quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Portonave pode ser vendida

Os rumores de que a Portonave está à venda aumentaram nesta semana, com nota emitida pela Triunfo Participações e Investimentos S.A. (TPI) informando a possibilidade de alienar ativos para pagar dívidas. A TPI tem 50% das ações da Portonave e o terminal é seu ativo com maior liquidez — o que tem melhores possibilidades de resultar em um bom negócio.
O porto de Navegantes é um dos investimentos mais rentáveis da Triunfo, que tem como principal foco a concessão de rodovias. É o segundo maior movimentador de contêineres do país, atrás apenas do porto de Santos. Responde, sozinho, por 55% da movimentação de contêineres em Santa Catarina e empurra para cima os números do Complexo Portuário, que também integra o porto de Itajaí e outros terminais menores.
A TPI não fala em preços, mas no mercado especula-se que as ações da Portonave poderiam ser negociadas por valores que chegam aos 10 dígitos. Um negócio de mais de R$ 1 bilhão.
Ainda que a venda ocorra de fato, a Portonave não passa a ter um "novo dono". Metade das ações do porto continuarão pertencendo à Terminal Investments Limited (TIL), empresa suíça controlada pelo armador MSC. 
A Portonave não comenta a possível venda. A Triunfo informou que ainda não decidiu que ativos poderão ser alienados, "nem tampouco identificou ou iniciou tratativas com nenhum potencial interessado". Há rumores no mercado de que o negócio poderia interessar aos grandes operadores portuários internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário