quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Seleção Brasileira, desfalcada, encara desconhecido Gabão


Bruno César (esq) e Hernanes são duas das novidades no meio-campo brasileiro para o jogo

Fragilizada pela ausência de diversos atletas considerados titulares, a Seleção Brasileira disputa amistoso nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Nacional D'Angondjé, em Libreville, capital do Gabão, contra a seleção local. Esse será o penúltimo amistoso do time canarinho em 2011. Na segunda-feira o rival será o Egito, encerrando assim a série de duelos contra africanos.

O Gabão é apenas o 68º colocado no Ranking de seleções da Fifa, onde o Brasil figura em quinto lugar, e está se preparando para sediar a Copa Africana de Nações em 2012, ao lado de Guiné Equatorial. Porém o nível no futebol é muito fraco e os maiores salários de atletas em clubes locais giram em torno de R$ 1,2 mil. Essa será a primeira vez na história que o país vai cruzar o caminho da Seleção Brasileira.

Em contrapartida, o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, vai escalar uma equipe muito distante da que considera ideal. Primeiro porque não pode contar com atletas que atuam no Brasil, como Neymar, Ganso, Lucas e Leandro Damião, uma vez que o Campeonato Brasileiro está na sua reta decisiva.

O lateral esquerdo Marcelo e o meia Kaká foram cortados por motivo de lesão e o meia Luiz Gustavo não pôde entrar no Gabão por ter perdido a carteira de vacinação. Para agravar a situação, o lateral direito Daniel Alves cumpre suspensão por conta de sua expulsão na vitória de 2 a 1 sobre o México.

Fechando a lista de desfalques, o zagueiro Thiago Silva e o volante Lucas Leiva serão preservados por causa de fadiga muscular. Do time considerado titular, apenas o zagueiro David Luiz estará em ação.

Bom para alguns atletas que estavam ansiosos por uma oportunidade. Casos do volante Hernanes, que tinha perdido espaço desde que foi expulso na derrota (1 a 0) para a França, do meia Bruno Cesar, que vem se destacando pelo Benfica de Portugal, e do atacante Jonas, que tem sido atração no Valencia da Espanha.

"Acredito que seja sempre importante ter uma oportunidade com a camisa da Seleção Brasileira e, independentemente do adversário, vou fazer de tudo para mostrar serviço e agradar Mano Menezes. Minha ideia é começar a fazer parte do grupo", disse Jonas.

Se os jogadores estão preocupados em mostrar serviço a Mano Menezes, o treinador se mostra animado com uma lista bem modificada e não lamenta desfalques. Na visão dele aí está a oportunidade de fazer testes.

"Convoquei jogadores em idade olímpica e isso é algo muito importante já pensando na próxima temporada. Posso justificar cada nome que está conosco no Gabão e tenho certeza de que vou tirar proveito desta convocação", disse Mano.

Pelo lado do Gabão, o time realizou dois amistosos no último mês, derrotando a seleção de Guiné Equatorial (2-0) e clube italiano Genoa (3-0). Os destaques do time são o volante Andrew Biyogho, que atua no Bordeaux, e o atacante Pierre Aubameyang, ex-Milan, atualmente do Saint-Etienne, ambos titulares de suas equipes no Campeonato Francês.

FICHA TÉCNICA

GABÃO X BRASIL
Local: Estádio Nacional D'Angondjé, em Libreville (Gabão)
Data: 10 de novembro de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: não divulgado pela organização

GABÃO: Ovono; Apanga, Manga, Moudonga e Ndong; Biyogho, Madinda, Palun e Zita; Aubameyang e Mouloungui
Técnico: Gernot Rohr

BRASIL: Diego Alves; Fábio, Luisão, David Luís e Adriano; Sandro, Elias, Hernanes e Bruno Cesar; Jonas e Hulk
Técnico: Mano Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário