contêineres pelos bairros e pela limpeza deles.

De acordo com o gerente de Resíduos Sólidos da autarquia, João Carlos Franceschi, só no primeiro ano serão mais de 2 mil novos contêineres. Hoje são 222.

Com o aumento da responsabilidade, aumenta o valor a ser pago pelo Samae. Hoje, a Blumeterra recebe por ano cerca de R$ 12 milhões. Na licitação lançada, o valor máximo estipulado é de R$ 19,7 milhões.

O contrato a ser assinado terá validade por um ano, mas poderá ser renovado até atingir cinco anos de prestação de serviço. As empresas interessadas deverão entregar os envelopes com a documentação e a proposta financeira até dia 9 de dezembro.

Funcionários do hospital de Navegantes entram em greve

Cerca de 70% dos funcionários do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes pararam as atividades no final da tarde desta quinta-feira em protesto pela falta de pagamentos

De acordo com o coordenador de Enfermagem Gustavo Henrique de Castro os salários estão atrasados desde segunda-feira, dia 7, já que os pagamentos são feitos no quinto dia útil do mês. Eles afirmam que não retornarão ao trabalho até receberem os salários. 

Os serviços não estão totalmente paralisados. Os funcionários seguem atendendo casos de urgência, emergência, gestantes, centro obstétrico e internações. Os pacientes que se encontram internados também estão recebendo atendimento normalmente. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Prefeitura de Blumenau estima economia de R$ 4,8 milhões com férias coletivas ampliadas

Fechar o ano no azul e honrando compromissos na praça é uma ambição de muitas famílias neste fim de ano, mas também um desafio para a administração pública. Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, o prefeito Napoleão Bernardes anunciou duas medidas de economia que vão ajudar a manter as contas e os pagamentos em dia nos próximos meses. A principal ação é a adoção de férias coletivas de 33 dias – entre 19 de dezembro e 20 de janeiro. O período tem uma semana a mais do que o recesso de fim de ano adotado entre 2015 e 2016.
Segundo o secretário de Administração Anderson Rosa, a semana adicional trará uma sobra de R$ 1 milhão enquanto o período total de férias coletivas representará uma economia de R$ 4,8 milhões. O cálculo considera a diminuição de custos como energia elétrica, combustível e benefícios de servidores. Outra ação anunciada pelo prefeito foi a prorrogação do decreto de redução de salários do prefeito em 15% e de secretários em 10% até junho de 2017.
Para a prefeitura, as medidas são vistas como fôlego para fechar o ano e garantir a remuneração dos servidores em dia. Napoleão voltou a citar outras cidades com dificuldades no caixa, mas fez questão de tranquilizar a categoria e garantir o pagamento de salários em novembro e dezembro, a segunda parcela do 13º e também os reajustes de 2% na folha deste mês e de 5,83% na do próximo, percentuais definidos na negociação com o funcionalismo, em junho.
— Estamos mantendo jornada ampliada e integral de atendimento, as medidas possíveis de austeridade estão sendo tomadas e o esforço é gigantesco para afetar o mínimo possível as chamadas atividades fins — argumentou o prefeito, que promete manter ajustes como contenção de gastos com viagens e diárias.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

GVT agora é Vivo Fibra


A Ultra banda larga da GVT agora é Vivo Fibra. Conecte sua casa e aproveite.

Para informações e assinaturas  ligue (47) 3065-6232 ou chame no Whatsapp (47) 99740-7465.

Donald Trump vence Hillary Clinton e será o 45º presidente dos EUA

Contra todos os prognósticos, Donald Trump ganhou as eleições e será o novo presidente dos Estados Unidos pelos próximos quatro anos – o 45º da história. O republicano bateu a líder nas pesquisas, a democrata Hillary Clinton, em uma das mais acirradas disputas da história pela Casa Branca. 
O triunfo do empresário em estados decisivos como a Flórida, Ohio e Carolina do Norte e arrancadas surpreendentes em redutos tradicionais do partido adversário como Iowa desmontaram a vantagem da oponente. 
Como é tradição, os primeiros Estados a fechar a votação, Indiana e Kentucky, deram maioria a Trump. Ele continuou na liderança com boa folga sobre a ex-senadora até que às 3h (hora de Brasília) sua eleição tornou-se irreversível. 
A conquista do país mais poderoso do mundo pelo milionário representa também o triunfo de uma postura que, pelo menos no discurso, mostrou-se mais conservadora. 
Entre as medidas que ele já anunciou durante a campanha estão o recrudescimento à política de imigração e o aumento das taxas sobre os produtos importados da China.

Ministério dos Transportes lança novo edital para dragagem no Complexo Portuário do Itajaí

O Ministério dos Transportes reabriu o edital de licitação para a obra de dragagem do canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes. O prazo final para entrega de propostas é no dia 6 de dezembro.

O objetivo da dragagem é chegar ao calado de menos de 14 metros. O calado é a distância entre a quilha do navio e o fundo. 

O canal de acesso perdeu profundidade após as cheias ocorridas no Vale do Itajaí, em outubro do ano passado. A foz assoreou, e a draga que faz a manutenção regular de profundidade não é adequada para restabelecer o calado ideal.

Desde então, contantes medições são feitas e, por mais de uma vez, o calado foi reduzido por segurança – o que limita a entrada de navios mais carregados no Complexo Portuário.
A obra de dragagem é estimada em R$ 65 milhões. Parte da verba foi reservada no orçamento deste ano, e o restante no do ano que vem.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Sardinha na brasa será vendida a R$ 10 na Marejada

A sardinha na brasa será mais uma vez a estrela da gastronomia da Marejada, que começa na quinta-feira. As porções, com cinco dos peixinhos mais queridos dos itajaienses, vão custar R$ 10. 

O cardápio é variado, mas predominam os frutos do mar _ de escondidinho a estrogonofe. O prato mais caro é o bacalhau à portuguesa com batatas, por R$ 65. O preço do chopp ainda não foi divulgado. Mas a festa de Itajaí terá opções para todos os gostos: Heineken, Germânica, a brusquense Zehn e a peixeira Itajahy.
Como nem só de sardinha vive a Marejada, a programação da festa aposta em música local e de qualidade. Entre as atrações estão os imperdíveis Chico Preto e a Dita Cuja, Giana Cervi, Bárbara Damásio e Tarrafa Elétrica.

Programa Bolsa Família cancela 249 benefícios em santa Catarina

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) divulgou um balanço convocando para atualização cadastral 249 pessoas em Santa Catarina que tiveram os repasses do Programa Bolsa Família bloqueados no mês de outubro. O cruzamento de dados revelou que alguns beneficiários do programa social realizaram doações à candidatos ou partidos nestas eleições municipais. No Brasil, foram 13 mil. Todos os cadastros foram identificados depois da ligação entre dados feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
Apesar de não ser proibida a doação, o MDSA afirmou que o objetivo da ação é confirmar se a renda bate com a que foi declarada no cadastro do Bolsa Família. Além disso, a operação pretende verifica se alguns CPF foram utilizados de maneira indevida. 
As famílias identificadas no batimento foram notificadas por meio de mensagem no extrato de pagamento e terão seis meses para fazer a regularização

sábado, 5 de novembro de 2016

Jatinho de Paulo Nobre ganha cores do Palmeiras e um novo nome

Famoso por transportar Gabriel Jesus e o colombiano Yerry Mina após participações dos dois em partidas de Brasil e Colômbia, respectivamente, um dos jatinhos do presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, ganhou as cores do clube e um novo nome. O Falcon 50EX, de três motores, agora chama Air Pork One. A aeronave, comprada em 2014 por Nobre e avaliada em cerca de US$ 5 milhões (R$ 16 milhões), fica em uma garagem em Sorocaba, no interior de São Paulo.

Air Pork One jatinho Paulo Nobre Palmeiras (Foto: Divulgação)

O Air Pork One acomoda nove pessoas em poltronas leito, incluindo três espaçosos lugares no sofá e sem contar os assentos para a tripulação. Há ainda toalete no fundo e uma área atrás da cabine dos pilotos com freezer, micro-ondas e máquina de café.
Além do Air Pork One, Paulo Nobre também tem outro jatinho: o "Palmeirinha Fly", um Hawker 400A, de fabricação norte-americana, avaliado em US$ 1 milhão (R$ 3,2 milhões). Ele é todo estilizado em verde e tem um porco pintado no leme e desenhado também no encosto dos assentos. 

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Três versículos de Jesus infalíveis para quem quer vencer



"Nada pode dar errado quando estamos integrados nesses três versículos essenciais, essenciais, essenciais!", dr. Bezerra de Menezes (Espírito). Ainda não sabe quais são eles? Acompanhe com o Irmão Paiva Netto esse roteiro espiritual infalível. 

Médico é preso por suspeita de estupro contra pacientes em Blumenau

A Polícia Civil de Blumenau prendeu na tarde desta quinta-feira o clínico-geral Antônio Gimenez Trevisan, 58 anos. Contra ele havia um mandado de prisão temporária por suspeita de cometer estupro de duas pacientes que procuraram a Polícia Civil na semana passada. A prisão ocorreu no consultório particular do médico, na Rua Luiz de Freitas Melro, Centro de Blumenau. Durante as manhãs, o médico atendia em um dos ambulatórios gerais do município.
Segundo o delegado da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, Henrique Stodieck, além das duas mulheres que denunciaram supostos abusos na semana passada, o médico já havia sido alvo de um boletim de ocorrência em 2012 e de um indiciamento pelo mesmo caso em 2014. A prisão temporária, que tem validade de 30 dias, foi pedida, segundo o delegado, porque pode motivar novas vítimas a denunciarem eventuais crimes do mesmo suspeito. O médico foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau e deve ser ouvido após depoimentos de testemunhas.
O advogado do médico, Honório Nichelatti Junior, defende que há inúmeras incoerências e contradições nas denúncias formuladas pelas duas mulheres e afirma que, na visão da defesa, a prisão temporária é desnecessária e pode ser revogada em breve. O suspeito nega todas as acusações.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Pescador morre afogado em Araquari

Um pescador morreu afogado na manhã desta quinta-feira próximo à Boca da Barra do Itapocu, em Araquari. Segundo informações dos Bombeiros Militares de Barra Velha, que atenderam a ocorrência, dois homens estavam em uma embarcação que naufragou.

Eles usavam coletes salva-vidas e conseguiram nadar até um costão próximo. Mas, depois de subir na pedra e estar em local firme, um deles tirou o colete e acabou sendo lançado novamente ao mar por uma onda que atingiu o local.

Conforme os bombeiros, uma embarcação que vinha logo atrás tentou retirar a vítima da água, mas ele ficou submerso por mais de cinco minutos. Depois do resgate, o pescador foi levado até a praia, mas não foi possível reanimá-lo.

O amigo ficou em estado de choque e não conseguiu informar o nome dele nem o do colega que se afogou aos bombeiros. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Joinville (IML) e ainda não foi identificado.

Cinco motoristas são detidos alcoolizados e dois por tráfico de drogas na BR-470

Cinco pessoas foram detidas dirigindo alcoolizadas e dois rapazes foram presos por tráfico de drogas durante a Operação Finados da Polícia Rodoviária Federal, que ocorreu na madrugada desta quarta-feira na BR-470 em Blumenau, no posto da polícia próximo ao trevo da Mafisa.
Ao todo, 43 veículos foram fiscalizados e 27 pessoas testadas com o bafômetro. Além dos cinco alcoolizados, outras dez infrações foram registradas e dois carros foram recolhidos. Dois rapazes, de 28 e 27 anos, foram presos porque estavam carregando 1,77 kg de maconha e três pedras de crack no carro, além de dois monitores furtados. Eles estavam em um Gol com placas de Presidente Getúlio e foram encaminhados à delegacia.