Manifestação será no feriado de Proclamação da República, mas sábado um grupo fará um chamamento na escadaria da Matriz
Blumenau está se organizando para participar do movimento nacional chamado Marcha Contra a Corrupção, denominado também de Dia do Basta. No município, o ato começou a ser criado por meio de redes sociais, especialmente pelo Facebook. A expectativa de um dos organizadores, André Luciano Heedrt é reunir mais de 500 pessoas no movimento, marcado para ocorrer terça-feira, no feriado da Proclamação da República.
A ideia inicial é que o grupo se encontre às 15h no Biergarten para finalizar a confecção de faixas e cartazes e, às 17h saia em passeata pela Rua XV de Novembro. O movimento é apartidário e não serão permitidas manifestações partidárias.
Para iniciar a mobilização, neste sábado, o grupo que organiza a Marcha Contra a Corrupção fará uma chamamento público na escadaria da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, em Blumenau. O ato contará com encenações, além da coleta de assinaturas para o abaixo-assinado que quer que a corrupção seja considerada crime hediondo.
Nos dois atos, o grupo deve levantar alguns temas regionais como a inércia na recuperação dos desastres de 2008, prestação de contas do dinheiro das enchentes, BR-470, privatização do esgoto, fraudes nas aposentadorias da Assembleia Legislativa (Alesc), e reforço sobre baixo salários dos professores, fraudes da merenda escolar, licitações fraudulentas de remédios.
Em Florianópolis, os manifestantes vão aproveitar o feriado do dia 15 de novembro para coletar propostas e ideias para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial). A mobilização está marcada para as 14h, na Concha Acústica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo o idealizador da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", promotor Affonso Ghizzo Neto, a ideia é aproveitar o calendário de mobilizações espontâneas para ouvir a sociedade sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário