Serpentinas e papel laminado são itens comuns utilizados pelas pessoas para comemorar o carnaval, mas esses materiais são responsáveis pela maioria dos casos de problemas na rede elétrica durante as festividades.
Porém, objetos jogados nos fios da rede elétrica podem interromper o fornecimento de energia e causar acidentes, na maioria das vezes, os fios acabam sendo danificados por causa dessas ações. Por isso, as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) estão distribuindo cartazes para que a população fique atenta e evite acidentes.
O gerente da Celesc, Arilson Vieira, alerta que esse ato pode ser considerado vandalismo e representar riscos para a pessoa que arremessa os objetos. "As pessoas normalmente arremessam embaixo da rede elétrica, com esse ato o cabo pode se romper, cair sobre a pessoa o que pode levá-la até a morte. Esses materiais são condutores de energia e podem causar à morte de pessoas ao redor também", afirma.
A Celesc criou uma equipe para fazer a limpeza após o carnaval. Os funcionários da empresa irão retirar os objetos que ficaram enroscados nos fios durante a festa carnavalesca. A empresa informa que se algum objeto atingir e danificar um cabo de baixa tensão, até 50 consumidores podem ficar sem receber energia elétrica, e se o cabo for de alta tensão aproximadamente mil consumidores podem ser prejudicados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário