quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Defesa Civil de Itajaí realiza Plano de Ação Emergencial para enfrentamento da amônia

Nesta quinta-feira (24), a partir das 14 horas, a Defesa Civil de Itajaí em parceria com o Senai, realiza o I Fórum para Elaboração do Plano de Ação Emergencial para Enfrentamento da Amônia Anidra.

O encontro ocorre no Auditório da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e irá reunir Bombeiros, Polícia Militar, Codetran, Fatma, Famai, Ministério do Trabalho, União das Associações de Moradores de Itajaí (UNAMI) e 36 empresas de Itajaí e Navegantes que utilizam amônia.

O fórum visa estabelecer medidas de prevenção de acidentes e de proteção dos trabalhadores e da comunidade que vive próxima das empresas que utilizam amônia. “Nossa meta é criar planos de emergência para ações em caso de vazamento, como evacuação das áreas, redução da concentração de amônia e procedimentos de contenção de vazamentos. No futuro também pretendemos realizar treinamentos práticos nas empresas que utilizam o gás”, explica o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira.

A amônia é um gás incolor bastante tóxico que se dissolve na água. Em Itajaí e Navegantes, é utilizada principalmente na refrigeração. Dependendo do tempo de exposição e de sua concentração, pode causar efeitos que vão de suaves irritações a severas lesões no corpo, devido à alcalinidade da amônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário