terça-feira, 22 de novembro de 2011

Terceiro Setor em pauta

O programa “Sociedade Solidária”, da Boa Vontade TV e da Super Rede Boa Vontade de Rádio, entrevistou o dr. Airton Grazzioli, promotor de Justiça de Fundações do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Na ocasião, ele falou sobre o III Congresso Brasileiro de Fundações e Entidades de Interesse Social, realizado ontem, 21/11, no Memorial da América Latina, em São Paulo/SP, cujo objetivo foi “refletir o caminho percorrido pelo Terceiro Setor nos últimos anos e os rumos a serem abraçados”. Entre os ilustres conferencistas, palestrantes e debatedores presentes, lá estiveram o ex-presidente da República dr. Fernando Henrique Cardoso; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, dr. Gilberto Carvalho; o conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), dr. Eurípedes Sales; e o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dr. Carlos Eduardo Caputo Bastos. Na abertura, o maestro João Carlos Martins executou o Hino Nacional, com ritmistas da escola de samba Vai-Vai.

O Congresso teve o apoio institucional da Fundação José de Paiva Netto e de outras 34 entidades.

Minha cordial saudação ao dr. Grazzioli, que, ao término do evento, lançou o livro “Fundações privadas — Das relações de poder à responsabilidade dos dirigentes”.

Demonstrando espírito idealista, o promotor, ao avaliar sua experiência pessoal, assim recomendou aos ouvintes e telespectadores do “Sociedade Solidária”: “O Terceiro Setor trata com as coisas do coração. Por isso, é encantador lidar com uma parcela de entidades que se dedicam a atividades de interesse da sociedade e é motivo de graça efetivamente trabalhar com aqueles que se dedicam a ajudar o próximo. Isso não tem preço”.

DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
É digno de aplauso o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência — Viver sem Limite, que o governo federal lançou no dia 17 de novembro (quinta-feira). Conforme divulgou a Agência Brasil, “com previsão de R$ 7,6 bilhões em investimentos até 2014, o plano busca ampliar a integração da pessoa com deficiência na sociedade”.

Em um dos momentos de sua palavra, a presidenta Dilma Rousseff, comovida, declarou: “Obviamente, é um momento de emoção. Estamos aqui hoje para celebrar a coragem de viver sem limites e com autonomia em um de seus aspectos mais importantes: a capacidade que nós, seres humanos, temos de nos transformar e de nos superar; a incrível força que há nas pessoas para vencer desafios e superar limites”.
Jesus, o Profeta Divino, no Seu Evangelho segundo Marcos, 9:23, diz que “tudo é possível àquele que crê”. Portanto, com Boa Vontade e perseverança, o Brasil pode, sim, ajudar a melhorar as condições de existência da sua população e, particularmente nesse caso, dos 23,91% que, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, tem algum tipo de deficiência.

_________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário