segunda-feira, 30 de junho de 2014

Rio do Sul decreta situação de emergência

Com 19 bairros atingidos pela cheia e mais de 500 pessoas desabrigadas, o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, decretou situação de emergência na tarde deste domingo. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, esteve na cidade neste domingo para fazer uma avaliação dos estragos e, durante uma hora, conversou com prefeitos e líderes da região. 

Desde a última quarta-feira, choveu 153 mm na região e o Rio Itajaí-Açu alcançou o pico de 9,42 metros às 10h deste domingo. A Defesa Civil não descarta que o rio volta a subir. Até às 14h de domingo, as cinco barragens de Ituporanga estavam abertas e as sete de Taió fechadas. 

A abertura das comportas da barragem sul foi uma decisão tomada em conjunto com a Defesa Civil estadual para garantir a vazão e esvaziamento da represa caso a instabilidade volte. A orientação é para que as pessoas permaneçam nos abrigos até que a situação se normalize por completo no município. 

Com oito abrigos ativos na cidade, o levantamento da Secretaria de Obras e da Assistência Social e Habitação de Rio do Sul aponta que 132 famílias foram afetas pela cheia, um total de 504 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário