sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Geólogo alerta que solo do Vale do Itajaí ainda está sujeito a deslizamentos

Região mais atingida pela tragédia da chuva em novembro do ano passado em Santa Catarina, o Vale do Itajaí ainda tem o solo sujeito a deslizamentos, segundo o geólogo João Carlos Rocha Gré, do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

— O cenário está montado. Resta a ocorrência de um período prolongado de chuvas que entregue um grande volume de água ao interior do solo para que o processo de deslizamentos seja retomado. Esperamos que volumes excepcionais de chuva não venham a ocorrer — disse Gré, que conversou com internautas do Grupo RBS em um chat nesta sexta-feira.

O geólogo participou como voluntário da Defesa Civil em análises de aéreas da região na época da tragédia, período que considera de grande aprendizado. Após o fim da chuva, fez vistorias por terra.

— No cumprimento de minhas missões de campo percebi que a maioria das áreas de deslizamento eram recobertas por mata nativa. Possivelmente, o peso da vegetação e da água de infiltração se somaram para favorecer o processo de deslizamento — explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário