segunda-feira, 20 de abril de 2015

Muita festa marca despedida da Volvo Ocean Race em Itajaí

Os veleiros da Volvo Ocean Race deixaram Itajaí ontem à tarde numa despedida marcada por muita festa e pouco vento. 

A suave brisa fez com que as velas tivessem dificuldade para cumprir o percurso pré-largada e a rota foi reduzida de última hora para as que os barcos pudessem, enfim, ganhar o oceano, liderados pelos norte-americanos da Alvimedica

Uma partida morna para uma parada que a organização da prova classifica como histórica — tanto em terra, quanto no mar. Pouco antes dos velejadores deixarem o píer,300 mil pessoas já haviam passado pela Vila da Regata. Mais até do que em 2012, quando a Itajaí Stopover atraiu público de 280 mil com dois dias a mais de evento. E a tendência é que a soma aumente, já que ainda não haviam sido contabilizadas as pessoas que assistiram à partida nos molhes de Navegantes e Itajaí, onde foi montada uma estrutura especial para a largada. 

A multidão que acompanhou a despedida dos barcos foi brindada com um show de simpatia dos velejadores. Uma a uma, as equipes desfilaram pela Vila em direção aos barcos sob aplausos — e os atletas mais queridos do público foram chamados a se despedirem de Itajaí.

— Foi maravilhoso, um sonho. Estou triste em partir — disse André Fonseca, o Bochecha, único brasileiro a bordo da regata e alçado à celebridade em Itajaí. 

Foi seguido pelo comandante da Abu Dhabi, o medalhista olímpico Ian Walker, um dos mais experientes velejadores a bordo e o atual líder da regata: 

— Há apenas uma palavra para Itajaí, e é obrigado — completou. 

Os chineses da Dongfeng, sob o comando do francês Charles Caudrelier, lembraram do esforço local para que o mastro substituto da equipe chegasse a tempo de recomeçar a disputa. Levaram a bordo uma faixa de agradecimento especial à Codetran, a coordenadoria de trânsito da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário