quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tolerância zero ao álcool

Volto ao tema do perigo que representa o consumo de álcool, particularmente associado à direção de veículos, para também destacar a muito bem-vinda providência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado que, na quarta-feira, 9/11, aprovou, em decisão terminativa, tolerância zero ao álcool ou outra substância psicoativa no volante. Conforme divulgou a Agência Senado, “essas medidas constam do PLS 48/11, do senador Ricardo Ferraço. (...) Se não for alvo de recurso para votação pelo Plenário do Senado, seguirá direto para a Câmara dos Deputados”.

MANUAL DE REDAÇÃO CBN
Ocorreu na terça-feira, 8/11, na capital fluminense, o lançamento do livro “Manual de Redação CBN”, de autoria da jornalista Mariza Tavares, diretora-executiva nacional de Jornalismo da Rádio CBN (Central Brasileira de Notícias). O evento comemorou os 20 anos da emissora, completados em 1º. de outubro.

Entre outros assuntos, a obra dedica dois capítulos para interatividade, mídias sociais e edição para sites, incluindo a avaliação dos conteúdos colaborativos de internautas. Apresenta também questões éticas sobre a conduta jornalística e três anexos com explicações de termos jurídicos, políticos e econômicos.

Os conceituados jornalistas Mariza Tavares, Álvaro Oliveira Filho e Júlio Lubianco, que palestraram sobre a publicação, honraram-me com cordiais dedicatórias: “Para o jornalista Paiva Netto, com carinho! Seja bem-vindo à aventura CBN. Mariza Tavares”; “Ao amigo Paiva Netto, um pouco do dia a dia da CBN. Espero que goste da leitura. Álvaro O. Filho. 08.11.11”; e “Ao jornalista Paiva Netto, um grande abraço, Júlio Lubianco”.
Gratíssimo.

PESQUISA INÉDITA: DIABETES
Quinze de novembro. Mais um aniversário da Proclamação da República. Ontem (14/11) foi o Dia Mundial do Diabetes. O que essas datas têm em comum? A busca da cidadania plena a partir da melhora de nossa qualidade de vida, tanto no passado quanto nos dias atuais.

Com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Sociedade Brasileira de Diabetes, foi realizado, entre 2008 e 2010, uma pesquisa inédita sobre pacientes portadores do diabetes tipo 1; doença autoimune que destrói as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. O estudo, denominado “multicêntrico de diabetes tipo 1 no Brasil” foi feito com 3.591 pacientes de 28 cidades brasileiras, em cinco regiões. Este levantamento apontou que 85% dos diabéticos não fazem o controle do nível de glicemia (a taxa de açúcar no sangue). A falta desse acompanhamento faz aumentar o risco de complicações graves, entre elas: doenças cardiovasculares, falência dos rins, cegueira, amputações e óbito.

O assunto requer muita atenção e conscientização de todos. Afinal, tem a ver com a saúde do cidadão que, sob qualquer regime, deve ser bem cuidada.
______________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário