A captura de 97 escorpiões amarelos na semana passada reacendeu o alerta em Itajaí sobre a proliferação destes bichos na área urbana. Com o aparecimento de novos animais da espécie tityus serrulatus, considerada a mais perigosa e letal, o número de capturas chegou a 200 somente neste ano — durante 2014 apenas 28 animais da espécie haviam sido encontrados na cidade.
— Esse número é considerado alto, principalmente porque é no perímetro urbano. O único jeito de controlar o problema é manter o terreno limpo e organizado, sem a presença de entulhos e lixo, onde o animal possa se esconder — explica o responsável pelo controle de escorpiões da prefeitura, Marcos Antônio Cordeiro.
Desta vez o recolhimento dos escorpiões amarelos ocorreu no bairro São Roque, em uma empresa de hortifrutigranjeiros. Cordeiro afirma que novas buscas serão feitas nesta semana na empresa e na vizinhança, até que a situação seja controlada. Os trabalhos de bloqueio são feitos à noite em função dos hábitos dos animais.
— Os escorpiões amarelos podem ter chego a cidade dentro de caminhões de mudanças, cargas de madeiras ou até mesmo de frutas e verduras, porque eles se alimentam dos bichinhos que geralmente vêm junto — afirma.
Os primeiros animais capturados em 2015 foram encontrados em janeiro no bairro Cidade Nova. Na época, 32 animais foram recolhidos no local. No dia 14 deste mês, a equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses voltou a achar escorpiões amarelos no bairro: foram 38 recolhidos em pelo menos duas casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário